Você está em
Home > Notícias > CINTEC PLÁSTICOS 2018: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS PARA A MANUFATURA AVANÇADA

CINTEC PLÁSTICOS 2018: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS PARA A MANUFATURA AVANÇADA

 

Congresso reúne especialistas para destacar inovações, tecnologias e tendências para a manufatura avançada

Anualmente aproximadamente 1 milhão de toneladas de plástico são processados no estado de Santa Catarina por grandes empresas de atuação nacional e internacional, com destaque para peças técnicas, embalagens e descartáveis. No embalo da força industrial e no perfil qualificado dos profissionais que visitam feiras, está a Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, realizada entre 14 e 17 de agosto, em Joinville (SC) e está consolidado como principal evento do setor no Brasil, realizado em anos pares.

No ambiente também ocorre a EuroMold Brasil – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos, para a América Latina.

Além do congresso Técnico CINTEC PLÁSTICOS organizado pela Unisociesc, há uma grade de Palestras Gratuitas ministradas pelos expositores da feira (veja no site do evento).

O CEO da Tigre, Otto Von Sothen, é o palestrante convidado para a abertura do CINTEC 2018 Plásticos, que acontece dia 14 de agosto, às 19 horas, simultâneo a Interplast 2018. O executivo detalha os “Desafios e oportunidades do mercado brasileiro mundial”. O evento desse ano está voltado para inovações, tecnologias e tendências para a manufatura avançada. O evento é organizado pela Unisociesc e acontece simultâneo a feira.

O primeiro dia de palestras técnicas (14/08) é voltado para o macrotema “Novas tecnologias e inovação industrial”. Às 16h, Paulo Roberto dos Santos, da Zorfatec, apresenta “Indústria 4.0: a revolução na cultura organizacional pela inovação”. Às 16h, Camilla Dojicsar, da BASF, aborda “Trilhando a implantação de um ambiente digital de produção”. Às 17h20, o macrotema do dia será abordado por Kirk Douglas de Souza Bardini, da WEG. A programação encerra com debate.

O segundo dia (15/08) está voltado para o macrotema “Eficiência Industrial”. Às 16h, Ugo Löhken, da Engel do Brasil, apresenta “INJECT 4.0: novas ferramentas para atender a indústria 4.0”. Às 16h45, Jeziel de Oliveira, da Arburg, destaca “Sistemas de gerenciamento de produção”. Às 17h30, Marcos Cardenal, da Wittmann Group, destaca mais uma visão sobre “Sistemas de gerenciamento de produção”. Ás 18h15, Paulo Garrido, da ROMI, enfatiza “Competitividade com novas tecnologias em máquinas injetoras”.

O terceiro dia (16/08) é voltado para “Manufatura Avançada”. Às 16h, Alessandra Neves, da Polyone Corporation, abre as apresentações sobre “Tendências de consumo no mercado de embalagens: conhecendo o consumidor e suas exigências em inovação”. Às 16h45, Alexandre Luz, da Braskem, aborda “Imprimindo o futuro”. Às 17h30, Carlos Ermel, da Celanese, destaca “Elastômeros termoplásticos para o processo de bi-injeção”. Às 18h15, Fernando Ribeiro, da Solvay, encerra o congresso com o tema “Sinterline: solução pioneira em poliamida para a impressão 3D de protótipos”.

 

As estrelas do evento são as empresas expositoras que darão brilho com novidade e inovações em tecnologias, com lançamentos de produtos e soluções que facilitam os meios de produção. O Moldes Injeção Plásticos destaca algumas delas e suas novidades.

FG Resinas lança linha inédita de compostos minerais para aplicações transparentes

Fabricante de matérias-primas para a indústria de plásticos, a FG Resinas apresenta uma série de lançamentos na feira, com destaque para uma linha de compostos minerais para aplicações transparentes, inédita no mercado. A novidade pode ser aplicada em filmes de PEBD, PEAD, chapas transparentes e demais aplicações onde os compostos standard de CaCO3 não são utilizados devido a transparência.

Outro lançamento é o composto CaCO3 para coextrusão A/B/A utilizado na fabricação de sacolas. Seu potencial de uso é de até 100% na camada B. Além da linha tradicional de aditivos absorvedores de umidade, a FG Resinas lança os absorvedores FEEL FREE, que podem ficar em contato com o ambiente, sem absorver a umidade do mesmo.

Os masterbatches desenvolvidos para o mercado de injeção são mais uma novidade que simulam os efeitos do granito (marble) no produto final plástico. O fato da fábrica da FG Resinas estar situada em Taiwan, berço tecnológico mundial, oferece a empresa diferenciais competitivos em termos de acesso a tecnologias high-tech de ponta e matérias-primas superiores às nacionais.

A FG Resinas é fabricante especialista em compostos minerais (carbono, cálcio, talco e outros) e conta com estrutura sólida de atendimento, contando com quatro armazéns estratégicos no Brasil (RS, SC, SP e PE) e três armazéns na América (EUA, Guatemala e Costa Rica). O atendimento pode ser feito por meio de produtos já nacionalizados e a pronta entrega devido a alternativa de importação direta da fábrica de Taiwan.

Além dos compostos minerais, dispõe de extensa gama de masterbatches brancos, pretos, coloridos, aditivos, dessecantes, masterbatches marbles, entre outros, e atende todas as indústrias de transformação plástica. A linha de compostos possui um selo de redução de Co2. Em média, os compostos minerais da FG Resinas emitem cerca de 4X menos gás carbônico que as resinas tradicionais, impactando diretamente no combate aos gases que contribuem com o famigerado efeito estufa.

Os produtos da FG Resinas atendem os segmentos de filmes para consumo, ráfia, moldagem por sopro, filmes agrícolas, coating, injeção, tubos corrugados, chapas para termoformagem, lâminas alveolares, higiênicos e tubos de irrigação.

 

Thathi Polímeros destaca soluções atóxicas para diferentes aplicações industriais

A linha PA 6 e 6.6 industrial são o destaque da Thathi Polímeros no estande da Interplast. Todas as soluções desenvolvidas pela empresa são atóxicas e, por isso, não tem restrição de contato com o meio ambiente. As linhas de polímeros atendem elevado número de aplicações, incluindo peças e componentes de segurança, funcionalidade, estruturais e estéticos presentes, principalmente, em automóveis, eletrodomésticos, equipamentos elétricos, hidráulicos e bens de consumo duráveis em geral.

A extensa gama de formulações da Thathi Polímeros abrange polímeros com fibras de vidro, cargas minerais, modificadas ao impacto, estabilizadas ao calor e a intempéries, suprindo a outras exigências da indústria. Todos os produtos fornecidos atendem as regulamentações dispostas na Rohs (Restrictions of Hazardous Substances) e no sistema REACH (Registration, Evaluation, Authorization and Restriction of Chemicals) e não contém substâncias restritas em suas formulações, como Lead (Pb), Mercury (Hg), Chromium + 6 (Cr+6), Cadmium (Cd), Polybrominated Biphenyls (PBB) e Polybrominated Diphenylethers (PBDE).

Os plásticos de engenhariam possibilitam um universo de usos intangíveis com outros materiais por questões técnicas e econômicas. Resinas com POM, PA6, PA66 e PBT estão presentes há décadas em incontáveis aplicações e a cada ano a quantidade de produtos desenvolvidos a partir desse grupo de polímeros só aumenta. A possibilidade de especificá-los é ilimitada, devido a versatilidade de formulação, alteração de perfil de suas propriedades e características, adequando-os ao uso final. É possível torna-los mais rígidos, tenazes, elevar a resistência ao calor e ao intemperismo, utilizá-los como condutivos e isolantes, metalizados, com aparência fosca ou brilhante, além de adequá-los a atender um ou mais requisitos técnicos.

A Thathi Polímeros atua há 30 anos na fabricação e comercialização de plásticos de engenharia de alta qualidade. A experiência acumulada faz com que encontre oportunidades de parceria de longo prazo, voltadas às mais exigentes especificações de diversos setores. A empresa presta suporte técnico no desenvolvimento de novos usos de suas resinas, auxiliando a seleção de material adequado para cada finalidade. Complexas formulações via extrusão, atendem as mais rigorosas especificações.

 

Cromex expõe soluções em masterbatch

A líder no mercado brasileiro de masterbatches de cores e aditivos para plásticos, irá expor sua linha completa de produtos e serviços na Interplast 2018, feira de embalagens, que será realizada entre os dias 14 e 17 de agosto em Joinville – SC. Durante o evento, a Cromex apresentará os dois últimos lançamentos em aditivos: aditivo inibidor de corrosão (VCI), utilizado na fabricação de filmes plásticos para embalagens, que protege com eficácia os materiais metálicos produzidos pelas indústrias automotiva, metalúrgica, siderúrgica, eletroeletrônica e mecânica em geral, contra a ação da umidade ambiente e o aditivo antimicrobiano, que conferem aos plásticos ação bactericida (elimina as bactérias e impede sua proliferação) e podem ser usados em vários polímeros, como PE, PP, PS, ABS e PET*, em todos os processos de transformação.

A Cromex é especialista no desenvolvimento e na produção de concentrados de cores standard e de efeitos especiais (perolados, metalizados, policromáticos e fluorescentes), possui uma linha completa de produtos capazes de atender as necessidades das mais diversas aplicações e segmentos (automotivo, cosmético, higiene pessoal e beleza, brinquedos, mono e multifilamentos, agricultura, fios e cabos, rotomoldagem) entre outros.

Com opções de cores praticamente ilimitadas, o portfólio de masterbatches para PET (granulometria cilíndrica ou micropellets), incentiva a liberdade de design dos transformadores plásticos na produção de embalagens para atrair o consumidor final. São fabricados com alto desempenho aprovado pela FDA e

ANVISA e graus compatíveis de pigmentos e corantes isentos de metais pesados, que ajudam a proteger o meio ambiente.

O diferencial da empresa está em investir fortemente na qualidade dos seus produtos, atendimento e assistência técnica especializada para suporte na criação e manutenção de projetos em todas as regiões do Brasil, para cada nicho de mercado e parcerias, visando a competitividade, agilidade nas homologações referente a regulatórios, além de garantir os resultados exigidos por seus clientes, exprimindo a identidade visual da marca.

Think Green, live all colors – Preocupada em promover práticas ambientalmente responsáveis, atuando em benefício da saúde, da natureza, do bem-estar da população e segurança no processo de produção da nossa matéria-prima e dos produtos no setor de transformados plásticos, a Cromex foi uma das empresas pioneiras a ter um portfólio de masterbatches de cores e aditivos totalmente isento de metais pesados.

A empresa, que sempre aposta na inovação como forma de crescer e acompanha as principais tendências mundiais, desenvolve em seus laboratórios, produtos que atendem às mais diversas regulamentações e que ao mesmo tempo, mantêm seu padrão colorífico.

O masterbatch isento de metais pesados, evita o risco de contaminação cruzada e contribui para o meio ambiente devido ao fato de não possuir substâncias consideradas perigosas e não contaminar solo ou água com metais pesados no momento do descarte de embalagens ou produtos plásticos.

Os benefícios de não usar metais pesados também atingem colaboradores proporcionando mais segurança a eles no ambiente de trabalho, uma vez que há a redução de risco de contaminação do organismo durante a manipulação dos concentrados, inclusive ocasionando na redução de exames toxicológicos.

Segundo Cesar Ortega, Diretor de Vendas da Cromex, a empresa tem investido em tecnologia, P&D e na qualificação de pessoas para ampliar e melhorar sua gama de soluções – produtos e serviços – para prestar o melhor

serviço, além de produzir e entregar o melhor produto a seus clientes. “Consideramos a região Sul um importante polo de desenvolvimento de tecnologias e um mercado estratégico. Com uma equipe de vendedores, distribuidores e assistência técnica regionais, o foco da companhia é estreitar o relacionamento com clientes e parceiros locais, assim como conquistar novas oportunidades. Somos certificados pela ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001 e nossos produtos obedecem as mais rigorosas normativas internacionais como REACH, FDA entre outras.”

* Polietileno (PE), Polipropileno (PP), Poliestireno (PS), Acrylonitrile Butadiene Styrene (ABS) e Poli Tereftalato de Etila (PET)

 

Termocolor expõe ampla linha de matéria-prima livres de metais pesados

Desenvolvedora de soluções em matéria-prima para a indústria de transformação de plástico, a Termocolor expõe sua ampla linha de produtos que vai de masterbatches a compostos, resinas tingidas, aditivos, beneficiamentos e colormatches. Além do desenvolvimento e produção livre de metais pesados, os produtos atendem a normativa europeia RoHS.

Destinado a colorir e/ou aditivar produtos plásticos, o masterbatch é um concentrado granulado de pigmento, carga e/ou aditivo incorporado em resina termoplástica como PP, PE, OS, ABS, EVA e SAN, por meio de um processo de extrusão. É aplicado na resina natural ou no composto básico do cliente na proporção indicada que pode variar de 1 a 5%, dependendo do aspecto desejado para a peça final. O manuseio é fácil e aplicação versátil podendo ser utilizado em qualquer processo de fabricação, atendendo os requisitos do cliente.

Os compostos são utilizados para reduzir custos e agregar valor às propriedades mecânicas da peça final como tração, flexão, impacto e resistência a intempéries. Os concentrados de resina com cargas de carbonato de cálcio, talco ou fibras de vidro, e/ou borrachas e/ou aditivos para atender os mais diferentes segmentos.

A resina natural processada com um pequeno percentual de pigmento e/ou aditivos normalmente utilizada em produtos onde a aplicação de masterbatches dificulta a dispersão e/ou para facilitar o processo do cliente. O material é pronto para o uso, sem necessidade de agregar outra matéria-prima.

Os aditivos são produtos que conferem propriedades específicas aos termoplásticos e podem ser incorporados ao masterbatch, composto ou resina tingida, ou granulados separadamente, tornando a aplicação mais versátil ao processo do cliente.

O serviço de beneficiamento abrange a extrusão de resinas plásticas, resultando em resina tingida, composto ou masterbatch. O cliente envia a resina e a Termocolor incorpora aditivos e produtos necessários para atender a cor e os requisitos técnicos desejados pelo cliente.

Os colormatches são pigmentos diluídos em matriz não polimérica de alta versatilidade e podem ser aplicados em diversos tipos de polímero. Possuem alta concentração de pigmentos, proporcionando aplicações que variam de 0,5 a 1%, menores que o masterbatch. São utilizados em segmentos de PVC e rotomoldadas. Essa mistura de pigmentos e aditivos em pó não conta com adição de resina termoplástica.

Fundada em 1984, em Diadema/SP, a Termocolor se consolidou como uma das principais especialistas em cor e propriedades de produtos plásticos. Atua nos mais diversificados mercados como construção civil, linha branca, UD, moveleira, embalagens, caixaria, higiene pessoal e cosméticos.

 

Multicolor expõe soluções em masterbatches para indústria termoplástica

Soluções em masterbatches, pigmentos em pó e microesferas para o mercado termoplástico são os destaques da Multicolor. A empresa conta com atendimento diferenciado e personaliza as necessidades do cliente por meio de microesferas e concentrados de cor para segmentos que requerem alta concentração e dispersão de pigmentos. A linha de produtos abrange pigmentações, aditivos, compostos e blendas.

Os masterbatches, concentrados com substâncias que fornecem ou modificam alguma característica de um polímero (resina) e/ou processo, como cor, propriedades mecânicas e características físicas. Os masterbatches podem ser granulados, quando veiculados em um polímero, ou líquidos, quando veiculados em plastificante ou similar. Nas duas opções o veículo empregado deve ser compatível com o polímero a ser utilizado para a confecção de uma peça específica.

As microesferas são concentrados, assim como os masterbatches, mas veiculados em uma cera e granulados em pequenas esferas. A cera emprefgada deve ser compatível com o polímero a ser utilizado posteriormente, com necessidade de uso de dosadores.

O pigmentos em pó, também denominados drycolor ou colormatch, são misturas físicas de pigmentos, homogeneizados e pré-dispersos para usos direto na confecção de peças, após devidamente mesclados no polímero.

Os conjuntos de aditivos fornecem ou modificam alguma propriedade específica ao processo ou produto final. A linha de produtos pode ser em forma de masterbatch, microesferas ou pó. Serve de auxiliar de fluxo, redutor de cilco, protetor UV, antichama, entre outras funções.

Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico
EuroMold – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos
Data: de 14 a 17 agosto de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville/SC – Brasil
Organização: Messe Brasil
Credenciamento de visitantes: www.interplast.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação – Messe Brasil

Resumo  e Apoio  Moldes Injeção Plásticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta


Top