Você está em
Home > Moldes > RETRABALHO EM PORTA MOLDES, SÃO POUCAS AS OPÇÕES

RETRABALHO EM PORTA MOLDES, SÃO POUCAS AS OPÇÕES

Porta Moldes : Componente de moldes.

O projeto de um ferramental exige um certo conhecimento ou visão de quem o executa , mesmo com os programas de softwares que auxiliam na profissão. Produto ,matéria prima e máquina a ser utilizada para a injeção fornecem os dados suficientes para execução de qualquer projeto porém , é necessário que haja compatibilidade entre os três para que se encontre as definições perfeitas e necessárias à execução.

Um destes dados é a dimensão de abertura total do equipamento para que se possa definir com segurança altura do moldes e espêssuras de placas .

A questão de conceito em relação a estrutura do molde ,pode estar de certa forma padronizado na organização porém, sempre é tempo de rever os mesmos ,desde a mudança de processo de fabricação caso se alterem os custos de horas máquinas ou formas de fabricação, eliminando alguma etapa



Figura: conjunto porta moldes.

Até mesmo a troca de material deve sempre ser questionada ,em função de preços ,nunca se esquecendo da qualidade , desde que possa haver ganho para a organização . A evolução da tecnologia nos dá oportunidades de inicialmente imaginar, depois pensar sério e quando menos esperamos ,estamos desenvolvendo e fazendo um novo processo ou ainda modificando para mais simples e sofisticada a fabricação de algum item.

Algumas poucas observações podem gerar economias que não devem ser desprezadas . A eliminação de usinagem desnecessárias já aponta também para uma redução na compra de material em excesso, devendo atentar se ainda à lista de componentes que pode indicar item à mais sem necessidades ou simples repetição do mesmo item com códigos diferentes. Um acerto final no projeto e documentos pode gerar uma lista de providências auxiliando nas próximas fabricações e conseqüente redução nos custos .

Nas bases porta cavidades, a passagem de pinças ou postiços com ou sem inclinação devem ser analisadas para não se correr o risco de se executar uma operação de corte à fio em vez de uma simples furação.Somente os casos em que a espêssura da base servirá de guia para estes elementos , devem ser calibrados. Parece algo simples mas ,passa despercebido
quando o ritmo de fabricação se encontra acelerado.

Para moldes maiores , as hastes das pinças ou postiços que se movimentam juntos com a extração ,não necessitam ser totalmente guiadas executando apenas ajuste nas partes de formação do produto. Quando o lado fixo do molde elaborado receber sistema de câmara quente , devemos destacar a importância da ventilação e refrigeração para êsses sistemas
devendo se tomar o cuidado de não fragilizar a face de encosto das cavidades ( lado interno da base porta cavidade ) pois, como o esforço maior está entre as faces de fechamento das formas ,pode ocorrer movimento provocando distorções no fechamento.

Da mesma forma uma pressão excessiva do canhão na bucha de injeção pode causar o mesmo problema . Em hipótese qualquer se deve trabalhar com injetora no limite de sua capacidade, exigindo do equipamento e sacrificando o molde.

Para a encomenda de sistemas de Injeção, são necessários medidas calibradas para a definição da compra e quando recebidos, o conjunto do porta moldes deve estar com as coordenadas de acordo para possibilitar a montagem .Em caso de deformações no porta cavidades durante o trabalho, pode comprometer a eficiência do sistema de injeção , algo sempre
verificado durante a manutenção .

Alguns equívocos podem ocorrer na estrutura de um molde caso a base porta cavidade receba excesso de gavetas independente do curso e por consequência ajustes diversos.Nas bases porta cavidades, geralmente a face do fundo do alojamento é utilizada para encosto do fundo das
formas ( macho ou Fêmea ) e ainda nela se localizam os trilhos e réguas de apoio das gavetas. Caso a espêssura final desta face de encosto fique mau dimensionada ( fraca ou fina ), a tendência é de um movimento constante do conjunto, durante a utilização com a pressão de fechamento em máquina.Pode ser ainda um agravante se o macho e as gavetas tiverem altura acentuada exigindo demais da estrutura do molde.


Figura : porta cavidade

Já é prática nêsses casos ,tentar se melhorar o travamento de cunha das gavetas, colocando se contra cunhas, porém os resultados não são satisfatórios e acabam se convivendo com o problema

É importante que haja uma visualização do problema e procure se equilibrar o numero de gavetas, dividindo se entre os lados fixo e móvel ,dentro das possibilidades e ainda eliminar ao máximo os sistemas mecânicos que exigem mais do porta moldes, buscando utilizar sistemas hidráulico como opção . O tamanho do problema de se retrabalhar bases, são as poucas opções que restam. A indústria já provou a muito capacidade suficiente para fabricar porta moldes porém, às vezes em porta moldes que saem do sistema comum, a ocorrência de exageros acabam comprometendo a vida útil do molde e representando percas econômicas , o que não é novidade .

No conhecimento dos profissionais para projetar é importante a etapa do conhecimento de chão de fábrica onde, se tem contato com moldes, máquinas e se adquire conhecimentos diversos que proporcionam eliminação de , certos erros de avaliação.

Publicação Autorizada ao Portal Moldes Injeção Plásticos

Hamilton Nunes da Costa

Matrizeiro Especializado em Moldes

Técnico mecânico

CREA 126.785

Top