Você está em
Home > Notícias > PIONEIRO DA TRANSFORMAÇÃO DO PLÁSTICO EM ALAGOAS

PIONEIRO DA TRANSFORMAÇÃO DO PLÁSTICO EM ALAGOAS

 

OFERECEMOS FABRICAÇÃO DE MOLDE E ESTAMPO

 

Pioneiro da transformação do plástico em Alagoas

A história de Gilvan Leite, o homem à frente da Plastec , empresa fabricante de embalagens, pode ser confundida com a história do desenvolvimento da indústria plástica de Alagoas, um dos mais importantes estados nordestinos e que vem crescendo 10% acima da média nacional. Isso porque Gilvan participou ativamente da implantação do polo químico alagoano e, posteriormente, acompanhou o surgimento das inúmeras empresas ligadas ao setor de transformados de plástico.

Engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Gilvan dedicou os primeiros 35 anos de sua carreira atuando em vários segmentos, incluindo usinas de açúcar, petroquímicas e setores ligados ao Governo de Alagoas. Foi a partir da década de 90 que o empreendedor passou a ser consultor de negócios e foi também quando conheceu uma família que atuava no ramo da hotelaria e gostou da ideia de diversificar os negócios. Gilvan já acompanhava a movimentação do próspero polo químico da região, principalmente das plantas industriais de produção de PVC. “Nesta época, o PVC produzido era enviado para outras localidades. Passei a pesquisar formas de aproveitar o material em Alagoas para atrair novos investidores, abrir mais empresas e gerar empregos e recursos para o estado“.

Foi assim que Gilvan recomendou para a família hoteleira a abrir a fábrica de embalagens Plastec. Em apenas 1 ano, o engenheiro deixou a posição de consultor e se tornou sócio proprietário, com o apoio de outros sócios investidores. “A Plastec é como um filho para mim. Começamos com duas máquinas e hoje, após duas décadas, já temos doze funcionando a pleno vapor“. Mas, a colaboração para o desenvolvimento de Maceió e região não se restringe apenas na posição de dono de uma empresa local. Em parceria com o governo, a Federação das Indústrias e o Sebrae, Gilvan se uniu com outros empresários e criou, há 15 anos, o Sinplast – Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas, para fortalecer a indústria de plástico local, onde começou como tesoureiro e, desde 2014, é presidente. “Em nosso estado, temos um fórum permanente de estudo que nos possibilita propor programas de incentivo fiscal e locacional. Tenho orgulho em dizer que somos a escola do plástico mais moderna do nordeste, compartilhando conhecimento para estados vizinhos e para todo Brasil“.

Com todo este entusiasmo pelo segmento, foi natural o envolvimento de Gilvan com o PICPlast. “Eu me candidatava a participar de todas as ações. Em 2015, quando o Brasil vivia uma crise, foram os cursos em gestão que ajudaram as indústrias do setor a se reinventarem, mesmo diante todas as dificuldades. Eu mesmo, até hoje, guardo minha pastinha com materiais e consulto tudo com frequência“. Conhecido no mercado como o embaixador do plástico, o engenheiro revela que não pensa em se aposentar. “Ainda tenho muita energia“, revela Gilvan, inspiração para o setor.

 

Fonte: Pic Plast

 

Deixe uma resposta


Top