Você está em
Home > Notícias > AS VANTAGENS DO NOVO CIMATRON 14

AS VANTAGENS DO NOVO CIMATRON 14

 

Serviços http://moldesinjecaoplasticos.com.br/servicos/

 

 

As vantagens do novo Cimatron 14

A FIT apresenta o novo Cimatron 14, lançamento 2018, uma solução CAD/CAM mais completa, dedicada a projetos e fabricação de estampos e moldes que agora traz novos aprimoramentos que beneficiam empresas com produto próprio, usinadoras e ferramentarias nas mais diversas operações.

Essa nova versão faz com que nossos clientes estejam mais capacitados no mercado competitivo.
Com mais de duzentos novos recursos, o Cimatron 14 inclui vários aperfeiçoamentos para que o projeto de chapas seja mais fácil, rápida e segura.

Programação NC mais eficiente

A nova programação NC agora possui uma usinagem mais rápida, devido ao novo desbaste. O algoritmo está melhorado; ele possui conexões mais eficientes, possui CBP (Limpeza Entre Passes – Clean Bettwen Passes) e reconhecimento mais eficiente de ilhas e desbaste 20% mais rápido.

O acabamento tornou-se mais rápido com as Ferramentas Barril. Isso é possível devido à grande curvatura dessas ferramentas, permitindo o uso de uma profundidade maior (Ap), mantendo a mesma qualidade de superfície.

A alta qualidade superficial é possível devido ao algoritmo de inclinação 5 eixos (tilting) que foi melhorado e agora deixa os movimentos mais suaves dos eixos da máquina e com menos vibrações.

Com o novo procedimento de “Converter para 5 eixos” os 3 eixos são separados da inclinação 5 eixos; além disso a região 3 eixos não precisa ser recalculada, o que faz mais econômico o tempo de cálculo.

Existem duas opções para definir a operação de inclinação:

• Automático – O sistema calculará automaticamente o percurso de 5 eixos como nas versões anteriores.
• Guiado – O usuário pode usar geometrias de orientação (contornos e pontos) como uma referência para direcionar o método de inclinação e obter melhor controle e cálculo mais rápido do caminho da ferramenta.

A qualidade superficial também é mais refina

A nova programação possui faceamento automático considerando “Peça & Material Bruto” e sem a necessidade de definir contornos ou valores Z, gerenciador de cavidade com análise, filtro e organização, templates de cavidade com aplicação de um processo completo de cavidade selecionadas, auto detectar chanfros evita colisões de ferramentas e possui furação automatizada.

A usinagem é baseada em característica; disponível licença para automação de placas como avaliação para todos os clientes atualizando para o Cimatron 14.

Limpeza Guiada possui uma nova aplicação. Ela guia e gerencia o processo de redesbaste; com a programação mais rápida, mais segura e mais eficiente. Melhor utilizado para componentes de grande complexidade como: pára-choques, grade automotiva, etc.

O segmento de redesbaste são encontradas as regiões não usinadas por uma ferramenta previamente utilizada. Todos os dados são mostrados em uma área gráfica e controlada via uma “re-machine segments table”.

Os usuários podem cortar, dividir e deletar segmentos e também podem especificar direções para cada segmento.

A limpeza guiada agora também possui dois novos procedimentos: Guided Clean Up e Multi-Axis Guided Clean Up. Eles fazem o fresamento de cada segmento de acordo com uma direção pré-definida.

 

Melhor utilização de máquinas CNC

O IPM ou Medição de Processo é feita na máquina CNC, enquanto a peça ainda está montada na máquina e isso faz com que exista uma melhor utilização de sua fábrica.

Na máquina CNC o sistema em tempo real de prevenção de colisão, instalado como padrão em todas às máquinas CNC Makino 5-axis, verifica todos os componentes e verifica todos os modos de trabalho ( G-Code Program, CAM, Manual Jog, MDI).
O Cimatron 14 oferece uma interface para compartilhar dados com o aplicativo Makino CSG (Collision Safeguard). A interface Makino CSG é uma adição às interfaces para Vericut e Eureka suportadas atualmente.

A interface entre o Cimatron e o Makino CSG é direta e permite uma prevenção de colisão em tempo real durante a verificação do programa de 3 Eixos e 5 Eixos no Cimatron em relação à peça e material bruto.

Algumas outras novidades do Cimatron 14 são:

● Acabamento de superfície espelhada, moldes e peças; lentes, matriz de lentes e lentes Fresnel.
● Usa ferramentas não giratórias, arredondadas, V-shape e quadrada.
● Vibração ultra-sônica
● Micro desbaste no caminho da ferramenta Hale com 5 eixos.
● Permite todos os formatos de ferramentas, simulação.

 

Integração com AutoForm

Ele trabalha com o ProgSim que vem a ser uma sub-versão do Autoform, mais barata, melhor integrada com o Cimatron; mais recomendado em estampos progressivos automotivos. Ele também reduz os números de try-outs o que torna o projeto de estampo mais rápido.

O AutoForm ProgSim permite aos usuários Cimatron as seguintes funcionalidades:

● Visualização de análise de formabilidade
● Preparação guiado de dados semi-automática
● Simulação de transporte transfer
● Propriedades do material estendido
● Definir forças por cada ferramental
● Compensação de Springback (retorno elástico da chapa)
● Otimização da linha de corte (Trim Line)
● Colaborar dados de resultados de simulação com o Cimatron
● Executar simulação com Cimatron
● Envia de volta ao Cimatron ponto de dados em nuvem STL
● Ter resultados visuais de falhas e voltar ao Cimatron para reprojetar

 

Novas ferramentas avançadas de geometria de projeto de estampos

Superfícies Addendum (Encabeçamento) e Fuzzy Offset (Casca), foram adicionadas para ampliar os recursos do aplicativo.

O Fuzzy Offset Design (Die Casting) trata-se de um “offset” de superfície robusto, que facilmente cria uma superfície offset aproximada, fora de uma complexa superfície.

Estampos tipo Transfer define e cria faces Addendum entre as faces em branco e o binder de maneira mais rápida e fácil. Uma lista pré-definida de formatos Cross Section está disponível para escolha da superfície Addendum.

Peças grandes/médias são transferidas entre múltiplas prensas. (Cascas, aplicação de tubos, estruturas, componentes estruturais).

O desenvolvimento de projeto também foi modificado. Projeto de moldes mais fácil e rápido.
Além de ficar mais rápido foi inserida a verificação de furos, uma nova ferramenta que identifica erros no projeto que podem levar a vazamentos nos moldes antes da fabricação e também o reconhecimento de furos que permite que o criador de moldes analise mais rapidamente os furos usados no projeto.

Nova ferramenta de seleção e texto volumétrico. Projeto de malha paramétrica, cria objetos de malha de diferentes tipos.
O usuário tem uma melhor experiência. Ele pode customizar as configurações de mouse/teclado. Eles também podem configurar o sistema para funcionar como estão acostumados.

Saiba mais acompanhando em detalhes o vídeo referente ao Cimatron 14:

 

A FIT (  www.fitso.com.br  )  é uma empresa brasileira que tem sua prioridade em identificar, gerar e implantar de novas tecnologias CAD, CAM, CAE e DNC utilizadas na área industrial de alto desempenho. Em parceria com a 3DSystem ( www.3dsystems.com  ) que desenvolve o Cimatron e GibbsCAM trazendo inovações há mais de 30 anos e ao longo dos anos cresceu e se tornou uma empresa mundial de soluções digitais 3D. Sempre trabalhando para resolver problemas empresariais nessa área com seu extenso portfólio de tecnologias de hardware, software e materiais avançados.     https://www.fitso.com.br/site2/usinagem-fresamento-5-eixos/ 

 

Fonte:    https://www.fitso.com.br/       –   Luana Rocha

 

 

ESTUDO LIVRE DEFEITO EM PEÇAS PLÁSTICAS

 

Deixe uma resposta


Top