Você está em
Home > Notícias > BASF APOIA INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA COM EXPERTISE E PORTFÓLIO

BASF APOIA INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA COM EXPERTISE E PORTFÓLIO

 

 

BASF apoia inovação da indústria com expertise e portfólio de plásticos de engenharia

Substituindo com sucesso o metal, os plásticos de engenharia da família Ultramid®, linha de poliamidas (PA) da BASF, possibilitam que peças leves e de alta performance possam ser usadas em diversas aplicações do setor automotivo, de eletroeletrônicos, até engenharia mecânica e bens de consumo. Nos últimos anos, os desafios relacionados às peças plásticas nessas áreas aumentaram drasticamente, fruto de tendências como maior miniaturização das peças e sistemas, mobilidade elétrica e eletrônicos que processam altos níveis de dados. eletrônicos acelerados, aumento do contato com químicos e sistemas de retardantes a chamas sofisticados. Essas tendências levaram à maior integração funcional e demandam novos materiais plásticos que consigam ter bom desempenho em condições de aplicação complexas, além de permitir que as empresas desenvolvam novas peças para futuras aplicações.

O nosso portfólio de PPA conta com um profundo conhecimento sobre poliamidas e aplicações, empoderando nossos clientes para materializarem a inovação, tendo acesso a novas tendências. Estamos dedicados a desenvolver continuamente este portfólio com futuros compostos personalizados para, assim, ampliar e melhorar a adequação e performance dos produtos“, afirma Abdullah Shaikh, head da equipe global de PPA. Hoje, a companhia se encontra em uma posição exclusiva de oferecer um portfólio de ponta, com base em quatro polímeros de PPA, que inclui aproximadamente 50 grades diferentes.

Durante nosso intenso trabalho de desenvolvimento de PPAs com nossos clientes em diversas indústrias, observamos que além de um material adequado, eles também precisam de um parceiro de desenvolvimento que possa tornar a inovação viável e mais rápida, que ofereça pesquisa global e assegure produtos e serviços de alta qualidade para necessidades de aplicação cada vez mais complexas“, considera Shaikh.

Para complementar o amplo portfólio de PPA, disponível no mundo todo, há a ferramenta de simulação Ultrasim® com profundo expertise para aplicação das soluções. Com isso, os fabricantes podem escolher o material certo para a peça certa, com um perfil de aplicação personalizado e compatível.

O portfólio Ultramid® Advanced é feito sob medida e inclui grades de moldagem por injeção e extrusão para um processamento simples e estável, grades com ou sem retardantes de chamas, variando de incolor a preto marcável a laser, com reforço de fibra de vidro curta e longa, fibra de carbono, além de diferentes estabilizadores de calor. Por causa de sua estrutura química parcialmente aromática, os tipos de Ultramid® Advanced oferecem propriedades mecânicas para temperaturas elevadas. Sua natureza hidrofóbica permite que suportem umidade e contato com meios complexos e, ao mesmo tempo, mantenham sua resistência. A baixa absorção de água resulta em uma elevada estabilidade dimensional das peças de plástico em ambientes úmidos. A resistência também é mantida em processos de soldagem sem chumbo, que são cada vez mais utilizados no setor de eletroeletrônicos.

Ultramid® Advanced N – o super-herói dos plásticos de engenharia

Assim como um PA9T, o Ultramid® Advanced N apresenta propriedades mecânicas constantes até 100° C (temperatura de transição vítrea: 125° C), resistência química excelente e baixa absorção de água, além de propriedades tribológicas (resistência à fricção) muito boas. O Ultramid® Advanced N pode ser empregado em uma ampla janela de processamento, permitindo períodos de ciclo curtos. Possibilita projetar componentes plásticos mais leves, menores e mais resistentes. O material consegue solucionar problemas em diversas aplicações: o Ultramid® Advanced N é adequado para pequenos conectores e componentes que integram funções de produtos de linha branca, produtos eletrônicos e dispositivos móveis. Ele pode ser usado em componentes automotivos e peças estruturais próximas ao motor e à caixa de câmbio. Também é possível implementar aplicações como rodas dentadas e outras peças de desgaste. Atualmente, os clientes podem escolher entre cerca de 20 classes para desenvolver peças tecnicamente sofisticadas para ambientes complexos, onde outros materiais chegam ao extremo.

Ultramid® Advanced T1000 – um T para 1000 tarefas

Na família Ultramid®, o Ultramid® Advanced T1000 (PA6T/6I) é o grupo de produtos com a maior resistência e rigidez e com propriedades mecânicas estáveis a temperaturas de até 125°C (seco) e 80°C (condicionado). Ele oferece alta resistência à umidade e meios agressivos, superando as poliamidas convencionais e muitos outros materiais de PPA disponíveis no mercado. As aplicações são encontradas na indústria automotiva, principalmente nas áreas onde os materiais devem permanecer resistentes, independentemente das temperaturas ou climas aos quais são expostos, e em todos os outros setores que demandam resistência à umidade ou químicos: por exemplo, em caixas de termostato e bombas de água, em circuitos de combustível e sistemas de redução catalítica seletiva, para acionadores e peças da embreagem em carros, assim como em cafeteiras, como acessórios para mobiliário e em aplicações na construção, como distribuidores de água, sistemas de aquecimento e bombas. A BASF oferece ao mercado cerca de 10 grades, desde padrões estáveis ao calor e reforçados com fibra de vidro até aqueles com diferentes valores de rigidez, resistência e dureza, através de grades especiais com melhor resistência à hidrólise, até um composto reforçado com fibra de vidro longa e altamente estável ao calor.

Ultramid® Advanced T2000 – conectando resistência dielétrica e mecânica.

O Ultramid® Advanced T2000 é o mais recente portfólio de composto de PPA, lançado na Chinaplas 2019. À base de PA 6T/66, combina excelente resistência dielétrica (isolante elétrica) e mecânica sob altas temperaturas – uma combinação particularmente necessária para os conectores na indústria de eletroeletrônicos. O Ultramid® Advanced T2000 é a solução ideal para peças que demandam rigidez e resistência altas e constantes em uma ampla faixa de temperatura, combinadas à resistência ao calor e à umidade, além de propriedades opcionais de retardância a chamas. A PPA apresenta melhor resistência a impacto, comparável à PA 66, e menor absorção de umidade que as poliamidas alifáticas padrões, resultando em maior estabilidade dimensional. Seu alto ponto de fusão (310°C) e temperaturas de deflexão de calor de >280°C (HDT-A) tornam o material ideal para soldagem sem chumbo, sem deformação da peça. Assim, permite a fabricação de delicados conectores retardantes a chamas, peças estruturais de laptop, além de interruptores e disjuntores em miniatura. O Ultramid® Advanced T2000, com cerca de 10 grades, também é um candidato versátil para a substituição de metal em peças automotivas, como válvulas de saída de água, bombas de água, componentes do sistema de combustível, além de acionadores, sensores de transmissão e peças da embreagem.

Ultramid® T KR – uma das primeiras PPAs no mercado

Originalmente apresentado na feira K de 1989, o Ultramid® T KR foi uma das primeiras PPAs no mercado. Nas últimas décadas, o portfólio foi desenvolvido e expandido ainda mais e hoje conta com 15 grades, inclusive aqueles preenchidos com fibra de vidro e retardantes a chamas, além de um grade não reforçado e um para contato com alimentos. O PA6T/6 tem um alto ponto de fusão de 295°C e ainda pode ser facilmente processado. Ele oferece alta rigidez e resistência, principalmente na presença de umidade e, ao mesmo tempo, é o material de PPA com maior dureza. Possui excelente resistência ao calor: o índice de temperatura relativa (RTI) de 160°C em 0,4 mm de Ultramid® T KR4340 é um dos maiores RTIs em todo o mercado de poliamida. O produto também oferece excelente capacidade de retardância a chamas, por exemplo, com o UL94 V-0. Assim, o Ultramid® T KR é ideal para aplicações de EE como conectores rápidos, comutadores ou relés, assim como para centrais de controle elétrico ou sensores de veículos.

Design preciso de peça com Ultrasim® e know-how profundo da aplicação

A ferramenta de simulação da BASF, Ultrasim®, é usada no design de peças para todas as indústrias. Com modelos personalizados, a BASF desenvolveu ainda mais a ferramenta de cálculo, permitindo que as peças feitas com classes de Ultramid® Advanced também possam ser simuladas. Usando o Ultrasim®, é possível prever o comportamento físico da peça com base nos parâmetros de fabricação, anisotropia da fibra e direção ou velocidade da carga. A otimização matemática pode oferecer o melhor design possível em determinadas condições. Portanto, o Ultrasim® é uma ferramenta única para otimizar as peças do cliente em um estágio inicial, para que possam suportar cargas mais elevadas. Com tais previsões exatas, pode-se evitar custos e o tempo gasto associado aos protótipos ou às longas correções de molde.

Com ampla experiência e conhecimento técnico e material dos plásticos de engenharia, a BASF pode contribuir para realizar difíceis aplicações e oferecer as soluções técnicas mais eficientes para aplicações de PPA em todas as indústrias. As novas tendências nos mercados resultam em desafios que demandam intensas discussões e aprendizados conjuntos. A companhia conta com experts que trabalham juntos com experts relevantes em processadores, fabricantes e OEMs e, assim, oferecem informações robustas sobre materiais, consulta sobre novos desenvolvimentos de aplicações e serviço técnico para processamento.

 

Fonte: Máquina Cohen&Wolf

 

 

Acompanhe nossas divulgações pelo Facebook

 

Deixe uma resposta


Top