Você está em
Home > Notícias > BRASKEM + HALDOR TOPSE: PARCERIA NO DESENVOLVIMENTO DE MEG RENOVÁVEL

BRASKEM + HALDOR TOPSE: PARCERIA NO DESENVOLVIMENTO DE MEG RENOVÁVEL

 

OFERECEMOS POLIMENTO E TEXTURIZAÇÃO DE ÓTIMA QUALIDADE

 

Braskem e Haldor Topsoe iniciam operação de unidade de demonstração para o desenvolvimento de MEG renovável

Localizada na Dinamarca, espaço é fruto do acordo de cooperação tecnológica entre as empresas para pesquisa de rota pioneira de produção de monoetilenoglicol (MEG) a partir do açúcar.

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, e a Haldor Topsoe, líder mundial em catalisadores e tecnologia para as indústrias química e de refino, anunciam o comissionamento da unidade de demonstração pioneira no desenvolvimento de monoetilenoglicol (MEG) a partir do açúcar. Localizada em Lyngby, na Dinamarca, a operação da planta piloto é a etapa decisiva para a confirmação da viabilidade técnica e econômica desse processo de produção de MEG renovável em escala industrial.

O acordo de cooperação entre as empresas foi anunciado em 2017 e tem como foco o desenvolvimento de tecnologia capaz de converter o açúcar em MEG dentro de uma única unidade industrial, reduzindo o investimento inicial na produção e, assim, impulsionando a competitividade do processo. O MEG é matéria-prima para o PET, resina amplamente utilizada nos setores têxtil e de embalagens, em especial para a fabricação de garrafas. Atualmente, o mercado global de MEG movimenta cerca de 25 bilhões de dólares.

A Haldor Topsoe é líder mundial em soluções catalíticas e estamos determinados a manter essa posição também na área de energias renováveis. Por isso, estamos contentes por poder iniciar a próxima fase da validação da solução MOSAIKTM para a produção de MEG renovável em conjunto com a Braskem. Nosso objetivo é mostrar que as tecnologias catalíticas inovadoras podem tornar os produtos químicos a partir da biomassa uma opção comercialmente atraente“, afirma Kim Knudsen, vice-presidente executivo da Haldor Topsoe.

A partir de 2020, os clientes receberão amostras para testar em seus produtos. A unidade construída na Dinamarca possui capacidade anual de produção da ordem de centenas de toneladas de glicolaldeído, substância que é convertida em MEG. O objetivo é que a fábrica seja capaz de converter diferentes matérias-primas, como sacarose, dextrose e açúcares de segunda geração, em MEG. Atualmente o composto é feito a partir de origens fósseis, como nafta, gás ou carvão.

O processo para desenvolvimento de MEG renovável em parceria com a Haldor Topsoe é um grande avanço em termos de competitividade para o PET Verde. Essa parceria fortalece nosso protagonismo e agrega valor ao nosso portfólio I’m greenTM, que já conta com o Polietileno Verde e o EVA Verde, ambos produzidos a partir da cana-de-açúcar. Ela também reforça nossa visão de utilizar biopolímeros como ferramenta de captura de carbono, contribuindo para a redução na emissão de gases do efeito estufa“, explica Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

Mais sobre o MOSAIKTM para produção de MEG
O Fracionador Industrial de Monossacarídeo – ou MOSAIKTM – é uma solução para fracionamento de açúcares em um produto que pode ser convertido em monoetilenoglicol (MEG) ou outros produtos bioquímicos, como glicolato de vinil metila ou ácido glicólico, utilizando os processos e catalisadores patenteados da Haldor Topsoe. O Fundo de Inovação da Dinamarca co-financiou o desenvolvimento e aprimoramento do MOSAIKTM.

Os atuais processos de produção de MEG a partir de biomassa envolvem várias etapas, que podem ser reduzidas a dois passos simples com o MOSAIKTM, bem como o catalisador único e a tecnologia da Topsoe para a produção de MEG. Essa nova solução reduz os custos de investimento e eleva a produtividade a um nível que permite a concorrência, em termos comerciais, com a produção tradicional a partir de matéria-prima de origem fóssil (nafta).

O MEG é predominantemente utilizado na produção de resinas de poliéster (PET), filmes e fibras. O mercado global de MEG movimenta cerca de 25 bilhões de dólares.

A Haldor Topsoe é a líder mundial em catalisadores de alto desempenho e tecnologias próprias para as indústrias química e de refino. Com base em pesquisa e desenvolvimento de ponta, ajudamos nossos clientes a atingirem desempenho máximo em todas as fases, desde o design às operações diárias, da maneira mais responsável possível.

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos.

Fonte: CDN Comunicação 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta


Top