Você está em
Home > Notícias > MERCOPAR: EMPRESAS PREPARAM NOVIDADES E SALÃO DA INOVAÇÃO SERÁ DESTAQUE

MERCOPAR: EMPRESAS PREPARAM NOVIDADES E SALÃO DA INOVAÇÃO SERÁ DESTAQUE

 

Empresas preparam novidades para a Mercopar

Considerado um dos mais importantes eventos de subcontratação e inovação industrial da América Latina, a Mercopar receberá expositores de todo o país entre os dias 3 e 6 de outubro, em Caxias do Sul, apresentando novidades e tendências em diversos setores, especialmente no metalmecânico, eletroeletrônico, automação, movimentação e armazenagem de materiais, serviços, borracha, plásticos, energia e meio ambiente.

Entre os expositores está a Full Gauge Controls, de Canoas/RS, que volta a expor na Mercopar. A empresa apresentará a linha ThermOn, com seus mais novos termostatos para aquecimento. São seis modelos para aplicações em fornos industriais, prontos para receber certificações internacionais, possuindo interface amigável e intuitiva que facilita a operação e configuração. Conforme Guilherme Chiarelli Gonçalves, do setor de Comunicação e Marketing da Full GaugeF, os produtos desta linha contam com bloqueio de funções, evitando que pessoas não autorizadas alterem os parâmetros, frontal hermética (IP 65) que oferece alta proteção contra a entrada de sujeira e umidade, seleção do idioma de suas principais mensagens e indicação de temperatura em Celsius ou Fahrenheit, entre outros diferenciais.

SOLUÇÕES DIGITAIS – A Menvia, por sua vez, empresa de computação contextual que utiliza Big Data, Internet das Coisas (IoT) e aplicativos móveis para transformar as interações entre o mundo digital e o físico, também estará na Mercopar. “Nossa plataforma Farol permite a criação de soluções digitais com rapidez e simplicidade para empresas gerarem valor ao seu público com engajamento, interatividade, redução de custos e agilidade na entrega de informações relevantes. O Farol permite também o rastreamento de ativos, notificações e mapas de calor, afim de gerar relatórios analíticos que visam aumentar a compreensão da percepção de um público com uma marca”, destaca Neide Rodrigues, executiva de Contas. Como case da plataforma está o Eventelis, uma solução completa que busca aumentar a conectividade e interatividade entre participantes em eventos, por meio de aplicativos móveis personalizados, como o da Mercopar 2017. “Na Mercopar a Menvia deseja alavancar a plataforma Farol, buscando aumentar a sua inserção no ramo industrial e promover a tecnologia”, pontua ela. A Menvia está localizada em São Leopoldo/RS.

Foto: Eduardo Rocha

 

VITRINE – O ano de 2017 marca os 30 anos de atuação da Ecoplan Aços Especiais no mercado de fundidos e usinados em aços e ferros especiais. A empresa atua em diversos segmentos como os de Mineração, Construção Pesada, Ferroviário, Cimenteiras, Metal Mecânico, Naval e Indústrias em geral. Localizada em Cachoeirinha/RS, a Ecoplan conquistou reconhecimento do mercado através de sua expertise na produção de fundidos em todo o tipo de aços e ferros especiais. Seguindo sua trajetória de crescimento, a Ecoplan está ampliando sua estratégia comercial ao buscar novos mercados, incluindo o externo, além de expandir sua atuação no mercado nacional, agregando o segmento metalomecânico e Industrial em geral. E é neste contexto que a empresa decidiu voltar a participar da Feira Mercopar. Para a diretora geral Fernanda Dietrich Comunelo Rodrigues, a expectativa quanto à participação na feira é bastante positiva. “Já participamos do evento há muitos anos, em seu início, e agora resolvemos retornar, pois entendemos que a Mercopar, sendo a maior feira de subcontratação do Brasil, se torna uma vitrine importante para divulgar a marca Ecoplan especialmente no Sul do país, tornando-se, assim, um propulsor na diversificação de nossa carteira de clientes”, destaca ela.

 

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

Tendências e antecipação das novidades estarão em evidência na feira

Nos tempos atuais, a inovação ocupa papel de destaque junto às empresas que pretendem se manter competitivas no mercado. Neste ano, a Mercopar colocará novamente à disposição dos expositores e visitantes o Salão da Inovação, espaço que contará com uma série de ações que demonstram, na prática, parte do que já está à disposição das indústrias e que pode representar novas oportunidades de negócios. A 26ª edição da Mercopar acontecerá em Caxias do Sul entre os dias 3 e 6 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Entre as iniciativas apresentadas no Salão da Inovação está o Desafio de Robôs Indústria 4.0, desenvolvido em conjunto pelo Polo Marista, PUC RS e SEBRAE/RS. Neste espaço, o desafio consiste em uma linha de montagem com uma estrutura previamente definida, montada em uma mesa automatizada, capaz de integrar as estações de trabalho. As equipes devem automatizar as tarefas especificas de sua estação, assim como a comunicação com a própria mesa e com as outras estações, utilizando os conceitos da indústria 4.0. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro pelo https://goo.gl/forms/GJqLAj2YEYTiWnmK2 .

GIGANTES DO MERCADO – Outra ação é o Campeonato de Inovação com três gigantes do Mercado: Nissan/Ranault, Intercement e Grendene. O objetivo é gerar conexões entre potenciais empresários e startups com estas empresas, gerando soluções inovadoras para o setor. “Vamos dividir esta tarefa em duas partes. O Hackathon, que buscará o desenvolvimento de soluções por pequenas empresas/startups a partir de demandas e oportunidades propostas pelas empresas, e o Matchmaking, que é uma estrutura de conversa entre empresas de pequeno porte e âncoras, visando prospecção de negócios tecnológicos entre as partes”, explica Gustavo Schneck Moreira, da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro pelo https://goo.gl/forms/9omHbvlToDjGlhsg2 .

Foto: Eduardo Rocha

 

INNOVATION LAB – O Salão da Inovação também contará com três Workshops, abordando de uma forma prática e objetiva assuntos atuais como Big Data, Inteligência Artificial e Futurismo. Os encontros terão duração máxima de 5h.

Tema 1) Workshop Inteligência Artificial: dia 03/10, das 15h às 20h. Desmistifica a Inteligência Artificial e mostra uma série de abordagens que podem beneficiar a indústria e o comércio, tornando mais eficientes e competitivas empresas de praticamente qualquer setor, permitindo a elas realizar operações com menos recursos, tempo, pessoas e matéria-prima, entre outros.

Tema 2) Explorando Big Data: dia 05/10, das 15h às 20h. O participante terá o conhecimento necessário para coletar, armazenar e analisar uma grande quantidade de dados, estruturados ou não e, a partir de problemas estabelecidos, produzir insights cada vez mais rápidos e assertivos.

Tema 3) StartUCS Future Workshop: dia 06/10, das 15h às 20h. Estudar o futuro é da natureza humana. Olhar para o futuro gera insights importantes e propiciam a formação de um mindset mais criativo, inovador e estratégico. Neste workshop, será realizado um trabalho de olhar para o futuro, porém resolvendo e aplicando os resultados no presente, criando uma trajetória na geração de valor. As inscrições para os workshops também devem ser feitas até o dia 02/10, pelo  https://goo.gl/forms/nGIT0TD0UVr9fmq13 .

Uma parceria com o Instituto SENAI de Inovação também estará em evidência durante a feira, por meio de um espaço para demonstração de tecnologias relacionadas a Indústria 4.0, incluindo Manufatura Digital, Robótica Colaborativa, Sensoriamento / Aquisição de Dados e Tecnologias de Interação. No local, haverá equipamentos onde o público poderá experimentar estas novidades, além de oficinas práticas de Plant Simulation (simulação de planta) que permite a simulação e a otimização de sistemas de fabricação.

A Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br ou pelos telefones (54) 99122-7561 e (54) 99155-4742, em Caxias do Sul/RS, (51) 3067-5750, em Novo Hamburgo/RS, e 0800 701 4692 para as demais localidades.

 

Fonte: De Zotti – Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta


Top