Você está em
Home > Notícias > INJEÇÃO EM CASCATA OU SEQUENCIAL

INJEÇÃO EM CASCATA OU SEQUENCIAL

 

OFERECEMOS FABRICAÇÃO DE MOLDE E ESTAMPO

 

Injeção em Cascata ou Sequencial

Imaginando uma peça com um ponto de entrada e uma longa distância a ser percorrida pelo polímero (Chamado de FR – fluxo de recorrência) para preenchimento total da cavidade, irão ocorrer vários itens de dificuldade:

Ocorrências para quanto maior o fluxo de recorrência (FR):
01 – Aumento da pressão necessária ao preenchimento.
02 – Maior perda de qualidade na resistência mecânica.
03 – Necessidade de aumento das temperaturas “Massa e Molde”.
04 – Deformação da peça após extração.
05 – Acabamento superficial ruim.
06 – Dificuldade de manter qualidade dimensional entre outros;

Para solucionar estes problemas, imagine uma peça longa como um painel de veículo.
Se tivermos ao longo da geometria da peça vários pontos de injeção estrategicamente distribuídos de acordo com as necessidades observadas no estudo de moldflow, podemos aperfeiçoar esta injeção abrindo todos os pontos ao mesmo tempo. Mas se estas aberturas ocorrem de forma sequencial evitando junções frias e seguindo um fluxo predeterminado, podemos reduzir também as forças exigidas da máquina e termos um ganho no investimento do equipamento além de maior qualidade no produto final. O sistema valvulado é bastante sofisticado e indicado para a fabricação de peças em moldes onde existam mais de um ponto de injeção. Ele permite a fluência “inteligente” do material dentro do molde, e tem como finalidade evitar o surgimento de linhas de emenda ou de pontos com menor resistência mecânica.

Redução das linhas de união de fluxo (emenda) 
Na produção de peças com mais de um ponto de injeção, o encontro de frentes de fluxo de material na cavidade forma uma linha de emenda na peça. Este resultado, em muitos casos, indesejável, principalmente em peças que requerem acabamentos superficiais posteriores, como pintura ou mesmo para injeção sobre tecido.

Como geralmente o encontro das frentes de fluxo acontece no final do enchimento da cavidade, quando a pressão de injeção e a temperatura do material já estão reduzidas, não é possível garantir a união homogênea. Sendo assim, a peça injetada pode apresentar uma região fragilizada nestas áreas de encontros de material.

Diferentes pressões e distribuição das temperaturas podem elevar as tensões e resultar em um aumento de empenamento da peça na região das linhas de união. Com a aplicação de pontos de injeção valvulados de abertura sequencial, uma peça longa pode ser preenchida de um lado para outro ou do centro da cavidade para as extremidades. No início da injeção, somente um ponto fica aberto. Os outros pontos se abrem quando a material passa par eles.

Este conteúdo faz parte de nosso Info-produto Defeito em peças plásticas

 

Visite nossa loja

Apostila digital em Pdf – Vendas pelo Pag Seguro e envio feito somente por email

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/loja/

 

Apostilas em PDF

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/loja/

Vendas pelo Pag Seguro e envio feito somente por email

 

Estudo livre sobre Moldes de injeção

Estudo livre Manutenção em Moldes

Estudo livre Defeito em peças plásticas

Resumos de Checklist Auxiliares na fabricação de moldes

Estudo livre sobre Moldes de injeção: abrange o conteúdo completo do ferramental visando iniciantes e profissionais do setor plásticos interessados em aprimorar seus conhecimentos nesta área, e para profissionais que não trabalham diretamente na fabricação do ferramental, mas que dão suporte necessário nas linhas de produção e na administração, com o planejamento, compras, vendas e outros.

Passa uma visão real do que representa uma ferramenta, sua importância dentro do processo produtivo e permite a identificação dos componentes e sua função no conjunto. Diante do custo elevado de um ferramental e do comprometimento cada vez maior com o mercado, a necessidade e os cuidados sobre o mesmo devem ser observados por todos que participam da cadeia produtiva. O envolvimento e conhecimento de todos, aumenta as possibilidades de racionalização dos processos e de inovação.

O conteúdo abrange definição, classificação, sistemas funcionais sobre moldes, considerações necessárias e noções sobre processo de injeção.

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/produto/estudo-livre-e-basico-sobre-moldes-de-injecao/

 

Estudo livre Manutenção em Moldes: tem como objetivo contribuir com profissionais e interessados que atuam na área de manutenção em moldes de injeção para termoplásticos e processos. Consideramos como publico alvo os iniciantes do setor de plásticos, ferramenteiros, operadores de injetoras, técnicos, analistas de processo e da qualidade e interessados em reduzir as perdas.

40 itens visam direcionar e destacar as necessidades da execução de “Manutenção no molde” para sua conservação e valorização procurando demonstrar que somente as condições ideais permitem e dão segurança para produzir com qualidade e eficiência. Toda ferramenta passa por desgaste devido fadiga de uso em máquina injetora e por ataque físico-químico recebido da matéria prima, tornando previsível e real a necessidade de sua recuperação.

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/produto/manutencao-em-moldes-de-injecao/

 

Estudo Defeito em peças plásticas: inicialmente mais de 21 itens abordam recomendações sobre fatores e condições para um bom processo de injeção eliminando falhas no ajuste e na parte final outros 58 itens ajudam na Identificação de defeitos em peças plásticas e sugestões para correção. São páginas abordando recomendações para bom processo produtivo e sugestões com identificação de defeitos.

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/produto/defeitos-em-pecas-plasticas/

 

Resumos de Checklist Auxiliares na fabricação de moldes: o uso de Checklist para liberação de ferramentas de injeção é prática comum em diversas empresas. Sua utilização facilita a condução de diversas atividades dentro de empresas. Para o setor ferramenteiro é quase uma regra e como sempre somos questionados sobre este tema, resolvemos fazer um resumo e montar alguns deles para facilitar a quem necessita.

Resumos de Checklist

01 – Informacional pré- projeto

02 – Projeto conceitual / refrigeração do molde

03 – Verificação inicial / liberação de projeto do molde

04 – Pre montagem na fabricação do molde

05 – Auxiliar para Try-out de molde

06 – Para Liberação do molde ao cliente

07 – Para Liberação do molde após manutenção

08 – Auxiliar para elaboração de Set up

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/produto/resumos-de-checklist-auxiliares-na-fabricacao-de-moldes/

 

Curta nossa página:

https://www.facebook.com/moldesinjecaoplasticos/

 

AGRADECEMOS TAMBÉM AOS AMIGOS QUE PRESTIGIAM NOSSO SITE DE TRABALHO

1.147.794  FOI O NÚMERO DE PÁGINAS ACESSADAS EM 2018

 

Deixe uma resposta


Top