Você está em
Home > Moldes > LIMPEZA DE PEÇAS POR ULTRA-SOM

LIMPEZA DE PEÇAS POR ULTRA-SOM

A Enge Solutions foi fundada em 2004, tendo como foco principal desenvolver solução completa para seus clientes quanto a tecnologia de limpeza por ultrassom, produto químico, dispositivo, tempos de processo, temperatura do líquido e auxiliares para o completo sucesso de processos de limpeza. A empresa 100% nacional está estrategicamente situada em São Paulo e possuí departamento técnico altamente capacitado, para prestar o melhor atendimento, manutenção e suporte ao cliente.

A empresa dispõe na mesma planta de um moderno sistema de limpeza por ultrassom para prestação de serviço, testes e desenvolvimento de processos de limpeza e um laboratório para análise de impureza/cleanliness conforme ISO 16232.

A empresa fabrica os equipamentos e também executa serviços de limpeza por ultrasom de componentes e ferramentas para conformação de metais, tais como estampos e elementos padronizados empregados em sua montagem.


Ferramental antes e depois da limpeza por ultra-som

O processo, que efetua a remoção de impurezas e resíduos típicos do processamento de metais, tais como o excesso de lubrificantes, é composto por quatro estágios: a lavagem em um tanque contendo um líquido de limpeza através do qual se propagam as ondas de ultrasom, o enxágue neste mesmo tanque,a aplicação de um produto abrilhantador e de um protetor que evita a oxidação da superfície do ferramental.

A aplicação do ultrasom promove a cavitação, ou seja, a formação de microbolhas de vácuo que, ao implodirem, promovem a remoção das partículas de resíduos, atuando como uma micro-escovação imperceptível a olho nu, que não danifica a superfície tratada. Entre as vantagens do processo está o fato de o fluido de limpeza ser capaz de alcançar, de forma homogênea, locais de difícil acesso, tais como furos, dutos e roscas, removendo resíduos de lubrificantes, graxas e carepas sem comprometer a precisão dimensional dos componentes, tendo em vista que não há atrito durante a limpeza.

Conforme as dimensões do ferramental a ser limpo, o processo pode durar de 20 minutos a uma hora e meia. Para a realização da limpeza é necessário o transporte do ferramental até a planta da Enge Solutions, razão pela qual, em muitos casos, é recomendável a compra dos equipamentos. Também de acordo com as dimensões das instalações necessárias, o seu preço pode variar.

O processo de limpeza por ultrasom pode ser usado em substituição ao jateamento de areia, granalha ou esferas de vidro e também à aplicação de produtos químicos. A limpeza de estampos por ultrasom ainda é pouco difundida no Brasil, especialmente devido às grandes dimensões que normalmente esse tipo de ferramental apresenta, mas ela é perfeitamente viável e mesmo vantajosa em relação a outros métodos de limpeza, os quais dificilmente removem 100% das impurezas e resíduos.     www.engesolutions.com.br

 

Top