Você está em
Home > Notícias > BRASIL EM UMA DAS PRINCIPAIS REDES INTERNACIONAIS DE PESQUISA

BRASIL EM UMA DAS PRINCIPAIS REDES INTERNACIONAIS DE PESQUISA

 

 

EMBRAPII anuncia entrada do Brasil em uma das principais redes internacionais de pesquisa

Acordo com Rede Cornet permitirá que pequenas e médias empresas brasileiras façam parcerias com países referência na área de inovação

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a Rede CORNET, que reúne agências de fomento à inovação de diversos países, oficializaram a parceria que permitirá que pequenos e médios empresários, incluindo startups, desenvolvam projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a indústria dos países membros participantes da rede.

O anúncio foi realizado nesta terça-feira dia 11, durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, com a presença do diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, e o representante do Departamento de Políticas e Inovação Tecnológica do Ministério da Economia da Alemanha (BMWi), Ole Janssen.

A chamada pública será aberta em 15 de junho e os interessados terão até 25 de setembro para montar consórcios com pelo menos três empresas e apresentar uma proposta que promova a inovação em todo o setor industrial ao qual pertencem. O projeto também deve envolver as associações de setores industriais. Empresas de grande porte podem também participar, desde que em consórcios com pequenas e médias empresas e startups.

Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Além de ampliar o conhecimento tecnológico em centros de pesquisa no exterior, a parceria permite e fomenta a entrada de empresas brasileiras no mercado internacional”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Os projetos financiados pela Cornet têm valor médio de R$ 600 mil. A Rede mantém parceria com 11 países parceiros pelo mundo. Além do Brasil, estão conectadas à Rede: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Polônia, Japão, Holanda, Suíça, República Checa e Peru.

Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas e instituições de pesquisa. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto. A Unidade EMBRAPII tem total autonomia para decidir sobre a viabilidade de desenvolvimento das propostas com empresas brasileiras. A EMBRAPII garante 1/3 de recursos não reembolsáveis.

Cornet
A CORNET – Collective Research Network é uma rede de ministérios e agências de fomento à inovação que combinam os modelos de financiamento existentes em seus países para aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PMEs). Desde sua criação, em 2005, a Cornet já financiou mais de 200 projetos de 3200 empresas totalizando o investimento de EU$ 130 milhões.

Modelo EMBRAPII
A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com os Ministérios de Saúde, Educação (MEC), Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e possui um modelo próprio de investimento em projetos de PD&I (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) inspirado em organizações internacionais.

Empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das 42 unidades credenciadas existentes no país. Caso o projeto seja aprovado, após avaliação técnica, os gastos para o desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do valor, a unidade disponibiliza mão de obra e equipamentos e a empresa financia o restante. Atualmente, já são mais de 700 projetos apoiados em um investimento que supera 1,2 bilhão.

Fonte de texto e imagem: EMBRAPII

 

Acompanhe nossas divulgações pelo Facebook

 

Deixe uma resposta


Top