Você está em
Home > Notícias > BASF APRESENTA NOVIDADES PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NA FAKUMA 2018

BASF APRESENTA NOVIDADES PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NA FAKUMA 2018

OFERECEMOS FABRICAÇÃO DE MOLDE E ESTAMPO

 

BASF apresenta novidades para a indústria automotiva na Fakuma 2018

Os mais recentes lançamentos e inovações da BASF para o setor automotivo serão levados à 26ª Fakuma, feira internacional de processamento de plásticos, realizada anualmente na Alemanha. De 16 a 20 de outubro os experts da BASF vão discutir as tendências de mercado e apresentar as novidades da companhia. Entre as principais novidades para o setor automotivo estão:

Expansão do portfólio para substituir o metal
A BASF apresenta na Fakuma uma nova poliftalamida (PPA): o Ultramid Advanced T1000 – um novo grupo de compostos à base de PA 6T/6I. Na família Ultramid, este é o grupo de produto com maior resistência e rigidez, tendo propriedades mecânicas estáveis em temperaturas de até 120°C. Graças à sua estrutura química aromática, oferece alta resistência à umidade e a meios agressivos, superando as poliamidas convencionais e outros materiais de PPA no mercado.

Por ser um material forte e estável, o Ultramid® Advanced T1000 é adequado para uso em uma ampla gama de peças técnicas com perfil desafiador em todos os setores, incluindo a indústria automotiva, especialmente onde os materiais precisam permanecer fortes, não importando a que temperaturas estejam expostos. “Novas alternativas para substituição de metal são a chave para o desenvolvimento da próxima geração de componentes leves e de alto desempenho“, diz Abdullah Shaikh, chefe da equipe global de PPA. “As demandas por novos materiais aumentaram drasticamente nos últimos anos, principalmente devido a tendências como miniaturização contínua, metas de eficiência mais altas e integração funcional”.

Ultramid® Deep Gloss em cores
Depois do bem-sucedido lançamento no mercado e de ganhar o Prêmio Alemão de Inovação, a especialidade de poliamida Ultramid Deep Gloss continua em evolução. “Para atender às necessidades e particularidades de nossos clientes, agora também podemos oferecer o Ultramid Deep Gloss em cores. Além das cores contrastantes, também oferecemos cores que seguem as tendências atuais. Com isso, abrimos possibilidades bem versáteis para o projeto de interiores de carros”, afirma Xaver Hopfenspirger, gerente de projeto do Ultramid Deep Gloss na BASF. O excelente conjunto depropriedades continua o mesmo: resistência a riscos, à radiação UV e alta resistência química. Além disso, o alto nível de brilho reproduz estruturas com detalhes fiéis, permitindo uma mistura bem contrastante de luz e sombra – sem revestimento adicional.

Materiais de alta performance para direção autônoma
A química vem dando uma contribuição vital para o conforto e segurança da direção autônoma. Os sensores no carro são importantes para ajudar o motorista, além de serem uma peça indispensável do desenvolvimento da direção autônoma. Independentemente de serem sensores radar, LIDAR (Light Detection And Ranging), IR (infravermelho) ou ultrassônicos, eles funcionam não só como assistentes de pista, mas também como sistemas de alerta de colisão e controle de distância, além de ajudarem a função de freio de emergência – um pré-requisito básico para controlar os carros de forma completamente automática no futuro. Com sua ampla gama de produtos, como o Ultradur HR, polibutileno tereftalato (PBT) resistente à hidrólise, e o Ultramid EQ de poliamida (PA) para aplicações eletrônicas delicadas, a BASF já contribui com diversas tecnologias de sensor e desempenha um valioso papel para transformar a direção autônoma em realidade.

Plásticos de engenharia e poliuretanos aumentam o conforto da direção
Os fabricantes automotivos buscam reduzir os efeitos de peças não suspensas sobre o chassi e proteger os ocupantes do carro contra os incômodos sacolejos. Redução de peso, conforto ao dirigir, soluções redução dos níveis de ruído, vibração e dureza nos veículos (NVH) – são muitas as exigências relacionadas aos componentes do chassi. Para que os fabricantes automotivos possam obter a melhor combinação de construção de baixo peso, acústica agradável e amortecimento de vibração, a BASF oferece soluções de NVH feitas com o elastômero de poliuretano microcelular Cellasto®, assim como com a poliamida altamente reforçada de fibra de vidro Ultramid e o poliuretano termoplástico Elastollan®. Isso resulta em eficientes combinações de materiais para amortecedores, suspensões e outros componentes do chassi.

Mobilidade eletrônica com Elastollan
As excelentes propriedades mecânicas do Elastolllan e sua alta resistência a graxas e óleos faz do poliuretano termoplástico (TPU) da BASF o parceiro ideal no campo de mobilidade eletrônica. Por causa de sua flexibilidade e resistência a UV, várias classes de Elastollan à base de poliol poliéter das séries 1100 e 1100 FHF/FR são particularmente adequadas para uso em revestimentos de cabos carregadores (certificado ISO 6722 – classes C e D), seja para carregamento móvel a partir do compartimento de bagagem ou em uma estação de carregamento. Além disso, as classes de Elastollan não halogenado e retardador de chamas oferecem aos clientes excelentes características de processamento e alta qualidade.

Conectores otimizados para a indústria automotiva
A BASF está expandindo seu portfólio de plásticos de engenharia e continua a responder à tendência de miniaturização dos componentes eletrônicos do carro: o novo Ultradur classe B4340ZG3, com suas propriedades mecânicas otimizadas e maior resistência a impacto, oferece maior rigidez e resistência a cargas externas e, ao mesmo tempo, mantém a mesma excelente fluidez. Aplicações como chicotes de cabo demandam conectores de plug-in robustos e inquebráveis para evitar a substituição de peças com defeito, que é trabalhosa e onerosa. O Ultradur B4340ZG3 também tem propriedades elétricas especiais. O CTI (Comparative Tracking Index acc. para IEC 60112) é 600 volts e, portanto, permite espaços mínimos entre os trilhos condutores nos conectores de plug-in. O Ultradur B4340ZG3 estará disponível em preto e incolor em quantidades comerciais.

Proteção transparente 
Quando se trata de preservar superfícies delicadas como parte da proteção contra lascas de pedra em carros ou proteção contra erosão em turbinas eólicas, é recomendável usar os filmes Elastollan. O Elastollan alifático (séries L700 e L1200) possui excelentes propriedades óticas e extraordinária resistência mecânica. Esses materiais também oferecem uma combinação de transparência cristalina, resistência a UV por longo tempo e sólidas propriedades mecânicas em outras aplicações complexas, como filmes laminados de TPU em vidro de alta segurança para veículos e construções.

Portfólio e know-how para oferecer valor extra
Como fornecedor líder de aditivos para a indústria de produtores e convertedores de polímeros, a BASF oferece a seus clientes uma grande variedade de soluções, que inclui antioxidantes e estabilizantes a luz, além de retardantes de chama e modificadores de polímeros que melhoram a funcionalidade e a durabilidade do plástico. Sua grande competência no quesito regulatório para orientar a indústria em aspectos importantes, como nível de emissão, permite que seus clientes atendam aos requisitos mais exigentes. Um exemplo é o Irgastab® PUR 70, um aditivo anti-scorch para espumas de poliuretano, que evita a degradação térmica e oxidação do poliol e da espuma flexível durante a sua fabricação, gerando emissões extremamente baixas. Essas espumas podem ser usadas em diferentes aplicações no interior do veículo, inclusive acabamento de revestimento e assentos de espuma moldada, além de ajudar os OEMs e sistemistas a atenderem aos requisitos cada vez mais estritos em relação a emissões e odor no interior do veículo.

Portfólio Ultrason® oferece performance única
A versatilidade e a performance excepcionais do Ultrason, a poliarilsulfona da BASF, criam grandes possibilidade de aplicações para empresas em setores tão diversos quanto residencial, automotivo e construção. O Ultrason também é usado para componentes resistentes à temperatura na indústria automotiva. Graças à sua excelente resistência a calor de até 220°C, por exemplo, foi possível projetar os novos refletores de farol no Hyundai ix35 para que fossem especialmente compactos. Para aplicações estáveis em termos de dimensão, que requerem alta rigidez e boa fluidez, a BASF apresenta a polietersulfona Ultrason Dimension E 0510 G9.

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba sob o mesmo teto todo know-how de materiais da BASF em relação a plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria – transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo – a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe

 

 

Deixe uma resposta


Top