Você está em
Home > Notícias > PONTOS DE CONTRAÇÃO E RECHUPE EM PEÇAS PLÁSTICAS

PONTOS DE CONTRAÇÃO E RECHUPE EM PEÇAS PLÁSTICAS

Conheça nossos Info produtos

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/loja/

 

Pontos de contração e Rechupe em peças plásticas
 
Os Pontos de contração identificam se como baixos relevos na superfície da peça, que muitas vezes são identificáveis por reflexões diferenciadas de luz e de brilho. Ocorre pela variação de contração em toda a região da peça, principalmente se há grandes diferenças de espessuras de paredes. Pontos de concentração ocorrem em áreas típicas como nervuras de grande massa, regiões de paredes espessas, castelos de fixação, elevações cilíndricas, etc.
 
São marcas de afundamento como pequenas crateras ou depressões que se desenvolvem em áreas mais espessas do produto injetado, quando ocorre o encolhimento nas secções internas do produto acabado. O efeito é semelhante a rebaixos causados por encolhimento.
 
As marcas geralmente são causadas quando o tempo de resfriamento ou o mecanismo de resfriamento é insuficiente para que o plástico esfrie e cure completamente enquanto estiver no molde. Eles também podem ser causados por pressão inadequada na cavidade ou por uma temperatura excessiva na entrada. As seções mais espessas da peça injetada demoram mais para esfriar do que as finas e, portanto, são mais propensas a localizar as marcas de afundamento.
 
Ocorre no processo de resfriamento em regiões onde a contração do material não pode ser compensada de alguma maneira, mais especificamente em locais onde as espessuras ou ressaltos são elevados.
 
A redução da espessura, nas secções mais espessas garantirá um resfriamento mais rápido e ajudará a reduzir a probabilidade de marcas de afundamento.
 
Rechupe entre nervuras
No caso de Rechupe entre nervuras, as principais causas são as solidificações lentas, o tempo de recalque efetivo muito curto, ponto de injeção mal localizado e transmissão da pressão difícil ao longo da cavidade devido às resistências ao fluxo. Para uma melhor transferência da pressão de recalque é recomendado um ponto de injeção com a maior área possível. Isto deve ser feito a fim de se evitar a solidificação prematura do material no ponto de injeção e consequente diminuição do tempo real de compactação.
 
Esse texto faz parte de nosso Info-produto Defeito em peças plásticas

Vendas pelo Pag Seguro e envio feito somente por email

Apostila digital em pdf com 200 páginas

O Estudo livre “Defeito em peças plásticas” aborda sobre as técnicas para a perfeita regulagem dos parâmetros na injeção de termoplásticos buscando identificar e solucionar os principais defeitos oriundos de processo, matéria-prima, detalhes do produto ou ferramental. As soluções reduzem as perdas decorrentes de anomalias no processo de injeção de termoplásticos.

Aqui reunimos os principais tópicos que abordam as recomendações sobre Fatores e Condições para um bom processo de injeção eliminando falhas no ajuste. Em seguida, vários itens ajudam na identificação dos diversos tipos de ocorrências ou defeito em peças plásticas com sugestões para correção.

São mais de 21 itens que abordam recomendações sobre fatores e condições para um bom processo de injeção eliminando falhas no ajuste e na parte final outros 58 itens, ajudam na Identificação de defeitos em peças plásticas e sugestões para correção. São páginas abordando recomendações para bom processo produtivo e sugestões com identificação de defeitos.

Veja mais no link

Deixe uma resposta


Top