Você está em
Home > Notícias > FERRAMENTARIA BRASILEIRA – A SÉRIE

FERRAMENTARIA BRASILEIRA – A SÉRIE

SÉRIE FERRAMENTARIA BRASILEIRA

Funções 

A Série Ferramentaria Brasileira na qual estamos  compartilhando vídeos  em nosso perfil no Facebook pretende mostrar um pouco do trabalho de nossos profissionais e também muito do nível em termos de qualidade, para que não se despreze a mão de obra nacional em busca de cada vez mais a terceirização.

Instituições e Associações buscam reconhecimento e incentivos para este setor da indústria e consideramos importante a divulgação de trabalhos ou serviços executados por estes profissionais e empresas.

O Moldes Injeção Plásticos estará sempre que houver um espaço mostrando moldes em atividade ou até sua fabricação. Caso algum profissional tenha interesse em indicar um vídeo, envie o link por mensagem privada, para acesso e avaliação. Caso haja informações complementares, melhor. Nossa intenção é sempre a multiplicação do conhecimento e agradecemos os compartilhamentos e apoio de sempre.

As Ferramentarias fazem parte do setor metalmecânico, sendo responsáveis pela fabricação dos meios de produção mais complexos que dão forma final ao um tipo de produto ou permitem a finalização dos mesmos. Desejamos passar esta informação de maneira simples para chegar ao iniciante e público geral. Como sempre, havendo necessidade de correções ou sugestões para melhorias agradecemos.

Clique nas imagens e veja um pouco da atuação do ferramental fabricado por esses profissionais especializados:

Dispositivos em geral para setor metalmecânico. Clique na imagem

Ferramentas de estampagem para corte, dobra ou repuxe de chapas para produtos metálicos. Clique na imagem

Diversos tipos de moldes de acordo com a necessidade, podendo ser para produtos de ligas metálicas ou para termoplásticos, todos para produção em série. Clique na imagem

Os moldes por vezes se transformam em autênticas máquinas de grande complexidade, de uma variedade praticamente infinita, que têm de ser projetados, construídos e testados em tempo extremamente reduzido e ainda buscando em custos, os mais baixos possível. Esta situação impõe a necessidade de técnicos altamente qualificados, muitos com uma longa e variada experiência, capazes de se orientar nas diversas situações técnicas possíveis, através de atuações práticas e eficazes.

A etapa de montagem de um molde não é diferente comparando a outros tipos de ferramentas, consiste em reunir todos os componentes que permitem formar o conjunto, sendo eles componentes funcionais, componentes de suporte e elementos de fixação (parafusos, porcas, arruelas, pinos elásticos, chavetas, dentre outros).

Esta etapa exige várias atividades de ajustagem mecânica, as quais envolvem muitas operações manuais que na prática, são dependentes da habilidade do ferramenteiro ou ajustador em manusear as ferramentas necessárias.

VISITE NOSSO GUIA DE EMPRESAS – FERRAMENTARIAS DE QUALIDADE

Profissões

Para o profissional chegar a um nível exigido são necessários a prática, e a soma de conhecimentos recebidos em cursos de preparação. Todas as etapas são necessárias e importantes para a formação, sendo que cada uma delas é preparatória para a seguinte. Nas ferramentarias podemos encontrar o ferramenteiro de bancada, o torneiro ferramenteiro, o fresador ferramenteiro, o retificador ferramenteiro, operador de eletro-erosão, técnico de prova prática, planejador, programador, orçamentista, projetista e outras diversas funções. Para quem atua no chão de fábrica em usinagem, os equipamentos utilizados ou máquinas variam de complexidade podendo ser convencional ou já recebendo comando de programação. Atualmente a formação introduzida habilita os profissionais para atuarem na bancada e em todos equipamentos disponíveis, pois recebe uma base de treinamento e depois tem que se adaptar ao equipamento da empresa.

O SENAI é o maior formador destes profissionais sendo comemorado nacionalmente o Dia do Ferramenteiro em 31 de maio e valorizar cada função é nossa intenção. As mulheres fazem parte deste meio profissional e se destacam pelo capricho de sempre.

Algumas empresas tem o Afiador de ferramentas, um profissional que atua recuperando o corte de ferramentas de usinagem, tanto para o setor produtivo como para a própria ferramentaria. Conforme a necessidade o serviço tem que ser feito manual ou em equipamentos especiais.

Mantém o profissional quando a demanda compensa, pois a terceiros que prestam suporte nessa atividade com perfeição. Cabe sempre aquela opinião de que sendo os terceiros, parceiros fixos de fabricação, gera uma confiança necessária pelo nível de qualidade exigido e compromisso com prazos assumidos com clientes.

Cada profissional tem sua função e todas com mesmo valor, sem distinção. Uma ferramenta para ser fabricada necessita ser planejada, pois as etapas tem que ser cumpridas a risco para que se possa executar a montagem passo a passo com organização. No caso de um molde, imagine uma base pronta sem uma cavidade ou forma pronta para se ajustar, vai ter que ficar parada aguardando sua utilização. Tem que ser um trabalho ordenado, seguido de perto pelo ferramenteiro, que pode fazer as leituras no momento da usinagem e definir tipos de ajustes, ganhando tempo nas ações.

Para que siga um planejamento conforme, existem softwares que cobram as ações na sequência planejada, nos prazos definidos e que acabam cobrando o acerto das falhas existentes.

A seguir alguns links com máquinas de ferramentaria em atuação. As versões variam de acordo com a proposta dos fabricantes e muitas executam funções inclusive de outras máquinas sendo interessante o conhecimento sobre o equipamento que se possui para utilizar do mesmo todos os recursos e aproveitar de sua capacidade.

Bancada

Clique nas imagens e veja um pouco das máquinas em atuação.

Torno convencional. Clique na imagem

Torno CNC. Clique na imagem

Fresadora convencional. Clique na imagem

Fresadora CNC. Clique na imagem

Retifica cilíndrica convencional (existem modelos CNC). Clique na imagem

Retifica plana convencional (existem modelos CNC). Clique na imagem

Eletro-erosão mergulho. Clique na imagem

Eletro-erosão a fio. Clique na imagem

Afiadora de ferramentas de corte. Clique na imagem

Vídeos de várias empresas já foram apresentados no Facebook, sendo elas Adrofer ; GTF Ferramentaria ; AGM Matrizes; Cadorin Ferramentaria ; Qualipress Ferramentaria ; UsinewCNC ; Leffa Matrizes; AmaraL Ferramentaria; Sultech Matrizes ; JR Oliveira Soluções ;  MM Matrizes ; Alfa Moldes Plástico ; KG Ferramentaria ; Testa Ferramentaria ; Injetados Maguibeth ;  Ferramentaria Fênix ; Furas Usinagem; Gold Extruder; Ferban Ferramentaria; Dan’s Engrenagens; ORION Matrizes; Ribeiro Ferramentaria; Megatools Usinagem; Nova Câmara Quente; Ferramentaria Beta Moldes; Ferramentaria JN; Soul Ferramentaria; Soluzione Engenharia de Moldes; Metalúrgica Rovaris, Destak Ferramentaria, Winter Ferramentaria, SN Ferramentaria, Brudani Indústria de Matrizes e Injetados e outros.

Confira a todos em https: Facebook

Fonte: Links e imagens do yotube (nota atualizada em 28/09/2020)

Fonte texto: Moldes Injeção Plásticos

REPRODUÇÃO PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO

Hamilton Nunes da Costa – Editor de Revistas Independente
CFP VW SENAI / Matrizeiro especializado em molde
Escola ART-MEC / Projeto de molde
CFP VW SENAI / Técnico mecânico – CREA 126.785

Acompanhe nossas divulgações pelo Facebook

Top