Você está em
Home > Notícias > BRASKEM DESENVOLVE PARCERIAS COM FOCO NO USO CONSCIENTE E RECICLAGEM

BRASKEM DESENVOLVE PARCERIAS COM FOCO NO USO CONSCIENTE E RECICLAGEM

 

Braskem desenvolve paracerias com foco no uso consciente e reciclagem

São vários exemplos, mas daremos destaque aos três últimos informes

 

Braskem, Embalixo e Pão de Açúcar se unem para produzir sacos para lixo com material reciclado

Iniciativa resultará em linha premium; ação faz parte da plataforma Wecycle da petroquímica de valorização de resíduos plásticos e vai utilizar materiais descartados nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever

A Braskem e a Embalixo, líder nacional na produção de sacos para lixos, em parceria com o Pão de Açúcar, um dos líderes varejistas e pioneiros na coleta de materiais pós-consumo, vão produzir novos sacos para lixo utilizando materiais plásticos descartados pelos clientes nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e sacarias industriais anteriormente utilizadas pela Braskem na entrega de suas resinas. A parceria faz parte da plataforma Wecycle, criada pela petroquímica, para valorização de resíduos plásticos na cadeia produtiva.

Após serem triturados e transformados em resinas recicladas, os materiais descartados serão utilizados para a produção de uma linha premium de sacos da Embalixo, a Embalixo com Alças, que leva o selo “Plástico Reciclado. Ciclo Consciente“. Os produtos passam a ser comercializadas em todas as lojas do Pão de Açúcar. “Encontrar soluções que completem o ciclo de descarte de embalagens pelos nossos clientes foi uma preocupação do Pão de Açúcar na formatação desta parceria. Por meio do trabalho de cada agente envolvido, conseguiremos levar aos clientes um produto feito por materiais plásticos descartados por eles mesmos reforçando, assim, não apenas a importância ambiental do processo de reciclagem, mas também a econômica“, explica Thays Rosini, gerente de Sustentabilidade do Pão de Açúcar.

A Embalixo, que comemora oito anos de parceria com a Braskem, acredita que nos próximos três anos 70% de seus produtos contarão com matéria-prima reciclada ou oriunda de fonte renovável. “Ao trabalhar com a Braskem, reforçamos o nosso compromisso com a sustentabilidade. E, claro, engajando também os nossos consumidores a assumir essa responsabilidade de a cada dia termos produtos de qualidade e sustentáveis“, comenta Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo.

Essa parceria é mais um exemplo da atuação da Braskem, que utiliza a inovação a serviço de soluções sustentáveis. Queremos a cada dia desenvolver negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos por meio de parcerias como a com a Embalixo e o Pão de Açúcar, reforçando o nosso compromisso com a cadeia do plástico e com a economia circular”, Fabiana Quiroga, diretora de área de Reciclagem & Plataforma Wecycle da companhia.

 

Plástico Verde da Braskem embala nova linha de pães da Nutrella

O biopolímero 100% reciclável será utilizado nas embalagens da nova linha de pães com farinhas de grãos germinados que segue o movimento Clean Label

A Braskem, maior produtora mundial de biopolímeros, passa a fornecer o Plástico Verde I’m greenT para a Nutrella, marca de pães especiais do Grupo Bimbo – líder mundial em panificados. A matéria-prima é utilizada na linha de pães Nutrella Viva, produzida com farinhas de grãos germinados e seguindo o conceito de Clean Label.

O movimento Clean Label surgiu impulsionado por consumidores que buscam alimentos produzidos com ingredientes naturais e simples, fáceis de reconhecer, compreender e pronunciar.

O Plástico Verde embala essa proposta mais natural dos pães Nutrella Viva e sua adoção poderá ser identificada pelo consumidor por meio do selo “I’m greenT“, visível no produto. A resina de origem renovável captura e fixa 3,09 toneladas de CO2 da atmosfera para cada tonelada produzida, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa, mas mantendo todas as propriedades técnicas e mecânicas do plástico convencional, de origem fóssil, o que permite a sua utilização e reciclagem sem que sejam necessárias alterações estruturais ou operacionais.

A proposta da linha Nutrella Viva está alinhada com o propósito do Polietileno Verde, que atende uma demanda cada vez maior do consumidor por soluções inovadoras e sustentáveis. Por esse motivo, a adoção do biopolímero tem crescido em todo o mundo, estando presente em mais de 150 marcas na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia, na África e na América do Sul”, reforça Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

Os pães da linha Nutrella Viva já estão disponíveis nas lojas de São Paulo e Rio de Janeiro, com o preço sugerido de R$ 9,49 por unidade.

Sobre o Plástico Verde
O Polietileno Verde I’m greenT é feito a partir do eteno obtido da cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e é 100% reciclável. A planta de Plástico Verde da Braskem possui capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano.

 

Braskem e Condor desenvolvem kit de pintura com plástico pós-consumo

Parceria fecha ciclo de reciclagem dos baldes de tintas utilizados pelos mercados de gráficas e demarcação viária

Com o objetivo de promover iniciativas de valorização da cadeia da reciclagem de resíduos plásticos, por meio de sua plataforma Wecycle, a Braskem se uniu à empresa Condor, fabricante de materiais para pintura imobiliária e outros produtos, para desenvolver o “Kit Sustentável Especial” de pintura, utilizando plástico pós-consumo.

Trata-se do primeiro produto proveniente do reaproveitamento de embalagens plásticas de tintas gráficas e demarcação viária. Indicado para pinturas de paredes, superfícies lisas e acabamentos, o kit é composto por uma bandeja, um pincel, dois rolos de pintura e um suporte para fixação dos mesmos.

A parceria surgiu após estudo realizado pela Braskem, que identificou a necessidade de empresas fabricantes de tintas e gráficas em encontrar um destino adequado para embalagens descartadas, promovendo o reaproveitamento do material a um custo competitivo. A partir daí, através da Plataforma Wecycle, as embalagens descartadas passaram a ser coletadas para a reciclagem e produção de resina de polipropileno pós-consumo.

Atualmente, a Braskem coleta cerca de 5 mil embalagens descartadas por mês por empresas do segmento de tintas, mas a expectativa é duplicar a quantidade ainda neste ano. Com o que é coletado, a companhia fornece mensalmente duas toneladas de resina de polipropileno pós-consumo à Condor, podendo aumentar este volume de acordo com a demanda da empresa.

A Condor é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e quer ajudar a amenizar o efeito do descarte incorreto de materiais. Por este motivo firmamos parceria com a Braskem. A cada mês recebemos cerca de duas toneladas de resinas que são geradas a partir de cinco mil baldes utilizados em demarcações viárias e gráficas na região sul e sudeste. Com este material, é possível produzir até seis mil kits de pinturas por mês“, enfatiza Daniel Coutinho, coordenador de Marketing da Condor Pincéis.

Por meio da plataforma Wecycle, criada em 2015, a Braskem busca fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente. A iniciativa já resultou na parceria com diversas organizações para o desenvolvimento de produtos, soluções e processos ligados à reaproveitamento do plástico.

A Braskem se preocupa em criar soluções inovadoras para promover o desenvolvimento sustentável e atender às demandas de nossos clientes e da sociedade. A parceria com a Condor é um exemplo disso. Ao estudar o mercado, conseguimos propor uma solução para um dos desafios do setor e ainda criar um produto sustentável, fechando o ciclo. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a economia circular“, afirma Roger Marchioni, diretor do Negócio de Polipropileno da Braskem.

 

Fonte: CDN Comunicação / Braskem

Imagem: https://www.braskem.com.br

Resumo da notas: Moldes Injeção Plásticos

 

Deixe uma resposta


Top