Defeito de injeção plástica em peças técnicas de PVC
Este conteúdo abrange diversos problemas que ocorrem durante a injeção de diversos produtos plásticos no dia à dia. São resumos de casos apresentados e que receberam comentários e sugestões de profissionais. A ideia é levar a informação na palma da mão, para um melhor direcionamento no momento da necessidade. Se lhe interessa saber mais sobre molde de injeção, manutenção em molde e sobre defeito em peças plásticas indicamos nossos Estudos livres. http://moldesinjecaoplasticos.com.br/loja/
Marca do tipo esguichamento
Problema: marcas na peça tipo esguichamento. Material PVC-R
Comentários:
– Deve ser “esguichamento” por causa do ponto de injeção não ter uma face oposta para suavizar o fluxo de material.
– Caso você tenha o recurso de escalonamento da injeção na máquina faça o seguinte ajuste.
– Use velocidade média no início de injeção até chegar no ponto de injeção. No ponto até formar uma pequena porção da peça use velocidade baixa. Em seguida aumentar a velocidade.
– Essa máquina tem como modificar o perfil de injeção? Pelo menos 3 velocidades. E comutação por posição.
– Já tive problema assim pode ser material, temperatura muito baixa está esfriando antes de completar a peça.
– A peça está incompleta, tenta aquecer o lado fixo do molde para melhorar o fluxo do material e verifica se a temperatura do material está correta.
– Colocar um pino na frente da entrada de material para cortar o fluxo, o problema é essa entrada livre assim.
– Melhorar a entrada de material, agora se esse molde já tem processo por algum tempo, tentar trabalhar por posição escalonada injetando lento, caso seja um molde novo deve melhorar a entrada do material junto a ferramentaria.
– Pode ser também o material frio que veio pelo canal de injeção, tenta fazer um poço frio antes de chegar no ponto de injeção.
– O material está esfriando antes de preencher o molde, se usa molde aquecido pode aumentar a temperatura, pode aumentar velocidade de injeção ou se tiver margem aumentar a temperatura canhão.
– Material frio, está entrada de material está muito restrita!
– Tem que diminuir a velocidade de injeção na entrada até eliminar este problema. Não sei se você consegue aumentar a temperatura da massa por ser PVC, mas se conseguir pode aumentar.
– Tente também deixar o molde um pouco mais quente para ajudar no fluxo do material.
– Material frio e velocidade de injeção baixa.
– Veja se não tem vazamento de água, está bem parecido.
– Material frio.
– É uma peça de pouca espessura.
– Sugiro uma entrada de material em leque, não em ponto como mostra na imagem.
– Tem que ter uma barreira no ponto de injeção, pode tentar injetar mais devagar no início.
– Temperatura do bico.
– Pela foto parece ser jato livre. O ideal é ter uma quebra de fluxo antes da entrada na peça. Ou descobrir o ponto de entrada e controlar com velocidade baixa até estabilizar o preenchimento, depois pode aumentar a velocidade, para preenchimento uniforme.
– Falta carga, tempo injeção.
– Tira descompressão.
– Concordo, já tive esse problema tenta aumentar a temperatura do material e escalonar o perfil de injeção.
Peça com linhas de fluxo
Problema: peça com linhas de fluxo. Material PVC.
Comentários:
– Material é novo ou recuperado? Me parece falta de lubrificação, deve estar degradando.
– Parece que ele está usando composto de Extrusão para injetar, parece que está faltando auxiliar de Fluxo.
– Parece umidade… Foi desumidificado? Está usando contra pressão?
– Injeta mais devagar, parece humidade. Qual é o material?
Autor – PVC.
– Umidade.
– Observa temperatura, pode resolver também.
– Pode ser umidade ou matéria prima degradando no cilindro de plastificação. Dá uma conferida pode ser a causa das manchas.
– Termopar fora de posição ocasionando leitura incorreta.
– Ou pode ser umidade no material, ou velocidade de injeção.
– Seria bom saber o tipo de material, porque mesmo sendo um material que precisa ser estufado quase não dá certeza do que e está linha de solda… exemplo: tipo de pigmento, a forma do canal de injeção sobre a matriz… temperatura e fluidez do material também podem ser os indicadores da solda.
– Tenta reduzir a segunda velocidade de injeção. Deixa em um espaço curto e bem lenta, PVC é complicado de injetar.
– Pode ser umidade do material. Mas como parede ser o ponto de injeção faça um perfil de injeção que no começo se injete lento. Verifica a temperatura do canhão e principalmente o bico do conjunto injetor.
– Me parece mais gás, ou umidade.
– Injetava uma peça em PVC que queimava e rachava igualzinho.
– Tem que estufar o material.
– Está com características de material que não foi bem estufado.
– Também acho que não é linha de fluxo … Menos velocidade e estufa …
– Parece realmente material úmido tenta colocar o mínimo de descompressão que pode melhorar este efeito pode ser disso tenta fazer isso pra ver se resolve.
– Pela foto é bem próximo do canal de injeção? Já me aconteceu de ser o próprio canal, no caso muito pequeno e por causa disso o material dava esse detalhe, no meu caso aconteceu com uma tampa de uma caixa que vai vários relés, em policarbonato a peça era total transparente, e bem em volta do canal tinha uma mancha tipo um espirro de material, até que achei que era umidade, mas fiz vários testes e no fim vi que era somente o canal de injeção muito pequeno, espero ter ajudado.
– Pode ser o recalque.
– Parece que está esfriando, e estourando na injeção.
– Tenta aumentar temperatura e injetar com menor velocidade
– O material está batendo na parede do molde, onde deve estar esfriando antes de espalhar na cavidade, esse material deve ser pead.
Autor – PVC.
– Então deve estufar melhor o material, ou o master ou pigmento está queimando antes.
– Isso pode ser também vazamento de água.
– Parece material úmido.
– Injetar lento no ponto de injeção e fazer um perfil de velocidade crescente. Se for PVC não precisa estufar.
– Tem que desumidificar.
– Se for material higroscópico precisa estufar, velocidade alta e descompressão elevada colabora para mancha!
– Eu trabalho com PVC e quando acontece isso pode ser velocidade e pressão baixa.
– Reduz o curso da descompressão ou coloca recuo no injetor.
– Se não mudar o ponto de injeção não vai melhorar.
– É mancha esbranquiçada, não sei o material que está sendo injetado, mas tenta um pouquinho a mais na velocidade do giro da rosca e um leve ajuste no recalquem, tem cara de má dispersão se material.
– Para saber se é umidade do material ou degradação térmica, injete um pouco fora do molde em manual, se o material sair com bolhas ou manchas é problema de umidade veja se tem como secar (pelo menos em estufa).
– Se ao sair fizer um estouro tipo chiclete é excesso de descompressão.
– Se sair normal pode ser baixa temperatura, excesso de velocidade que aumentam o atrito no ponto de injeção e degradam a resina.
– Acha o ponto ideal de injeção e coloque bem lento.
– Não é linha de fluxo, e tenho minhas dúvidas se realmente é umidade, acho que não. Está usando master? Qual veículo?
– Velocidade, ou material úmido.
– Processo e estufa.
– É complicado, injeção você tem que estar presente e tem que fazer avaliação de vários itens.
– Saída de gás, limpou melhorou.
– Se não resolver aumenta o furo do canal de injeção para melhorar o fluxo do material injetado.
Autor – Melhorou.
– Diminuir a primeira velocidade de injeção, bem baixa, em um pequeno curso de entrada, depois aumenta, com certeza vai resolver.
– Depois posta aqui como resolveu, e muito importante para todos.
Autor – Trocamos a matéria prima.
– Partindo do princípio que o básico está certo (umidade, temperatura, etc…) procure escalonar a velocidade. Nesse primeiro quinto do preenchimento, diminua bem a velocidade e depois você acelera.
– Com PVC sempre iniciei lento e depois acelerei. Melhora muito a marca de fluxo.
– São muitas as possibilidades, mas mediantes das várias sugestões e indicações fica mais uma, analisar a necessidade de um perfil de preenchimento, identificando a posição na injeção, onde seria o momento de maior restrição na passagem do material e neste ponto usar uma velocidade máxima de 10 mm/s…
– Aquecer o material antes ajuda.
– Isso está parecendo umidade
Marca em volta do ponto de injeção
Problema: marca em volta do ponto de injeção. Material PVC dureza 70.
Comentários:
– Para marca em volta do ponto de injeção, diminuir o recalque.
Autor – Não tem recalque.
– As outras tenta aumentar a velocidade de injeção.
– Perfil de injeção desregulado, mal ajustado, tente achar exatamente os cursos com velocidades para canal e produto.
– Coloca descompressão. Ou encosto/recuo de bico a cada ciclo. Provável isso ser uma porção que está vazando no bico.
Autor – Vou testar
– Bico quente?
– Pode estar amassado o canal do bico, aí ele repuxa e dá nisso.
– Umidade.
– Injeção lenta.
– A dosagem está em quanto?
– Está injetando até o final, o colchão está em 0,04 aumenta esse colchão.
– Tenta trabalhar com a velocidade de injeção bem lenta, tenta com 10 ou 15 % e aumenta a pressa pra dar força na injeção, aumenta também o tempo de injeção pra poder dar tempo de preenchimento.
– Outra coisa que eu fiz em peça de PVC é se estiver usando material reciclado de má qualidade, estufa ele a 40 ou 60 graus pra tirar a umidade também. Já passei por isso e assim resolvia. Minha peça era manopla de moto.
Autor – Vou fazer esse teste.
– Faz um teste aumentando um pouco a temperatura do bico, e diminui a velocidade de injeção na posição inicial uns 30 mm, depois aumenta para ver se melhora.
– Qual a carga que está usando?
Autor – Vou testar.
– Interessante, não tem recalque!
Autor – Nesse tipo de PVC, dependendo do molde não utilizamos recalque.
– Resolveu o problema?
Autor – Não.
– Tira a descompressão.
– Dá mais tempo de injeção.
Temperatura do molde está gelado, ciclo da máquina. Como está?
Autor – Testei com molde frio e temperatura ambiente, ciclo de injeção está 15, de resfriamento está 20, está dosando em 7 segundos.
– Se refere aquela marca circular em torno do ponto de injeção?
Autor – Isso.
– Parece ser o aquecimento da bucha de injeção do molde pelo formato tão circular, poderia ser a pre injeção ligada também.
– Ciclo está dentro, tenta diminuir cargas de extração!
Autor – Não temos extração nessa peça, pelo que entendi na sua colocação. A retirada da peça é manual (operacional).
– Precisa acertar qual problema maior dessa peça?
– Mancha no ponto de injeção.
– Se conseguir:
Aumenta velocidade de injeção.
Aumenta temperatura do molde.
Verifique se a temperatura do fundido está de acordo com o processo.
O raio do bico está de acordo, se não troca por um raio menor que o da bucha.
– Máquina está com o recurso de pre injeção ativado? Se sim, molde pode estar abrindo antes de refrigerar a região do ponto de injeção.
– Reduz a contrapressão.
– Diminui a temperatura da câmera quente se o teu molde for com câmera quente.
Autor – Não tem câmera quente.
– Está com cara de ser material frio, como está a velocidade de injeção.
– É câmara quente, ou bico quente?
– Bico frio.
– Estranho, fica escorrendo material quando finaliza o processo de injeção?
– Não tem mancha, ou resíduos na face do molde onde fica o ponto de injeção?
– Tenho uma base de bingo que faz uma mancha parecida, mas é bico quente.
Autor – Fiz os dois testes em relação ao bico, deixei recuado (espurga sim, quando recuado), deixei também em costado e coloquei recuo de descompressão, os dois saiu da mesma forma.
– Perfil de injeção desregulado, mal ajustado, tente achar exatamente os cursos com velocidades para canal e produto.
– Turbulência do material no recalque.
Manchas brancas apenas em peças na cor cinza
Problema: manchas brancas apenas em peças de cor cinza. Material PVC.
Comentários:
– Isso é gás, está acumulado nessa área.
– Limpa o molde.
– Isso pode ser o encontro dos gases proveniente da pigmentação, experimenta aumentar a contra pressão e diminuir a velocidade de injeção, quanto de temperatura está o funil de secagem?
– Já pensou em por mais % do pigmento.
– Formações de gases, melhorar a diminuindo a velocidade da injeção e aumentar um pouco o recalque.
– Veja a espessura de material nesta parte. Ou acabamento no molde. Veja estes detalhes.
– Aumentar um pouco mais a temperatura e o fluxo (velocidade de injeção) pois percebes uma linha de solda fria.
– Tenta abaixar a velocidade de dosagem e aumentar contra pressão.
– Contra pressão…
– Use aditivo AXEL UDK ele aumenta a fluidez, desmoldante interno e não deixa o material queimar no canhão…
– Gás preso, têm que fazer uma saída de gás.
– Ou é material ou saída de gás.
– Pigmento.
– Trabalhei com PVC por 10 anos, acredito que seja saída de gás ou velocidade de injeção muito alta, ele gera esta retenção de gás em alta velocidade, você pode tentar aliviar um pouco o travamento! Melhora!
– Saída de gás.
– Baixa as 2 últimas velocidades.
– Se nas outras cores não tem esse problema, pode ser o master.
– Saída de gás, velocidade muito Alta, tenta escalonar e diminuindo o final da injeção.
– Tira um pouco o travamento, para aliviar um pouco a saída do gás, assim consegue aumentar um pouco a velocidade de injeção.
Esperamos ter colaborado com os profissionais!
Fonte: Grupos Técnico em Plásticos e Injeção Plástica do Facebook
Apenas Resumo: Moldes Injeção Plásticos
ACESSE: Isso também irá facilitar o trabalho do profissional
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