Você está em
Home > Notícias > RESUMO: FEIPLASTIC 2019 INSPIRA CONFIANÇA NO SETOR PLÁSTICO

RESUMO: FEIPLASTIC 2019 INSPIRA CONFIANÇA NO SETOR PLÁSTICO

 

RESUMO: FEIPLASTIC 2019 INSPIRA CONFIANÇA NO SETOR PLÁSTICO:

 

ABIPLAST e SIRESP apontam otimismo para a indústria

 As perspectivas para a indústria do plástico em 2019 são promissoras. Após um período de retração, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e o Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (SIRESP), apoiadoras da FEIPLASTIC 2019 que representa toda a cadeia do plástico, da resina à reciclagem, comentam o reaquecimento da indústria. O setor espera um crescimento de mais de 2,5% na produção de transformados plásticos.

De acordo com a ABIPLAST, a perspectiva é que as empresas busquem destinar seus recursos para otimizar as plantas já existentes, investindo em melhorias de processos e produtos ligados à implementação da indústria 4.0, além de esboçar certo otimismo para realização de novos investimentos e contratações.

Segundo o presidente da associação, José Ricardo Roriz Coelho, este ano o setor deve enfrentar os desafios de imagem e reputação do produto plástico. “Um evento como a FEIPLASTIC traz a possibilidade de divulgar ao grande público o que é a produção do plástico e a preocupação setorial em ter tecnologias que promovam a sustentabilidade. Várias ações estão sendo realizadas no nosso setor no sentido de promover as vantagens desse material e a economia circular”, afirma.

Na visão do SIRESP, o mercado de embalagens também tem forte contribuição para o bom desempenho da indústria plástica. Outros segmentos, como o de bens duráveis e o automotivo, também devem puxar o crescimento do setor. Além disso, em PVC, cerca de 70% das aplicações estão relacionadas à construção civil, setor com forte expectativa de aumento para 2019.

Para o diretor do Sindicato e da Braskem, Américo Bartilotti Neto, para enfrentar esses desafios, a indústria deve atuar de maneira conjunta. “É necessário encontrar alternativas para a gestão adequada de resíduos plásticos pós-consumo, atendendo aos anseios da sociedade como um todo e buscando cada vez mais aumentar a eficiência no consumo”, complementa Neto.

A produtividade do setor é outro desafio para 2019. “Quando falamos em produtividade, estamos relacionando às novidades nas formas de organização, monitoramento e integração da produção trazidas pelas tecnologias que já estamos acostumados a chamar de ‘indústria 4.0’. Nosso setor e o Brasil precisam também se adequar para não ficarem defasados tecnologicamente”, ressalta Roriz

Essa proposta de inovação e sustentabilidade é justamente o que traz a FEIPLASTIC 2019, que tem por essência apontar os caminhos da indústria do plástico não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Com uma tradição de quase quatro décadas, representa a cadeia completa do plástico e é reconhecida por como a feira que o mercado escolheu pelos resultados concretos em negócios e networking qualificado para expositores e visitantes de mais de 30 países.

Fonte: KB!COM | Comunicação Corporativa

 

Feiplastic terá espaço interativo do “Movimento Plástico Transforma”

Experiência coloca o plástico como protagonista e permite entender como funciona um sistema de horta automatizada, além de disseminar conceitos da economia circular e reciclagem do plástico.

Cerca de 56 mil visitantes da FEIPLASTIC, poderão interagir e conhecer o espaço do ‘Movimento Plástico Transforma”, que apresenta projetos inovadores e coloca o plástico como protagonista, com tecnologia e criatividade. O evento gratuito, sediado em São Paulo, no Expo Center Norte, é uma iniciativa da Abiplast, Associação Brasileira do Plástico, e organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

O “Movimento Plástico Transforma” é uma experiência educativa, que permite ao visitante desafiar um robô resolvedor de cubo mágico, desenhar com as canetas 3D e entender o funcionamento de um sistema de auto – irrigação em hortas automatizadas. Além de disseminar conceitos importantes, como a economia circular, iniciativas de uso, reuso e reciclagem do plástico.

Multiplicar os conceitos da economia circular e discutir sobre o papel de cada um de nós na destinação correta do resíduo plástico é importante para a construção de uma sociedade consciente. Acreditamos na importância de trazer para a feira experiências educativas, para que todos possam multiplicar o conhecimento e atuar para minimizar os impactos”, explica Patrícia Oliveira, gerente de produto da Feiplastic.

Fonte: KB!COM Comunicação Corporativa

 

Indústrias e startups debatem inovação e sustentabilidade em painéis do INOVA PLASTIC

Programação do novo espaço da FEIPLASTIC abordará o atual cenário de inovação, seus impactos e soluções para a indústria do plástico

A FEIPLASTIC reunirá indústrias e startups da cadeia produtiva em torno do tema “Inovação”, que está no DNA do setor e do plástico desde sua concepção. No cerne desse conceito e com o propósito de apresentar exemplos dessa inovação, o espaço INOVA PLASTIC é a grande novidade da edição e promete uma programação com tendências, lançamentos e soluções 4.0 em produtos e processos, os quais devem atender às novas demandas da sociedade por sustentabilidade. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Os trabalhos expostos na área do INOVA PLASTIC serão divididos em três setores

(1- Pessoas – Estilo de vida, 2- Casa e construção e 3- Mobilidade), abrangendo novos produtos e aplicações, detectados a partir de oportunidades de mercado; processos de inovação, envolvendo programas, estruturas organizacionais ou metodologias de gestão e criação de inovação; novas tecnologias, surgidas de pesquisas e desenvolvimentos científicos; e novos modelos de negócios.

Responsável pela iniciativa da FEIPLASTIC e pela coordenação específica do INOVA PLASTIC – que contará também com ativações do Movimento Plástico Transforma –, a ABIPLAST mostra-se animada com a grade de atividades que prepara. “Além de palestras e debates sobre inovação, estamos compondo um espaço para apresentação de oito cases selecionados de relevantes players do setor, que darão uma visão geral de como a indústria tem caminhado em direção ao futuro”, adianta José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

 

PALESTRAS E DEBATES

Funcionando como arena para intercâmbio de conhecimento e experiências, o INOVA PLASTIC prepara uma grade de palestras e debates que contempla os cinco dias de feira, sempre entre 14h e 17h.

SEGUNDA-FEIRA (22)

14h40 – Palestra “O mundo da inovação e a inovação do mundo”, sobre o impacto das inovações na vida das pessoas e no mundo dos negócios.

16h – Debate “O papel das pequenas e médias indústrias no cenário de inovação”, sobre inovação aberta e corporate venturing.

TERÇA-FEIRA (23)

16h – Palestra “A inovação centrada no consumidor”, sobre exemplos práticos de inovação gerada a partir do profundo entendimento do consumidor.

QUARTA-FEIRA (24)

16h – Debate “Sustentabilidade”. Um dos conteúdos tratados será a apresentação da Rede de Cooperação para o Plástico, que reúne todos os elos da cadeia produtiva em torno do desenvolvimento da economia circular no setor.

QUINTA-FEIRA (25)

16h – Debate “A inovação na era digital”, sobre os impactos e soluções da transformação digital para o setor.

SEXTA-FEIRA (26)

14h – Debate “Desafios e oportunidades de inovação para o setor”.

Mais detalhes da grade podem ser encontrados em www.feiplastic.com.br/InovaPlastic

Fonte: GBR Comunicação

 

Rodadas de Negócios promovem mercado global no programa SUPER AGENDA DE NEGÓCIOS

FEIPLASTIC, INP e Apex-Brasil (por meio do Think Plastic Brazil) realizam uma das maiores iniciativas para fomento à exportação já vista em um evento voltado para a indústria plástica

A edição de 2019 da FEIPLASTIC terá ainda mais abrangência mundial com a parceria com o Think Plastic Brazil, realizado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Os parceiros realizarão em conjunto a Rodada  de Negócios Internacional, uma das ações do programa #SuperAgendadeNegóciosFeiplastic, que reunirá compradores internacionais, provindos dos EUA, Canadá, México e países da América do Sul, com foco nos produtos/soluções apresentados pelos expositores da feira e participantes do Think Plastic Brazil, no dia 23 de abril, de 11h às 20h em espaço exclusivo do Expo Center Norte. Os compradores convidados foram selecionados pelo Think Plastic Brazil e pela equipe da FEIPLASTIC.

Com a análise criteriosa dos perfis dos compradores e o detalhamento de produtos das empresas produtoras e suas capacidades, conseguiremos obter o máximo de resultados em pouco tempo de evento”, explica Patricia Oliveira, Gerente de Produto da FEIPLASTIC.

Com 15 anos de experiência no mercado internacional de plásticos transformados o Think Plastic Brazil possui um vasto conhecimento e mailing selecionado dos principais compradores de todo o mundo, contribuindo dessa forma ainda mais para a ampliação do já reconhecido sucesso da FEIPLASTIC no Brasil e no mundo”, diz Cristina Sacramento, especialista em desenvolvimento de mercado do Think Plastic Brazil.

As inscrições e informações de  participação podem ser obtidas pelo endereço cristina.sacramento@thinkplasticbrazil.com.

Sobre o projeto Think Plastic Brazil

O Programa Think Plastic Brasil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como a capacidade de seus recursos humanos. O projeto foi realizado em colaboração a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos convertidos.

Fonte: International Marketing and Communication

 

Credenciamento é gratuito e já pode ser feito

Ampliação da área de exposição e experiências é novidade nesta edição, que proporcionará ainda mais oportunidades de negócio e de atualização profissional

O credenciamento gratuito para a FEIPLASTIC já está aberto. O evento reunirá grandes players da indústria do plástico e apresentará uma área de experiências duas vezes maior, além de importantes apoios institucionais nacionais e internacionais.

São esperadas mais de 1.000 marcas do mundo todo. Isso significa um contato direto de visitantes de toda a América Latina com lançamentos de nomes que compõem a cadeia produtiva, como HAITIAN, YUDO, SIMCO, TEDERIC, ALFAMACH, SARLINGER e BRASIA, no setor de máquinas, além de outras divisões como BRASKEM, CROMEX, COVESTRO, SHULMAN, UNIPAR, RHODIA, MORETO e UNIGEL.

Todo o plano estratégico da FEIPLASTIC está pautado em 3 grandes pilares: inovação, uma agenda consistente de negócios e sustentabilidade. Viabilizar esses três pilares é o nosso compromisso com a indústria. A reed realiza investimentos constantes em ferramentas de negócios, todas orientadas e conectadas para a geração de leads”, explica Patrícia Oliveira, gerente de Produto da feira.

As experiências são mesmo os grandes destaques do evento. O espaço reservado para as atrações práticas e interativas foi ampliado e contemplará painéis, espaços para diálogo entre representantes que compõem toda a cadeia produtiva e atividades como: “Rodada de Negócios”, para fechamento de oportunidades; “Conecta Club”, para networking qualificado; e “Área de Inovação”, para apresentação e discussão dos avanços do setor. “Teremos importantes parceiros de conteúdo no evento. A SAE, por exemplo, abordará o plástico como a matéria prima principal aplicada no setor automotivo e em outros modais”, conta Patrícia.

Além da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a FEIPLASTIC tem a chancela das principais associações do setor: ADIRPLAST, ABIMEI, SINDIPLAST e SIRESP. Também conta com o apoio institucional da ABIA, ABINEE, ABNT, ABRAPLA, ABRE, FIERGS e FIESP, com amplo apoio regional das entidades: SIMPEP, SIMPEPE, SIMPERJ, SIMPESC, SIMPLÁS, SIMPLAVI, SINPLASC, SINDESC, SINPLAST, SIMPLAGO, SIMPLAST-MG, SINDIPLAST-ES, SINDIPLASBA-BA E SINDIPLAST-AL. E internacionais como: Acoplásticos (Colômbia), AUIP (Iberoamericana) e CAIP (Argentina).

É um evento de grande valor para o desenvolvimento do setor. Iremos proporcionar a melhor vitrine para toda a indústria do plástico, destacando a inovação como o principal driver do setor. Em breve, toda a grade de conteúdo e explanação de todos os eixos que compõem essa área de inovação será divulgada”, “O visitante precisa programar a sua visita, principalmente quem é de fora do Brasil. É importante não deixar para realizar o credenciamento na última hora e estar atento à programação da feira para escolher a melhor oportunidade de negócio antes mesmo do evento”, finaliza Patrícia.

O registro para participação é simples, rápido e gratuito, através da página https://www.feiplastic.com.br/Credenciamento/.

Fonte: KB!COM | Comunicação Corporativa

 

Solvay apresenta novidades da

Inovações em polímeros especiais para mobilidade sustentável, energia renovável e saúde

O lançamento no mercado regional de inovações em polímeros especiais alinhados aos conceitos de mobilidade sustentável, energia renovável e mais saúde para as pessoas será o grande destaque da Solvay na Feiplastic 2019.

A Solvay Specialty Polymers é a líder mundial em polímeros especiais de alto desempenho, com 1500 produtos reunidos em 35 marcas, que são utilizados em aplicações nas indústrias de petróleo e gás, automotiva, saúde, embalagens para alimentos e fármacos, produtos de consumo e saúde, entre outras.

Para o segmento de mobilidade sustentável, a novidade é a apresentação de peças feitas para uma inovadora bicicleta elétrica que está sendo lançada mundialmente a partir da Europa pela empresa Stajvelo, de Mônaco. Ao incorporar os polímeros especiais em várias de suas partes, tais como o quadro e outras partes estruturais, essa e-bike exemplifica as iniciativas e investimentos da Solvay para simplificar e melhorar a vida das pessoas.

Do lado de energia renovável, a empresa apresentará os polímeros especiais Solef® PVDFeHalar® ECTFE, utilizados, respectivamente, nosback sheetsefront sheetsde painéis fotovoltaicos, em substituição ao vidro. Tornam a estrutura mais leve e melhoram a eficiência das células fotovoltaicas, oferecendo extrema estabilidade a longo prazo quando expostos à luz solar e eventos atmosféricos.

Já na área de Saúde, um dos destaques será o lançamento do grampo invisível para radiografia odontológica criado pela empresa brasileira Indusbello a partir de polímero especial Udel® PSU (polisulfona) da Solvay. A solução foi desenvolvida para minimizar as dificuldades no dia a dia do endodontista e facilitar as radiografias transoperatórias de tratamento de canal, possibilitando uma imagem total do dente, sem interferências. Visite:  – Stand G42

Fonte: Rhodia

 

Covestro destaca suas mais recentes inovações

Acompanhar as tendências e solicitações dos diversos mercados é parte do trabalho constante da Covestro.

Os produtos e soluções da empresa ajudam os desenvolvedores a estarem sempre um passo à frente da concorrência. A participação da fabricante de polímeros na Feiplastic 2019 destaca a versatilidade do material inventado há mais de 70 anos. A Covestro destaca suas mais recentes inovações divididas entre os segmentos de saúde, eletroeletrônico e automotivo.

A sustentabilidade também se destaca como tema central e a empresa apresenta seus compromissos de sustentabilidade para o ano de 2025, em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de iniciativas específicas assinadas pela companhia na cadeia do plástico. Conheça mais sobre as novidades que serão apresentadas no evento:

Na indústria de saúde é crescente a necessidade de miniaturização dos componentes. Dispositivos cada vez menores pedem materiais com propriedades específicas que aumentem o conforto do paciente. Entre os destaques para a Feiplastic estão cateteres intravenosos com dispositivos de segurança, dispositivos para fixação óssea, sensores para cirurgias de reconstituição de joelhos, dispositivos de acessos venosos e ampolas de injeção sem agulha.

No segmento eletroeletrônico o destaque vai para sistemas de iluminação LED que promovem eficiência em energia, como a luminária CircLED, que conta com um corpo integrado a partir do Makrolon® TC, além de uma solução para moldagem com sobreinjeção de LED e circuito impresso, promovendo ganhos em liberdade de design e redução de custos.AutomotivoNovas tecnologias alternativas, novas formas de conectividade e o advento dos veículos autônomos puxam a indústria a pensar em novos conceitos de automóveis. Um dos principais focos do trabalho da Covestro hoje é o uso do policarbonato em veículos elétricos. Na Feiplastic, os visitantes poderão conferir um conjunto de bateria de alta densidade de energia, dissipadores de calor integrado, diversas opções de iluminação estética e uma grade com inserto iluminado.

Além disso, os participantes do evento poderão embarcar em uma experiência de realidade virtual a fim de conhecer o futuro da mobilidade. Óculos de realidade virtual levarão os passageiros em uma jornada dentro de dois veículos autonômos até o ano de 2030.

Digitalização está em tudo – Não é só na experiência de realidade virtual que a Covestro mostra sua capacidade digital. O stand da Covestro na Feiplastic também trará aos visitantes a possibilidade de conhecer os materiais e suas aplicações por meio do aplicativo Sample Lab, e clientes poderão ter acesso aos novos canais digitais da empresa, com apoio da equipe local.

A Covestro é uma das maiores empresas mundiais de polímeros. Suas atividades comerciais concentram-se na produção de materiais de polímeros de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos usados em muitas áreas da vida cotidiana. Os principais segmentos atendidos são o automotivo, de construção, processamento de madeira e móveis e as indústrias elétrica e eletrônica. Outros setores incluem esportes e lazer, cosméticos, saúde e a própria indústria química. A Covestro tem cerca de 30 unidades produtivas no mundo. Fonte: Covestro

 

A Eastman está preparada para uma forte presença na Feiplastic 2019

As equipes de Plásticos Especiais e de Plastificantes destacarão as últimas novidades em bioplásticos, materiais inovadores para embalagem, um novo plastificante não ftalato e a atual capacidade de fabricação no Brasil

A Eastman Chemical Company, mais uma vez, mostrará seu compromisso com o mercado latino-americano na Feiplastic (Feira Internacional do Plástico), realizada de 22 a 26 de abril, na Expo Center Norte em São Paulo.

A Eastman é participante de longa data da Feiplastic”, diz Rogério Dias, gerente de Vendas de Plásticos Especiais da Eastman na América Latina. “Este ano, os executivos de nossas equipes de plásticos especiais e plastificantes estarão presentes em nosso estande para apresentar novas marcas e discutir novas aplicações de produtos já reconhecidos pelo mercado, suporte técnico e capacidades de fabricação”.

Portfólio forte e diversificado

As marcas apresentadas no estande da Eastman incluem:

Copoliéster Eastman Cristal™ EV600

O mais novo membro da família The Glass Polymer™ de materiais cosméticos, o Cristal EV600 é um polímero de alto fluxo com polimento e sensação de vidro. Alcança uma transparência profunda e incolor com luminosidade superior, o que resulta em um efeito luxuoso e brilhante. O Cristal EV600 é o novo padrão para embalagens de cosméticos, especialmente para aplicações que precisam de paredes médias a grossas.

Bioplástico de engenharia Eastman Trēva™

Fazendo sua estreia na Feiplastic 2019, o Trēva já está ajudando as marcas globais a atingirem metas de desempenho e de sustentabilidade desejadas pelo consumidor. Primeiro bioplástico de engenharia, o Trēva tem mais do que 40% do seu conteúdo feito de celulose proveniente de florestas manejadas de forma sustentável e certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC). É livre de BPA e de ftalatos e tem excelentes taxas de fluxo, durabilidade e estabilidade dimensional.

Família de resinas Eastman Embrace™

Com até 70% das decisões de compra feitas no ponto de venda, as marcas estão se voltando para rótulos encolhíveis fabricados com resinas Embrace para adesivar os produtos em 360​​°. Os rótulos termoencolhíveis feitos com Embrace combinam o impacto de cores vivas, formas dramáticas e mensagens nítidas com até 50% mais espaço de impressão do que as etiquetas sensíveis à pressão.

Copoliéster Eastman Tritan™

Introduzido para o mundo há 10 anos – e novamente na Feiplastic 2019 -, o Tritan é o plástico especial mais reconhecido da Eastman e produzido sem BPA, BPS ou ortoftalatos. A transparência similar ao vidro e a excelente durabilidade fazem do Tritan um dos favoritos mundiais quando se trata de aplicações para contato com alimentos, eletroeletrônicos e embalagens de cosméticos. Novas aplicações que serão exibidas no estande comprovam como o Tritan continua a transformar a indústria.

Plastificante Eastman VersaMax™ Plus

O VersaMax Plus faz sua estreia no mercado brasileiro. O produto é uma solução em plastificante sem ftalato e de uso geral que proporciona mais eficiência, melhora nos tempos de secagem e temperaturas de fusão menores quando comparado com o DINP e o DEHT. Ao fornecer propriedades mecânicas comparáveis ​​e parâmetros de processamento aprimorados, o VersaMax Plus é o substituto ideal para o DINP e o DEHP em aplicações de mistura a seca e plastisol.

Como a Eastman é uma fornecedora de plastificantes não ftalatos há 40 anos, a Feiplastic é o local estratégico para anunciar a chegada do VersaMax Plus ao portfólio de vendas de Mauá”, afirma Marcelo Tamura, executivo de contas da Scandiflex, subsidiária da Eastman.

Capacidade ainda mais forte na América Latina

A equipe de plastificantes da Eastman também estará destacando os mais recentes desenvolvimentos de classe mundial da planta de Mauá”, diz Tamura. “A instalação agora oferece expertises e capacidades comparáveis ​​às nossas outras fábricas ao redor do mundo para a produção de produtos como os plastificantes Eastman Benzoflex™ ”.

Este ano, o estande da Eastman estará localizado na ilha A45, com uma equipe completa de especialistas recebendo visitantes durante os cinco dias de evento.

Fonte: Ketchum Brasil

Serviço:
Evento: FEIPLASTIC 2019 – Feira Internacional do Plástico
Data: 22 a 26 de abril de 2019
Horário: 11h as 20h (segunda à sexta-feira)
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Credenciamento gratuito: https://www.feiplastic.com.br/Credenciamento/

 

 

Deixe uma resposta


Top