Você está em
Home > Notícias > INTERMACH 2019: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, SOLUÇÃO DO FUTURO EM FOCO

INTERMACH 2019: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, SOLUÇÃO DO FUTURO EM FOCO

 

 

Intermach 2019: automação industrial, solução do futuro em foco

Principal evento metalmecânico do Sul do Brasil, a Intermach reunirá de 17 a 20 de setembro de 2019, os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, soluções e serviços para o setor, com destaque para lançamentos e tecnologias inovadoras. Uma das principais novidades será o espaço Serviços Industriais dentro da feira, com soluções em usinagem, cromagem, galvanização, metrologia, entre outras opções.

A qualificação profissional será outro aspecto que ganhará reforço. Além do Congresso Técnico serão realizados Workshops gratuitos ministrados por expositores. “Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops, agilidade em fechamento de negócios na rodada, somado a uma área específica dedicada a serviços industriais”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

A feira multisetorial da indústria metal-mecânica tem objetivo principal de gerar negócios e difundir novas tecnologias especialmente voltadas à Automação Industrial. Diversos setores se fazem presentes no evento, como o de ferramentaria, plásticos, logística, ensaios, caldeiraria e tratamentos, entre outros.

Esta interação entre os setores atrai um público diversificado de empresas, que atuam em áreas bem distintas e profissionais de organizações que buscam conhecer as soluções em máquinas equipamentos, especialmente para Automação Industrial, o que torna a participação dos expositores importante e rica.  A Automação Industrial é uma constante na atualização em processos produtivos e geram investimentos contínuos em processos fabris.

Paralelamente à feira, além do congresso técnico organizado por uma das mais respeitáveis instituições de ensino do país, acontece ainda uma rodada de negócios, uma feira de subcontratação industrial, além de workshops, painéis e encontros de entidades de classe. O que faz da Intermach um dos eventos mais completos da indústria e grande fomentador de novos negócios e tecnologias voltados a Automação Industrial.

O Moldes Injeção Plásticos como sempre buscando deixar os profissionais atualizados, trás um resumo sobre a feira e seus eventos paralelos além de listarmos alguns expositores e seus destaques. Parabenizamos ainda a Messe Brasil organizadora e expositores por acreditar em nossa capacidade produtiva.

Eventos paralelos:

Rodada de negócios metalmecânica – oportunidade de fornecer e se relacionar com Grandes Indústrias do Setor MetalMecânico.    Dia 18/09 – 14:00 as 20:00 – Expoville

 

Workshops gratuitos de expositores – dias 18, 19 e 20 de Setembro –  veja programação:

https://www.intermach.com.br/workshops-gratuitos-intermach-feira-industria-metalmecanica/

Seminário Técnico de Automação Industrial

O 19° Seminário Técnico de Automação Industrial organizado pela ISA Curitiba Section, em paralelo à Intermach 2019, debaterá as tendências do mercado de instrumentação, sistemas de controle e automação, nos dias 18 e 19 de setembro, em Joinville/SC. A programação contará com palestras de especialistas conceituados na área e de empresas de referência em automação industrial com atuação no Brasil e no mercado internacional.

O Seminário será realizado em um momento promissor considerando que o mercado de automação no Brasil teve uma alta de 8% no total de 2017 para 2018 (Associação Brasileira de Automação – GSI Brasil). A região sul é onde o mercado de automação mais cresceu em 2018, com incremento de 13% em todos os setores. Gil Fábio de Souza, presidente-eleito da ISA Distrito 4 – Brasil, diz que a automação no Brasil está sendo implementada com foco na entrega de melhores experiências, produtos e serviços para o consumidor final. “Isso mostra uma sintonia das empresas com os clientes, e o Seminário Técnico da ISA é uma das pontes de ligação entre a necessidade dos processos industriais e os fornecedores de tecnologia de automação”, destaca.

O evento reunirá a comunidade industrial possibilitando a troca de informações entre os diversos profissionais da área de Instrumentação, Controle de Processos e Sistemas de Automação. As palestras, realizadas pelas empresas patrocinadoras e keynotes speakers convidados, promoverão a atualização dos profissionais, docentes e pesquisadores”, comenta Souza. Os patrocinadores já confirmados são: Coester / Dimensional / Festo / Schneider-Vale Automação / WEG.

A ISA vem há mais de 20 anos atuando com duas Seções Profissionais nos três estados do sul, posicionando-se entre as seções mais ativas em todo Brasil e destacando a importância desta região para a comunidade de automação industrial. O objetivo da ISA Distrito 4 – Brasil, juntamente com as Seções Profissionais e Estudantis, é desenvolver e estimular a competência técnica conectando a comunidade de automação para alcançar a excelência operacional.

A organização desenvolve padrões globais amplamente utilizados; certifica profissionais do setor; fornece educação e treinamento; comercializa livros e artigos técnicos; hospeda conferências e exibições; e fornece programas de networking e desenvolvimento de carreira para seus membros. Souza explica que, para engenheiros, técnicos e gerentes envolvidos em automação industrial, a ISA é a fornecedora local confiável de recursos técnicos fundamentais baseados em padrões, impulsionando o avanço de carreiras individuais e a profissão em geral. “A ISA reúne as pessoas certas para criar as tecnologias do futuro e compartilhar as melhores práticas com a próxima geração de profissionais de automação”, reforça.

Saiba mais: https://www.intermach.com.br/seminario-de-automacao-industrial-isa/

 

Seminário de Metrologia, Medições, Testes e Oportunidades para o setor

As novidades em equipamentos e as tendências em processos de metrologia estarão em destaque no Seminário organizado pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, por meio da CSQI – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição.

Na pauta das atividades estão temas relevantes para o setor e as melhores práticas voltadas para a realidade da Indústria 4.0. As temáticas, incluindo experiências vivenciadas por diferentes empresas, serão apresentadas por especialistas que atuam em controle da qualidade, ensaios e medição de grandes indústrias. “Será uma oportunidade única de conhecer o que o mercado vem praticando e de interagir com as indústrias de todo o Brasil, muito bem representadas na principal feira do segmento máquinas e equipamentos, realizada na região Sul do país”, comenta Eduardo Prata Fernandes, presidente da CSQI. O seminário será realizado dia 19 de setembro entre as 14hs e 19hs.

Inscrição e programação do seminário:  https://www.intermach.com.br/seminario-de-metrologia-e-medicao-abimaq-csqi-intermach/

 

A nova NR12 – Leitura e Interpretação

As mudanças e desafios da nova alteração da NR12 estarão em evidência na palestra que a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos promove na Intermach, dia 18 de setembro, das 15h às 18h, em Joinville. O especialista Sidney Esteves Peinado, apresentará o tema “A nova NR12 – leitura e interpretação”, apontando os pontos modificados e os desafios para as indústrias. “Vamos mostrar os impactos das mudanças para os fabricantes e usuários de máquinas e equipamentos, destacando a leitura e interpretação da normativa. Demonstraremos o ponto de vista da fiscalização, não do fabricante e usuário”, acrescenta.

Segundo o consultor muitas indústrias têm dúvidas desde a publicação da Portaria 197 de 24/12/2010, maior revisão desde a portaria 3214 de 1978, e de como aplicá-la em seus processos. “As normativas e legislações nem sempre são fáceis de entender e é natural que as dúvidas sempre vão existir, considerando inclusive, a necessidade de seguir a hierarquia das leis da Constituição Federal, CLT, Portarias, Normas Regulamentadoras, Notas técnicas e Instruções Normativas”, explica.

A programação abrangerá os conceitos e princípios da NR12 evidenciando as mudanças recentes, e questões práticas ligadas aos dispositivos de segurança e elaboração de projetos, com destaque para Apreciação de Riscos. “Tudo é uma questão de interpretação e nós queremos ajudar os fabricantes de máquinas e equipamentos nesse quesito para que sejam assertivos na aplicação da norma em suas unidades industriais”, afirma Peinado.

Inscrições gratuitas: https://www.intermach.com.br/a-nova-nr12-leitura-e-interpretacao-intermach-abimaq/

 

Expositores e seus destaques

REGO-FIX expõe tecnologia suíça para fixação de ferramentas de usinagem reconhecida pela precisão

O PowRgrip, produto suíço para fixação de ferramentas de usinagem, será o destaque. Consolidado no mercado, o produto diferencia-se pela capacidade de fixação rápida de ferramentas, com elevado torque e extrema precisão. “A solução oferece o melhor benefício para qualquer processo de usinagem”, comenta Daniel Jacob, gerente de vendas da REGO-FIX.

O sistema PowRgrip fornece excelente amortecimento de excentricidade, de alta vibração, bem como ,manuseio fácil e seguro para fresa e perfuração minuciosas e de alta velocidade. É utilizado por empresas de usinagem para máquinas CNC em todos os continentes, reconhecido pela precisão, repetibilidade e confiabilidade. O produto aumenta a eficiência de todo o processo de usinagem, conta com um processo de fixação totalmente mecânico e não gera resíduos, o que evita impactos ao meio ambiente. As soluções atendem os mercados automobilístico, de moldes e matrizes, engenharia médica, aeroespacial, relojoaria e telecomunicações.

Com sede em Tenniken, Suíça, a REGO-FIX se estabeleceu como uma das principais fabricantes de sistemas porta-ferramentas e desfruta de uma excelente reputação no mercado. Através de sua estreita rede de distribuidores e subsidiárias nos EUA e na China, a REGO-FIX está estrategicamente bem posicionada e possui presença mundial nos principais mercados.

Com invenções de produtos inovadores, a REGO-FIX evoluiu de uma pequena empresa para um provedor de soluções global para sistemas porta-ferramentas de ponta. Berço da precisão, a REGO-FIX fabrica seus produtos na Suíça para atender aos mais altos padrões de qualidade. Criou o ER em 1972 e sempre focou em novas tecnologias para processos de usinagem de ponta. A unidade brasileira conta com estrutura em Sorocaba, SP, contribuindo com a liderança de mercado do grupo por meio do fornecimento de soluções inovadoras e serviços de qualidade, próximo aos clientes.

 

ZEISS lança equipamento de medição por coordenadas com tecnologia de ponta e preço acessível

ZEISS SPECTRUM – com preço competitivo, essa máquina é ideal para empresas que buscam o seu primeiro equipamento de medição por coordenadas. Por dispor da tecnologia presente nas máquinas top de linha da ZEISS, e contar com a operação através do consagrado software CALYPSO, além de dispor de amplo portfólio de acessórios para otimizar o processo de medição, a ZEISS SPECTRUM é o investimento mais inteligente para empresas que buscam otimizar e aumentar a confiabilidade na medição de suas peças.

A ZEISS SPECTRUM é operada com baixo consumo de energia e de ar comprimido e ocupa pouco espaço físico no chão de fábrica, o que amplia a sua flexibilidade a diferentes processos e contribui para uma menor pegada ambiental do equipamento. Além da ZEISS SPECTRUM, os visitantes também poderão ver em funcionamento o ZEISS COMET, que é um scanner óptico ultra portátil, que torna a captação de dados 3D fácil, rápida e exata. Com funcionamento através de projeção de padrões de franjas e captura de imagens com lentes ZEISS, o ZEISS COMET é capaz de digitalizar objetos em velocidade recorde e alta qualidade em qualquer aplicação.

A ZEISS é uma empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica. Desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras em metrologia industrial e controle de qualidade, soluções em microscopia para pesquisa em ciências da saúde e materiais e soluções em tecnologia médica para diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. O nome ZEISS também é sinônimo de liderança mundial em litografia óptica, usada pelo setor de chips na fabricação de componentes semicondutores. Existe uma demanda mundial para produtos da marca ZEISS que definem tendências, como lentes de óculos, câmeras e binóculos.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WTr97o5q7bo

 

Systec apresenta tecnologia utilizada no desenvolvimento de soluções de fixação com alta exigência nas tolerâncias

A Systec oferece ampla linha de produtos para máquinas-ferramentas e direciona os esforços para a melhoria da qualidade, produtividade e confiabilidade dos processos de usinagem. Para a área da metalurgia, representa empresas líderes internacionais e atende todo o território nacional.

A Systec desenvolve ainda projetos especiais para atender demandas específicas de seus clientes. E para garantir o setup rápido e eficiente conta com uma linha especial de troca rápida, minimizando o tempo de parada dos processos produtivos.

A linha de produtos de fixação da Systec conta com opções de placa pneumática, porta-pinças, placas automáticas/cilindros, graxa e castanhas para tornos, lunetas e placas manuais. Dispõe ainda de ampla linha de alimentadores e ferramentas motorizadas para diversificadas máquinas.

 

Motiwak divulga tecnologia para fabricação de peças especiais e padronizadas de alta precisão em componentes de moldes e estampos

A tecnologia diferenciada e a capacidade de produzir peças especiais e padronizadas de alta precisão em componentes de moldes e estampos serão o destaque que a Motiwak apresentará em seu estande. Os produtos são destinados a diferentes necessidades da indústria metalmecânica em geral.

Para moldes de uso mais abrangente, conta com punções, molas, carimbos de aço, eletrodos de cobre para gravação industrial, pino de guia para fixação e acessórios para ferramentaria em geral. A produção abrange componentes de moldes de injeção plástica, fundição, ferramentas de estampos para corte e repuxo, e pinos de guia para linhas de fixação.

A Motiwak é uma empresa 100% nacional, com mais de 25 anos de presença no mercado brasileiro, com sede própria na zona leste de São Paulo, em área de 750m². Além dos produtos com tecnologia inovadora, dispõe de serviços de atendimento pós-vendas, equipe de análise de desenhos, biblioteca de normas e desenvolvimento técnico de produtos. Mantém atendimento personalizado às necessidades específicas dos clientes para o desenvolvimento e acompanhamento da implantação das soluções customizadas.

 

Vertec apresenta soluções completas de marcação e rastreabilidade para a indústria 4.0

Especializada em soluções de marcação e rastreabilidade, a Vertec apresentará opções em equipamentos para esses serviços, voltados às necessidades da indústria 4.0. Os produtos diferenciam-se por serem compactos, robustos, com alta eficiência e tecnologias de ponta.

A Vertec desenvolve soluções aplicadas para marcação, codificação e identificação de produtos e embalagens durante o processo produtivo. Para automação industrial, dispõe de soluções customizadas e completas, por meio de sistemas industriais de inspeção por imagem, sensores de visão, leitores de datamatrix e código de barras, sensores fotoelétricos e barreiras de segurança.

A Vertec dispõe de estrutura própria para importação, engenharia de aplicações, vendas, completo suporte pós-vendas, desenvolvimento de projetos customizados, assistência técnica e fornecimento de peças e consumíveis. É fornecedora exclusiva das marcas HSA e Datalogic para todo o Brasil e da Marca Linx para toda a região Sul. Possui uma filial no Rio Grande do Sul e parceiras no Paraná e oeste de Santa Catarina. Atende a todos os segmentos da indústria com soluções únicas e personalizadas quando o assunto é impressão, rastreabilidade industrial e soluções voltadas à indústria 4.0.

Com mais de 20 anos de experiência de mercado, a Vertec desenvolve e executa projetos especiais para atender as necessidades específicas de cada cliente, englobando hardware e software, o que resulta em soluções únicas e customizadas. Possui capacitação própria no desenvolvimento de softwares, drivers e integração dos equipamentos que distribui, nas mais diversas plataformas industriais.

 

Alltech expõe soluções para usinagem com diferenciais de eficiência e precisão

As soluções completas do Grupo Alltech para o mercado de usinagem, com diferenciais de eficiência e precisão, serão destaque em seu estande. As linhas de produtos contemplam centros de usinagem, tornos, injetoras de plástico acessíveis e eficientes, ferramentaria completa para as necessidades do setor de usinagem, além de serviços prestados para o segmento.

A Alltech conta com três divisões AllMáquinas, AllTools e AllService. A AllMáquinas dispõe de uma ampla linha de máquinas operatrizes para o mercado de usinagem, como centros de usinagem, tornos, fresadoras e injetoras. Está entre as três maiores importadoras de centros de usinagem do Brasil, trabalhando com os maiores fabricantes de máquinas de Taiwan, China, Coréia, Japão e República Tcheca.

A AllTools é a primeira empresa do Grupo ALLTech está no mercado há mais de 16 anos e conta com o maior estoque de ferramentas para o segmento de moldes e matrizes do Brasil. Com a ALLService, o cliente recebe o acompanhamento especializado desde compra até a instalação da máquina. Os serviços incluem monitoramento, manutenção do equipamento, assistência técnica para diversas marcas e fornecimento de peças para reposição.

O Grupo Alltech conta com representantes em todo o país, matriz em Caxias do Sul/RS e filial no Perini Business Park, em Joinville/SC. Os produtos oferecem aos clientes as mais modernas e avançadas tecnologias disponíveis no mercado. A empresa soma mais de 15 anos de mercado no fornecimento de soluções completas em máquinas e serviços.

 

Fischer do Brasil destaca instrumentos de medição e equipamentos de análise reconhecidos pela repetitividade e precisão

O estande da unidade brasileira da Fischer demonstrará a tecnologia alemã em instrumentos de medição e análise, reconhecidos pela repetitividade, precisão e com a menor incerteza do mercado, inferior a 1%.

A extensa gama de produtos da marca inclui uma extensa variedade de inovadores instrumentos de medição de espessuras de revestimento, análise de materiais, teste de materiais e nanoindentação. Os instrumentos de medição Fischer são utilizados em todo o mundo em diferenciados processos que necessitam de precisão, fiabilidade e facilidade de funcionamento.

Para medição de espessura de revestimento, conta com instrumentos de medição automatizados, portáteis e de mesa para determinação rápida e precisa.

A tecnologia utilizada para testes de materiais pode determinar de forma precisa, parâmetros como composição elementar, teor de ferrite, condutividade e outras propriedades.

A inspeção de superfície conta com soluções metrológicas apropriadas para a caracterização das propriedades possibilitando investigar perfil, dureza ou porosidade.

Com mais de 60 anos de experiência de mercado de instrumentos de medição, a Fischer desenvolve soluções personalizadas de acordo com as características e necessidades específicas de cada indústria.

Atua nos segmentos aeronáutico, aeroespacial, polímeros e plástico, vidro e cerâmica, metais, têxtil, automóveis, químicos, petroquímico e de extração, eletrônico, semicondutores, galvanização, anodização, energia, ouro, relojoaria, joalharia, tecnologia marítima e de transportes, bens alimentares, médico, farmacêutico, tintas e vernizes, revestimentos de material rígido e reciclagem.

A Fischer é uma empresa alemã, presente no Brasil desde 2012, por meio da filial em São Paulo. A empresa possui acreditação de qualidade de acordo com a ISO 9001:2008, desde 1997.

A Fischer é membro do DIN desde 2016 e cumpre voluntariamente a auto-regulamentação da normalização, em contribuição a concorrência global da economia.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2JyWAduAX9w

 

Versatronic Sul demonstrará serviços de reparos de equipamentos eletrônicos e motorização da Máquina CNC

A participação será uma oportunidade para a Versatronic Sul demonstrar sua especialidade em serviços de manutenção de equipamentos eletrônicos e de motorização de máquina CNC. Entre os diferenciais para os serviços prestados está a possibilidade de realizar testes reais nos equipamentos aliada a alta tecnologia aplicada ao reparo.

A Versatronic Sul atua com os serviços em equipamentos eletrônicos de máquina CNC, estendendo-se a toda a linha de manutenção de motores, spindles, acionamentos, drives, inversores, placas, vídeos, encoders e outros periféricos “Nossos serviços são prestados por equipe de engenheiros mecânicos e eletrônicos, continuamente dedicados a atualização tecnológica e seguindo as inovações do mercado”, comenta Fabio Siqueira, diretor da Versatronic Sul.

Instalada em Cachoeirinha (RS), desde 2007, a Versatronic Sul presta serviços de manutenção corretiva e preventiva de equipamentos eletrônicos e motorização da máquina CNCs e demais segmentos da indústria. Conta com mais de 700 clientes na região Sul do Brasil, com a política de investir constantemente em tecnologias para se adequar as necessidades do mercado, assegurando a confiabilidade na devolução e funcionamento correto da máquina CNC.

Com sólida atuação no mercado no segmento de manutenção de equipamentos e motorização de máquina CNC, a Versatronic Sul atende o mais diversos segmentos. O know how da Versatronic Sul aplica-se as mais diversas marcas existentes no mercado como Siemens, Fanuc, Yaskawa, Romi, Okuma, SEM, Reliance, ABB, Mitsubishi, Voges, WEG, Danfoss, Fagor, Heidenhain, Fuji, Moeller e Schneider.

Link de vídeo: https://youtu.be/cYZraVGT3Yc

 

Fonte texto imagem: www.intermach.com.br      Resumo: Moldes Injeção Plásticos

 

Acompanhe nossas divulgações pelo Facebook

 

 

 

 

Deixe uma resposta


Top