Você está em
Home > Notícias > “QUÍMICA VERDE: CRIANDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL” É TEMA DE PALESTRA NESTA QUINTA NA FIRJAN

“QUÍMICA VERDE: CRIANDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL” É TEMA DE PALESTRA NESTA QUINTA NA FIRJAN

 

 

 

“Química Verde: criando um futuro sustentável” é tema de palestra nesta quinta-feira na Casa Firjan

 

Evento terá a presença do químico John Warner e lançamento do Comitê Científico do Instituto SENAI de Inovação Química Verde

O Instituto Senai de Inovação em Química Verde (ISI – QV), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (The United Nations Industrial Development Organization – UNIDO) e o Centro de Química Verde e Engenharia Verde da Universidade de Yale (Center for Green Chemistry and Green Engeneering at Yale) promovem a palestra “Química Verde: criando um futuro sustentável”, nesta quinta-feira, às 19h, na Casa Firjan. O palestrante será o químico renomado John Warner, um dos criadores da área de Química Verde.

Durante o evento, também haverá o lançamento do Comitê Científico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação Química Verde, formado por empresas, especialistas e a academia para difundir as práticas da química verde em todo o país. John Warner falará sobre novas perspectivas em relação à tecnologia verde verdadeiramente limpa, da matéria-prima à produção. Em suas discussões, o químico ilustra como é possível criar uma nova geração de produtos e serviços que produza menos resíduos e seja mais sustentável.

Os jornalistas interessados em cobrir o evento devem confirmar presença até as 12h desta quinta-feira, através do e-mail imprensa@firjan.com.br.

John Warner e a Química Verde

Ao lado de Paul Anastas, John Warner é co-autor do texto definitivo “Green Chemistry: Theory and Practice” (Química Verde: Teoria e Prática), onde apresentou os 12 princípios da Química Verde. Sua visão única de empreendimentos em química, formado em mais de 30 anos de experiência na indústria, academia e empreendedorismo, forma o “background” de suas teorias em criatividade e inovação.

Em 2007 ele fundou o Instituto Warner Babcock para Química verde, com Jim Babcock (uma organização de pesquisa para desenvolvimento de tecnologias em química verde), e “Beyond Benign” (Além do Benigno) com Amy Cannon (uma organização sem fins lucrativos dedicado a sustentabilidade e educação em química verde).

O termo “Green Chemistry” ou Química Verde foi criado em setembro de 2001 pela IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) durante o “Workshop on Green Chemistry Education”, definindo como: “a invenção, desenvolvimento e aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas de algum modo à saúde humana ou ao meio-ambiente”.

Os químicos John Warner e Paul Anastas estão no Rio de Janeiro participando do Whorkshop de capacitação de especialistas em Química Verde, uma parceria do ISI Química Verde, a UNIDO) e o Centro de Química Verde e Engenharia Verde da Universidade de Yale. Participam do treinamento, que ocorre toda essa semana na Casa Firjan, 40 especialistas de empresas e universidades de todo o país.

EVENTO: Palestra Química Verde: criando um futuro sustentável
DATA: Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
HORÁRIO: 19 hs
LOCAL: Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle 211 – Botafogo, RJ

Fonte: Assessor de Imprensa Firjan

 

 

 

Deixe uma resposta


Top