Você está em
Home > Notícias > BASF APRESENTA NOVOS MATERIAIS E FERRAMENTA DE SIMULAÇÃO

BASF APRESENTA NOVOS MATERIAIS E FERRAMENTA DE SIMULAÇÃO

 

 

 

OFERECEMOS POLIMENTO E TEXTURIZAÇÃO DE ÓTIMA QUALIDADE

 

BASF apresenta novos materiais e ferramenta de simulação por computador na feira de calçados, em Milão

Será realizada em Milão, de 20 a 22 de fevereiro, a Simac, feira de maquinário e tecnologia para calçados, uma das grandes feiras do setor. Entre as principais novidades, a BASF apresenta o mais avançado material desenvolvido para a fabricação de estabilizadores otimizados para calçados, em conjunto com a ferramenta simulação por computador Ultrasim®, usada pela primeira vez na indústria de calçados.

O estabilizador é o elemento de enrijecimento entre o solado interno e o externo de um calçado, que mantém a forma e o deixa mais confortável para calçar. A rigidez é a principal propriedade que o material do estabilizador deve ter e é geralmente fabricado com poliamida ou outros materiais reforçados com fibra.

A equipe de peritos da BASF desenvolveu uma nova solução para os estabilizadores, com o uso de um poliuretano termoplástico (TPU) reforçado com fibra: a nova série Elastollan® da BASF apresenta a rigidez de materiais alternativos e absorve praticamente qualquer umidade. Entre os principais benefícios do novo material, é que ele adere muito bem ao poliuretano e elimina a necessidade de um caro tratamento de superfície que consome muito tempo.

Ultrasim®: mais design, menos material e menor custo
A tecnologia de simulação Ultrasim®, recurso de CAE (engenharia auxiliada por computador) abrangente e flexível da BASF, foi empregado pela primeira vez na indústria de calçados. Usando a ferramenta Ultrasim® é possível projetar com eficácia partes leves de alta tensão para atender a requisitos específicos. Assim, a BASF conseguiu fabricar um estabilizador de poliuretano mais leve. Os clientes que usam estabilizadores fechados com otimização de superfície são os que mais se beneficiam deste serviço da BASF. No estande da feira, os peritos da BASF avaliarão, junto com os clientes, em quais projetos especiais essa simulação pode ser usada de forma significativa.

Analco® e BASF: uma cooperação valiosa
Fabricar componentes de calçados sustentáveis é um objetivo com o qual a empresa espanhola Analco® está comprometida. A companhia conta com materiais sustentáveis para produção de solas em seu portfólio – um dos benefícios gerados pela BASF. A parceria entre a BASF e a Analco®, que já dura dois anos, também rendeu frutos com sua iniciativa mais recente: com seu Elastopan® Green (PUR) e Elastollan® N (TPU) a BASF conseguiu oferecer produtos fabricados com até 50% de matérias-primas biológicas renováveis – certificadas pela ASTM D 6866-12. Ao mesmo tempo, é necessário observar que essas matérias-primas não são obtidas de produtos agrícolas e, portanto, não reduzem a área usada para produção de alimentos. Além disso, os dois produtos oferecem propriedades mecânicas excepcionais, como resistência à abrasão, liberdade de design no caso do TPU, leveza e conforto no PUR, combinando as propriedades mecânicas de produtos padrões comparáveis. Os resultados desta iniciativa falam por si só e atendem às necessidades de produtos sustentáveis dos clientes. Os resultados serão apresentados durante a feira.

Concurso de Design de Calçado
Os melhores projetos da 12ª competição de design de calçados, patrocinada pela italiana Politecnico Calzaturiero e pela BASF Itália, foi realizada sob o slogan “ORGANIC EVO” e serão exibidos na Simac. Os alunos desenharam tênis com formas anti-geométricas que deveriam representar os fenômenos naturais, com solas do designer italiano Luca Bugliesi. Vanessa Ciaccia ficou em primeiro lugar, Lorenzo Gramegna em segundo e Alex De Lorenzi e Riccardo Sette em terceiro. O designer Luca Bugliesi estará à disposição para um bate-papo com os visitantes no estande da feira, no dia 21 de fevereiro.
Há outras mais informações no site: https://plastics-rubber.basf.com/en/PP-Footwear.html

Grupo BASF

Mais de 115 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de clientes em quase todos os setores e países do mundo. Portfólio organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções para Agricultura.

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba sob o mesmo teto todo know-how de materiais da BASF em relação a plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria – transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo – a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe

 

 

Deixe uma resposta


Top