Você está em
Home > Notícias > BASF NA FAKUMA 2017

BASF NA FAKUMA 2017

 

BASF na Fakuma 2017: variedade e inovação em plásticos para diversas indústrias

A BASF vai apresentar soluções inovadoras em plásticos para as indústrias de construção, móveis, embalagens e setor automotivo, entre outras, na Fakuma Fair, feira internacional de plásticos que está sendo realizada em Friedrichshafen, Alemanha, até 21 de outubro. A companhia também vai participar da conferência com a apresentação “Super-herói dos engenheiros” – o Ultramid® Advanced N, a nova poliftalamida da BASF (PPA) para aplicações exigentes em diversas indústrias.

Indústria Automotiva
Para a indústria automotiva, a BASF apresentará plásticos de engenharia destinados para o interior de carros, chassis e powertrain. Pela primeira vez, duas poliamidas especiais exclusivas destinadas para o interior do carro serão apresentadas para o público: elas abrem novas perspectivas de design para superfícies de alto brilho, elementos estruturais e funcionais iluminados, bem como designs com toque agradável. Ambos os plásticos são soluções econômicas, em relação ao material, para aplicações exigentes em termos visuais e químicos. Os materiais atendem aos requisitos rigorosos da indústria automotiva em relação às emissões e odor nos interiores dos carros.

A BASF também apresentará componentes estruturais que foram desenvolvidos em conjunto com os principais fornecedores automotivos e otimizados com a ajuda da ferramenta de simulação Ultrasim®: suporte do motor, cruzetas de transmissão e adaptadores de transmissão fabricados com o Ultramid® reforçado com fibra de vidro, que atendem às crescentes demandas do cliente para colisão e comportamento NVH (NVH = ruído, vibração, dureza) no powertrain. Eles também demonstram a excelente correlação entre a simulação Ultrasim® e o comportamento dos componentes, resultando em possíveis economias de custos.

Haverá destaque também para a ampliação da linha Ultramid® para os dutos de admissão de ar nos motores de combustão de hoje e do futuro. A linha adaptada das classes PA6 e PA66 atende às exigências crescentes no tocante aos materiais, suas propriedades mecânicas e resistência à temperatura. Assim, o desenvolvedor de peças pode escolher o material ideal para o componente respectivo no duto de admissão de ar que oferece o melhor custo benefício. As classes selecionadas são baseadas em especificações globais.
Também estão sendo apresentadas soluções para os sistemas de faróis utilizados no setor automotivo, que estão sujeitos a requisitos cada vez mais rigorosos e, em alguns casos, conflitantes. Maior segurança, menor consumo de combustível e resistência a altas temperaturas devem ser integralmente pensados em projetos modernos. Faróis fabricados partir de Ultrason® E, (polietersulfona PESU) são altamente funcionais, podem suportar continuamente altas temperaturas e possui resistência a influências ambientais. Além de ser facilmente metalizado, o material possui elevada estabilidade dimensional, permitindo a produção de geometrias complexas e delicadas – crucial para unir funcionalidade e design de baixo peso de forma econômica.

Indústria da Construção
No estande da BASF foi colocado um piso revestido com Elastollan®, poliuretano termoplástico (TPU) da BASF, que é conhecido por suas excelentes propriedades mecânicas e alta resistência à abrasão. O piso oferece grande flexibilidade e durabilidade sendo adequado para áreas de edifícios com grande movimento. O piso de revestimento homogêneo é comercializado pela Tarkett, sob o nome IQ One e é certificado com Cradle to Cradle® e o rótulo ecológico “Blue Angel”. O IQ One é 100% reciclável com baixas emissões de COV (compostos orgânicos voláteis). Devido a versatilidade do plástico, o Elastollan® também é adequado para muitas outras áreas de aplicação.

A BASF desenvolveu um Ultradur® (PBT, tereftalato de polibutileno), reforçado com fibras de vidro, que substitui o aço em janelas de PVC como elemento de reforço. Há a possibilidade de coextrusão com PVC, com redução de etapas na fabricação. O resultado é impressionante porque a janela é igualmente forte, porém mais leve e econômica, com ótimo custo-performance. O seu desempenho de isolamento também é superior. Essas características respondem alguns desafios atuais da construção, redução de custos e sustentabilidade.

Há ainda solução para suporte de fachadas, que podem ser utilizados nos edifícios isolados com fachadas-cortina com ventilação traseira. Só é possível alcançar o isolamento esperado e a economia de energia se os elementos de suporte da fachada permitirem apenas uma passagem mínima de calor entre a parede e a fachada. Para tanto, a empresa BWM desenvolveu o suporte de fachada “Zela Click” fabricado com o Ultramid®, termoplástico da BASF. Este suporte de plástico inteligente reduz a perda de energia e pode ser montado de forma rápida e fácil. Com o kit de barreira contra incêndio Fixrock, também da BWM, o Ultramid® substitui o metal usado anteriormente e garante a ventilação traseira necessária entre o isolamento da fachada e o revestimento. A BASF deu suporte à BWM na seleção do material e no desenvolvimento do produto.

Indústria de Móveis
Designers e desenvolvedores da indústria moveleira estão cada vez mais escolhendo o plástico como material para seus produtos. Na Fakuma estarão expostas três cadeiras com design diferentes: Belleville da Vitra, Metrik da Wilkhahn e a A-Chair da Brunner. Todos as três são fabricadas a partir da poliamida Ultramid® SI (SI – sigla do inglês Surface Improved, que significa superfície melhorada). Além da estabilidade típica das poliamidas, o Ultramid® SI oferece alta qualidade no aspecto da superfície. Foi utilizada ferramenta de simulação Ultrasim® no desenvolvimento das cadeiras, para extrair o potencial do design e do material na íntegra. O resultado é um excelente equilíbrio entre a aparência delicada e a resistência.

Indústria de Embalagens
As propriedades especiais de duas novas copoliamidas Ultramid® estão abrindo uma grande variedade de possíveis aplicações em embalagens. O Ultramid® Flex F38L, de base renovável, é flexível, transparente e resistente a rasgos, mesmo sob baixas temperaturas e baixa umidade. Assim, o produto é adequado para filmes industriais ou embalagens flexíveis, como é utilizado nos alimentos. Flexibilidade, transparência e resistência ao rasgo também são os pontos fortes do Ultramid® C37LC. Ele é usado tanto para filme retrátil, no setor alimentício, quanto para redes de pesca e linhas de pesca. Além disso, com este Ultramid® os clientes se beneficiam de um processo de produção mais eficiente, pois não há mais necessidade de adicionar poliamidas amorfas para o processamento.

Fotoestabilizadores Tinuvin® da BASF para plásticos mais duráveis
Os polímeros, seja no interior de carros, na grama artificial ou em carpetes, estão normalmente expostos a forte luz UV, condições climáticas severas e poluentes. Para garantir que o plástico retenha a aparência e as propriedades originais do material por um longo tempo, as aminas estericamente bloqueadas (HALS) são usadas como fotoestabilizadores. Por exemplo, o HALS Tinuvin® 880 da BASF oferece uma resistência inigualável aos raios UV para as peças de plástico em interiores de carros, melhorando também a estabilidade térmica. A BASF desenvolveu o HALS Tinuvin® XT 55 especificamente para fibras e filmes que estão presentes em têxteis industriais ou gramados sintéticos, por exemplo. Este fotoestabilizador de alta performance também é diferenciado por ter um efeito positivo nos possiveis problemas de processamento e atrasos que podem ocorrer na produção de fibras e filmes.
Para mais informações, www.plasticsportal.eu e www.polyurethanes.basf.de

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe

Deixe uma resposta


Top