Você está em
Home > Notícias > SAE BRASIL debate aplicações para viabilizar novos materiais: compósitos pode melhorar desempenho e reduzir peso.

SAE BRASIL debate aplicações para viabilizar novos materiais: compósitos pode melhorar desempenho e reduzir peso.

Montadoras, sistemistas e usinas participarão do encontro, que será realizado no IPT, em São Paulo.

Não basta dispor de novos materiais se não dominar os novos processos de aplicação. A partir desta premissa, o 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo,reservou dois dias, 06 e 07 de junho – somente para abordar o assunto.

A partir desta edição, o simpósio dará foco aos processos como forma de viabilizar o uso dos novos materiais para construção de outras rotas de desenvolvimento. “Os novos materiais possuem características diferentes, que também necessitam de outros conhecimentos para serem aplicados com eficiência aos veículos. Sem a disseminação dessas experiências, o risco é estacionar em alguns processos”, alerta Marco Colosio, chairperson do simpósio.

Referência no setor, o Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade reunirá representantes de montadoras, sistemistas e usinas em seis painéis de debates. “Vamos abordar o avanço dos aços, com foco em produtos de aços planos, longos e inoxidáveis, a presença crescente do alumínio nos produtos da carroceria (BIW) e a forte promessa dos compósitos para melhoria de desempenho e redução de peso, além do campo de aplicações dos materiais em peças automotivas, com ênfase nos novos processos de manufatura”, adianta o engenheiro.

Organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Plínio Cabral Junior, o encontro contará ainda com três cursos técnicos, o primeiro destinado à soldagem, o segundo focado em estampabilidade dos aços inoxidáveis e o último sobre compósitos. Haverá também mostra de engenharia, que reunirá veículos para apresentação das últimas aplicações de aços, alumínios e compósitos, além de estandes, com diversos lançamentos em produtos e serviços destinados ao setor.

O 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade é patrocinado pelas empresas A2mac1, Aperam, Arcelor Mittal, CBA, CBMM, ESAB, Gerdau, Owens Corning, Novelis, Texiglass e Villares Metals.

Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, afirma Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL. Fonte: Companhia de Imprensa

Top