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FERRAMENTARIA: ANEL O-RING, VEDAÇÃO DE BAIXO CUSTO E ALTO DESEMPENHO

ANEL O-RING, VEDAÇÃO DE BAIXO CUSTO E ALTO DESEMPENHO

Anel O-Ring na ferramentaria

O mundo dos elementos de vedação é bem diversificado. Diferentes tipos, como as juntas de vedação, são encontrados em pontos específicos do mercado. Do conjunto de vedações, o anel O-Ring é um componente tão popular e reconhecido que, para quem trabalha na indústria e principalmente em ferramentaria é difícil de não conhecer.

Quem utiliza anéis deve conhecer detalhes, desde sua fabricação em perfis variados, até a manutenção. Afinal, para incontáveis sistemas, é seguro dizer que são os elementos de vedação como os anéis O-Ring, que garantem funcionamento com segurança.

Como outros elementos de vedação, esses anéis são fabricados em elastômeros e suas características são definidas pela escala shore de dureza, resistência às temperaturas (máximas e mínimas) e aplicações específicas, como estática ou dinâmica em vedações de sistemas dinâmicos, rotativos, axiais ou oscilantes.

Por conta de sua versatilidade, é comum encontrar anéis O-Ring em sistemas pneumáticos e hidráulicos. Sua atuação como elemento de vedação garante às conexões segurança na transmissão de fluidos corrosivos, quentes, frios, etc.

Um dos principais benefícios deste Anel é a simplicidade no manuseio, tornando a instalação e manutenção bastante práticas

A vedação serve para evitar vazamentos que, durante a produção, podem causar danos ao meio ambiente e afetar a produção final e faturamento da empresa. Por isso, é um processo essencial na indústria.

Existem diversas formas de vedação e os anéis O-Ring são provavelmente os elementos de vedação mais versáteis que se conhece, pois oferece uma série de vantagens sobre outros métodos de vedação e uma grande variedade de aplicações.

Por ser de construção simples e de baixo custo, confiabilidade e de fácil montagem é amplamente usado nos mais diversos projetos mecânicos.

Normalmente composto de variações de borracha, o anel de vedação é um elemento que, mesmo em seus vários formatos, se assemelham a uma peça de borracha circular e vazada.

Componente obrigatório em diversas áreas da indústria, o anel O-Ring desempenha uma função essencial em sistemas de refrigeração em moldes e apesar de à primeira vista não parecer muito, esse simples componente garante que a indústria em todas as escalas funcione.

Alguns elementos padronizados já são preparados justamente para serem substituídos na manutenção. O maior exemplo são as vedações de borracha (ou anéis), que perdem a elasticidade e pressão, alterando seu formato original para ficar igual ao do alojamento onde foi colocado. Essa condição está relacionada com as condições do alojamento e a temperatura de trabalho a que foi submetido.

O anel de vedação é um componente comprado para o sistema de refrigeração do molde, sendo do tipo O-Ring o de maior uso. Para utilização dos mesmos, o material dos anéis deve ser avaliado de acordo com o fluido a ser utilizado e sua temperatura. Para água ou óleo em trabalho com temperatura até 120ºC deve-se utilizar a borracha “nitrílica”. No caso de outros tipos de fluídos, devem ser consultados catálogos.

Quando houver utilização de um composto diferente da borracha “nitrílica”, observar a contração do composto em catálogo e aplicar proporção para obter medida real.

Na utilização de componentes que mantém o contato direto com o fluído (água ou óleo) o uso de elementos anticorrosivos, vai influenciar também no tempo de vida útil do molde, pois o fator corrosão pode em caso de aço de má qualidade ou até de tratamento térmico deficiente, levar de dentro para fora, trincas ou a própria corrosão.

Consideremos como elementos anticorrosivos, o uso de aditivos no fluído refrigerante, uso de material inoxidável em peças como lâminas, tampão roscado e a própria ideia do projeto no uso e usinagem dos alojamentos de anéis de vedação que exigem acabamentos específicos de acordo com tipo utilizado (importante conhecer o acabamento exigido nos alojados de anéis O-Ring conforme fabricantes).

A padronização dos alojamentos e a definição do composto ideal para o tipo de vedação proposto facilitam a manutenção.

Comprar de fabricantes que tem qualidade comprovada é essencial para que se tenha confiança na procedência do produto. Afinal, a vedação é uma parte vital do bom funcionamento e correta manutenção da vida útil de um molde ou equipamento.

Os treinamentos direcionados à utilização de vedações, podem ser feitos por um fornecedor ou por uma consultoria e são importantes para que o profissional adquira conhecimentos sobre como elas atuam e sofrem com ataque de produtos químicos. Na manutenção, não é indicado simplesmente se trocar um anel por outro qualquer apenas porque tem as mesmas dimensões. Tem que se considerar sua composição e muito mais.

Investir em treinamento para funcionários comprometidos, é demonstrar reconhecimento profissional e investir na qualidade de seu produto”. HNC

Vedação estática e dinâmica

Uma distinção básica é feita entre vedação estática e dinâmica. Para vedação estática não há movimento entre os componentes e à medida que se fecha o espaço da folga, aumenta a capacidade do anel suportar pressão. Em casos de superfície lisa, paralela e com recurso para fazer o contato metal com metal, o Anel O-Ring pode suportar até 1.000 bar.

As vedações O-Ring são a solução técnica ideal para vedação dinâmica apenas em casos excepcionais. Uma vedação dinâmica é quando a vedação é criada entre componentes que se movem um em direção ao outro como eixos de bombas rotativas e hastes em cilindros hidráulicos ou ainda sujeitas a movimentos alternativos, rotativos ou a uma combinação de ambos.

O alojamento circular é a maneira mais fácil e econômica de introduzir uma vedação O-Ring. Para ser funcional o Anel está sempre em contato direto com o meio (por exemplo, água ou óleo) e isso reduz a sua vida útil e encurta os ciclos de manutenção.

Os anéis O-Ring são usados com instalação axial para vedação estática, principalmente na montagem do sistema de refrigeração de moldes, na transição dos orifícios de resfriamento de placas, da placa de cavidade para os insertos ou para componentes como fontes e elementos de deflexão.

Conforme a imagem, a introdução de um detalhe no projeto, menor que o diâmetro interno do anel separa completamente o anel de vedação do meio e, portanto, oferece vida útil máxima e longos ciclos de manutenção.

(veja setas vermelhas indicando)

Planejamento e Projeto

Um bom funcionamento do sistema de vedação é resultado de uma correta seleção do vedante (tipo, dimensões e suas características) junto com um projeto adequado de dimensionamento do seu alojamento no sistema, proporcionando uma combinação perfeita, para um correto desempenho.

É importante que haja um raio de 0,15 mínimo nas extremidades dos alojamentos com a finalidade de evitar cortes nos anéis e observar posicionamentos do anel, sempre no sentido da pressão do fluído que se está vedando.

Nem sempre é possível, mas para o projeto, na maioria dos casos devem ser utilizados alguns anéis como referência para que não haja a necessidade de um número excessivo de medidas, permitindo também a racionalizada na fabricação dos alojamentos com ferramentas apropriadas para esta finalidade.

Normalmente, elementos de vedação como os anéis O-Ring possuem medidas tabeladas pelo fornecedor

As vedações O-Ring são peças que custam apenas alguns centavos cada. No entanto, se uma vedação O-Ring não vedar corretamente, isso pode resultar em tempos de inatividade e levar a altos custos.

Especificações para dimensionar alojamento do anel

A profundidade da ranhura T1 é projetada para que o tamanho do cordão do O-Ring seja pré – tensionado em 15-30%. A largura da ranhura B deve garantir que a seção transversal do O-Ring preencha a ranhura até um máximo de 85% para fornecer reservas para dilatação ou dilatação térmica. Quando a pressão é aplicada de dentro, o anel de vedação deve estar em contato com o diâmetro externo, enquanto que quando o vácuo ou pressão é aplicado de fora, deve estar em contato com o diâmetro interno.

Usinagem e grau de rugosidade do alojamento

O grau de rugosidade superficial do alojamento e também de superfícies que entram em contato com o O-Ring têm uma grande importância na eficácia da vedação. Um O-Ring com uma dureza relativamente baixa pode, em certa medida, compensar um nível de rugosidade mais grosseiro, mas isso não acontecerá certamente com um O-Ring com uma dureza de 90 Sh A, mesmo 80 ou 70. Por este motivo, o tipo de acabamento superficial deve ser definido na fase de projeto e constar nos desenhos.

Além da seleção correta das vedações tipo O-Ring, a usinagem correta de seu alojamento é essencial para um ótimo resultado de vedação. É possível de se fabricar ou comprar pronta a ferramenta de corte ou escareador padronizado para usinar os alojamentos e ao mesmo tempo melhorar a qualidade. Por isso, é interessante também para o projeto buscar uma referência, para não ter inúmeras ferramentas de usinagem.

Montagem das vedações

É comum os anéis sofrerem com compressão durante a montagem. Para diminuir os riscos de vazamento causado por anéis danificados e também facilitar a montagem, é indicado eliminar os cantos vivos por onde o anel deva passar e usar dispositivos quando este ficar alojado depois de canais, roscas, chavetas e etc. A presença de rebarbas e partículas abrasivas nos alojamentos podem danificar ou apresentar desgaste prematuro.

Há no mercado conjuntos de ferramentas manuais criadas para ajudar a posicionar e remover vedações, principalmente nos espaços de difícil acesso. São de ajuda simples e útil para a montagem e desmontagem de vedações em geral, inclusive campo de hidráulica móvel e industrial, tecnologia pneumática, bem como para precisão e micromecânica.

As ferramentas de montagem economizam tempo desnecessário ao usar ferramentas inadequadas e evitam danos aos espaços de instalação e elementos de vedação.

Uma vez colocado sobre a ranhura designada, o anel O-Ring é forçado a moldar-se no alojamento, preenchendo todo o espaço e eliminando eventuais folgas (também chamado de “folga zero”).

Essa carga provém do aperto que a estrutura do anel gera sobre a face na qual está posicionada, mas também pode ser impactado pelo material do anel.

Comportamento da Vedação O-Ring

A tendência de um O-Ring de retornar à sua forma original quando ocorre a deflexão da seção transversal é a principal razão pela qual os O-Ring são excelentes vedações.

A compressão ou taxa de compressão é um fator importante no projeto de vedações de O-Ring. Os elastômeros podem acomodar o acúmulo de tolerâncias de unidade e sua memória mantém uma condição de vedação. Anéis O-Ring com seções transversais menores são esmagados em uma porcentagem maior para superar as tolerâncias relativamente mais altas das dimensões da ranhura.

Para aplicações estáticas, a compressão recomendada é geralmente entre 15-30%. Em alguns casos, seções transversais muito pequenas podem ser esmagadas até 30%. Em aplicações de vácuo, a pressão pode ser ainda maior. Comprimir mais de 30% induz tensões adicionais que podem levar à destruição prematura da vedação.

Em aplicações dinâmicas, recomenda-se que a compressão esteja entre 8-16%. Por razões de atrito e desgaste, seções transversais menores podem esmagar até 20%.

Materiais de borracha ou elastômeros usados ​​em aplicações de vedação, são   chamados de compostos, o que sugere uma “mistura de componentes” feitos sob condições específicas.

Um composto normalmente inclui um polímero, um sistema de agentes reticulantes, cargas e outros ingredientes usados para atender a requisitos específicos de fabricação, aplicação ou custo.

A base do projeto compósito é uma seleção do tipo de polímero. Agentes de reforço como negro de fumo, pigmentos coloridos, agentes de cura ou vulcanização, ativadores, plastificantes, aceleradores, antioxidantes ou aditivos de radiação podem ser adicionados ao elastômero. Pode haver centenas de tais combinações.

Circunstâncias diferentes exigem propriedades de conexão diferentes. Portanto, muitos compostos diferentes já foram desenvolvidos e podemos classifica-los como compostos padrão (de uso geral), especiais (para a indústria ou aplicação específica) e compostos de alto desempenho.

Falhas com anel O-Ring

Inúmeras situações podem ocorrer para que hajam falhas na utilização de vedações como a do tipo O-Ring e pesquisa particular mostra em porcentagem quais as maiores causas destas falhas.

Danos físicos e mecânicos correspondem a 49,80 %, somando erros de montagem, projeto inadequado do alojamento e solicitações físicas excessivas.

Temperatura e Envelhecimento 26,80 %, somando fatores de sobreaquecimento, seleção errada do elastômero, envelhecimento e má formulação do composto de borracha com “aditivos”.

Contato com os meios 14,00 %, devido ataque químico.

Problemas de fabricação 9,50 % que inclui prazo de validade, marcas e vulcanização defeituosa entre outros.

A seguir imagens do estado físico do anel, após desgaste por diversos fatores

Desgaste (Abrasão):

O anel O-Ring apresenta desgaste num plano paralelo ao plano de rotação. Pode apresentar partículas provenientes do desgaste na sua superfície ou na sua vizinhança.

Causas possíveis: Rugosidade excessiva na superfície em contato; Rugosidade excessiva da superfície do O-Ring; Movimento recíproco ou rotação excessiva; Presença de materiais abrasivos com origem externa; Temperatura de serviço elevada.

Deformação residual por compressão (Compression Set):

O O-Ring apresenta-se achatado, com as faces paralelas às superfícies correspondentes de vedação.

Causas possíveis: Deformação residual do material do O-Ring muito elevada; O-Ring mal vulcanizado; Nível de compressão excessivo; Temperatura de serviço muito elevada; Elevado inchamento provocado por fluido em contato.

Ataque Químico:

O O-Ring apresenta vários sinais de ataque químico tais como superfície enrugada, bolhas, vazios, gretas e alterações dimensionais acentuadas.

Causas possíveis: Ataque químico do fluido em contato; Ataque químico agravado por condições de temperatura mais elevada

Ataque Térmico:

O O-Ring apresenta gretamento radial na superfície. Em alguns tipos de borracha ocorre um acentuado abaixamento de dureza; outros apresentam a superfície pegajosa e ou brilhante.

Causas possíveis: Tipo de borracha inadequado para a temperatura de serviço; Picos de temperatura não previstos ou omitidos.

Extrusão:

O O-Ring apresenta bordas irregulares, por vezes com aspecto de esfarrapados, do lado que opera com pressão mais baixa.

Causas possíveis: Pressão excessiva; Folga diametral elevada; Baixa dureza do O-Ring; Elevado enchimento do alojamento; Cantos vivos no alojamento.

Extração:

O O-Ring pode apresentar diferentes aspectos.

Pode manter a sua forma toroidal, mas com as dimensões da sua secção diminuídas ou pode mesmo apresentar algum achatamento.

Causas possíveis: Grau de vácuo excessivo; Temperatura elevada; Temperatura e vácuo elevados; Extração de ingredientes do composto de borracha do O-Ring pelo fluido em contato.

Compressão excessiva:

O O-Ring apresenta-se achatado, com irregularidades nesses planos, resultantes de esmagamento

Causas possíveis: Compressão excessiva; Omissão, no projeto de alterações dimensionais originadas por temperatura e por inchamento decorrente do contato com o fluido.

Descompressão explosiva:

O O-Ring apresenta na superfície bolhas, gretas e espaços vazios.

Causas possíveis: Rápida libertação de gás absorvido por um O-Ring;

Este fenômeno ocorre quando o sistema opera com gás a pressão elevada. O gás que é absorvido pela massa de borracha do O-Ring, quando a pressão é rapidamente diminuída, liberta-se também rapidamente, originando vários tipos de roturas na superfície do vedante.

Este efeito é tanto mais pronunciado quanto mais baixa é a dureza do O-Ring

Falha com espiral:

O O-Ring apresenta cortes ou marcas que se desenvolvem em forma de espira ao longo da sua circunferência.

Causas possíveis:

Instalação do O-Ring, em serviço estático, muito difícil ou muito apertada; Movimentos recíprocos demasiado lentos; O-Ring com superfície muito rugosa; O-Ring com rebarba excessiva na linha de partição; Largura do alojamento excessiva; Rugosidade elevada do alojamento; O-Ring de baixa dureza; Lubrificação inadequada

O-Ring danificado na fase de instalação

O O-Ring pode apresentar vários tipos de danos, tais como cortes, arrancamentos de material e perfurações.

Causas possíveis:

As arestas vivas do alojamento podem originar cortes na fase de instalação; Também o uso de ferramentas inadequadas; Execução da instalação por pessoal não devidamente qualificado.

Seleção do elastômero

O fator mais decisivo na seleção do elastômero é o tipo de fluido com que o O-Ring vai entrar em contato. O fluido tanto pode ser um gás como um líquido e o contato com o material elastomérico que constitui o O-Ring, no caso deste ter sido mal selecionado, pode originar a sua degradação, mais ou menos rápida.

Também é decisiva nesta seleção, a temperatura de serviço, já que esta pode afetar também a resistência química do material elastomérico. Um determinado elastômero pode não sofrer qualquer alteração quando em contato com um determinado fluido a uma determinada temperatura, mas ser rapidamente degradado a uma temperatura superior. Por outro lado, para regimes de serviço de baixa temperatura é necessário que a eficácia do sistema de vedação seja mantida, sem perda de flexibilidade do material elastomérico. Isto tem a ver com a temperatura de transição vítrea do polímero e, mais exatamente, do composto de borracha utilizado.

Para efeito de uma seleção correta do elastômero recomenda-se a consulta de tabelas de resistência ou compatibilidade química dos elastômeros e das recomendações quanto à gama de temperaturas de serviço indicada pelo fabricante.

Definição da dureza adequada

A dureza do composto de borracha é importante para que haja uma boa vedação e a definição é altamente dependente da pressão do fluido ou, melhor ainda, do diferencial das pressões existentes nos dois lados do sistema. Em princípio, uma melhor eficácia de vedação é conseguida com uma maior dureza do material elastomérico. Todavia, a uma maior dureza corresponde, em geral, um valor mais desfavorável na deformação residual. Ideal que é que se consiga manter uma boa combinação entre dureza e deformação residual para o composto de borracha selecionado. A dureza do O-Ring varia, normalmente, entre 60 e 90 Shore A, gama de dureza suficientemente ampla para as necessidades, sobretudo as mais correntes.

Em aplicações estáticas, a seleção do tipo de borracha, da sua dureza, as dimensões do O-Ring e o projeto do alojamento apresentam menor complexidade. Já em aplicações dinâmicas, a seleção do tipo de borracha e da sua dureza, o seu nível de inchamento (o qual pode ocorrer em resultado do seu contacto com determinado tipo de fluido) e o regime de temperatura observado no sistema, são aspectos a considerar.

Fabricação dos anéis O-Ring

Podem ser fabricados em diversos materiais e durezas. Em uma nota relacionada, vale dizer que os anéis O-Ring podem ser feitos em metal e outros materiais.

Geralmente são fabricados à base de elastômeros, que é um polímero característico por ser elástico. Os materiais podem ser neoprene, etileno propileno, borracha nitrílica, borracha nitrílica hidrogenada, silicone, fluorcarbono, estireno butadieno e vários outros.

Suas medidas de fabricação são tabeladas, por isso, para comprar, é necessário conferir o catálogo do seu fornecedor. Além disso, cada modelo de anel de vedação O-Ring tem uma escala de dureza (shore), resistências mínimas e máximas de temperatura enquanto em serviço e aplicações recomendadas.

O anel de vedação O-Ring pode ser utilizado em diversas aplicações pneumáticas e hidráulicas, garantindo vedação nas conexões, mesmo diante de altas temperaturas, acidez, corrosão de óleos, gasolina, ozônio e em vários outros cenários.

Sua instalação é bem simples, basta apenas posicionar o anel de vedação na fenda específica para o componente e garantir que está bem alinhada.

No entanto, é necessário que o pessoal de manutenção tenha atenção aos anéis de vedação O-Ring e realize verificação periódica, acompanhada de lubrificação, caso necessário.

Compostos para a fabricação dos anéis O-Ring

Além da tradicional borracha nitrílica, os anéis O-Ring podem ser fabricados a partir de diferentes materiais e a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de seu equipamento. Cada material possui suas particularidades, mas os mais utilizados na fabricação deste elemento são:

Anel O-Ring de nitrílica (NBR)

É o elastômero mais difundido na indústria de vedadores por suas excelentes propriedades de resistência química, principalmente aos óleos e combustíveis derivados de petróleo, óleos hidráulicos, água e álcoois. Também é por suas excelentes características físicas como baixa deformação permanente, alta resistência a tração e a abrasão.

Nunca deve entrar em contato com solventes altamente polares como acetona e M.E.K., hidrocarbonetos clorados e nitro‑hidrocarbonetos. Também deve‑se evitar contatos diretos com ozônio e luz solar.

Limites de Temperatura: -30°C até 100°C / com picos de até 130°C

Dureza (Shore A): 40 até 90 pontos.

Anel O-Ring de EPDM

É um copolímero de etileno e propileno (EPM) combinado com um terceiro monômero (EPDM). Tem sido muito aceito na indústria de vedantes por suas excepcionais características de resistência. Ultrapassa aos agentes químicos que causam deterioração rápida a Nitrila. Caracteriza‑se pela boa resistência aos solventes polares tais como as cetonas (MEK e Acetona). É altamente recomendado para vapor (até 200ºC), água quente, óleos e graxas de silicone, ácidos e álcalis diluídos; álcoois e fluidos de freio automotivos. Apresenta grande resistência ao envelhecimento por ozônio e luz solar. Não se recomenda o uso de modo geral a solventes, óleos e combustíveis derivados de petróleo.

Para se reconhecer, é usada na indústria automobilística em mangueiras de radiador e paredes laterais dos pneus. Também utilizada como membranas de telhado (já que não polui a água da chuva para captação) e como modificador de impacto em polímeros termoplásticos.

Limites de temperatura: -50°C até +150°C

Dureza (Shore A): 40 até 90 pontos.

Anel O-Ring de Neopreme (CR)

Descrição: Foi o primeiro elastômero sintético resistente aos óleos desenvolvido em substituição à borracha natural. É recomendado para exposição à intempérie e muito usada na indústria de refrigeração. Possui propriedades muito desejáveis na indústria de vedação, como resistência moderada aos óleos de petróleo, ozônio, ao oxigênio e à luz solar; sua deformação por compressão apresenta baixos índices, ou seja, boa resiliência e ótima resistência química ao Freon e à Amônia.

Não possui resistência aos ácidos oxidantes fortes, ésteres, cetonas, nitro‑hidrocarbonetos e hidrocarbonetos aromáticos.

Limites de temperatura: -40°C até +110°C / com picos de até 130°C

Dureza (Shore A): 40 até 90 pontos.

Anel O-Ring de SILICONE

Descrição: É um grupo de elastômeros fabricados de silício, oxigênio, hidrogênio e carbono. São reconhecidos pelas suas características de retenção, de flexibilidade e baixa deformação permanente por compressão, dentro dos mais amplos limites de temperatura de trabalho para elastômeros. É especialmente indicado para vedações estáticas associadas a altas e muito baixas temperaturas. Além da resistência à degradação nas temperaturas citadas, os silicones são conhecidos pela resistência aos efeitos de envelhecimento da luz solar e ao ataque pelo ozônio.

O Silicone possui fraca resistência à tração, ao rasgamento e à abrasão. A sua grande pegajosidade, praticamente, inviabiliza seu uso como vedação dinâmica. Também não é recomendado à vedação de gases, cetonas, ácidos concentrados e vapor de água.

Para se reconhecer, a borracha de silicone é muito utilizada em artigos médicos, indústria farmacêutica e automotiva.

Limites de temperatura: -55°C até +230°C

Dureza (Shore A): 25 até 80 pontos.

Anel O-Ring VITON (FKM)

Combinação de uma alta resistência à temperatura e uma destacada resistência química, por isso são os mais utilizados em moldes. Os compostos Fluorcarbono se aproximam do ideal para materiais destinados à vedação. Os Fluorocarbonos são altamente resistentes ao inchamento em gasolina, misturas de gasolina e misturas de gasolina/álcool, bem como resistentes a degradação por luz ultravioleta e ozônio.

Limites de Temperatura: -25ºC até 200ºC / com picos de até 230°C

Dureza (Shore A): 50 até 95 pontos

Vantagens de utilizar os anéis O-Ring

Os anéis O-Ring, além de sua eficiência característica, se destacam pelo baixo custo, fácil aplicação e manutenção. Sua produção é igualmente simples, apesar de exigir da fornecedora alta tecnologia para o melhor resultado final, além da garantia que os melhores materiais foram utilizados.

Ainda assim, vale ressaltar que praticamente todos os sistemas de condução de fluidos exigem anéis O-Ring como parte de sua vedação. São elementos tão comuns que fazem parte do dia a dia das pessoas, seja fora da fábrica, mas especialmente dentro do contexto industrial.

Conhecer os anéis O-Ring adequados para cada processo é o primeiro passo para garantir máxima eficiência do sistema de vedação.

São inúmeras as vantagens e podemos destacar a função que executa como também o custo acessível; montagem simples; tempo uma vida útil razoável; pode ser utilizado em sistemas hidráulicos e pneumáticos; pode ser submetido a diferentes pressões, positivas ou negativas (vácuo); é fabricado em diferentes tipos de materiais (compostos); pode ser fabricado em diferentes tamanhos de acordo com a necessidade do cliente e quando ocorrem falhas, são de fácil identificação;

Investir em treinamento para funcionários comprometidos, é demonstrar reconhecimento profissional e investir na qualidade do seu produto”. HNC

REPRODUÇÃO PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO

Hamilton Nunes da Costa – Editor de Conteúdo
VW CFP SENAI / Matrizeiro especializado em molde
Escola ART-MEC / Projeto de moldes plásticos
VW CFP SENAI / Técnico mecânico – CREA 126.785

Para que serve o anel O-Ring?

O que é vedação O-Ring?

Como comprar O-Ring?

Como saber a medida do anel O-Ring?

Treinamentos:
https://www.parker.com/
https://pcmconsultoria.com/
https://agel.com.br/
https://coppi.com.br/

Fontes:
https://gaxetas.com.br/ https://www.vedamaster.com.br/
https://www.retentive.com.br/ https://www.meusburger.com/
https://www.westring-dichtungstechnik.de/ https://www.norelem.com/

Imagens de Anéis : www.ctborracha.com

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