Você está em
Home > Moldes > CONHECENDO APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GAVETAS EM MOLDES

CONHECENDO APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GAVETAS EM MOLDES

 

Conhecendo aplicação do sistema de gavetas em moldes

A utilização de elementos móveis em moldes de injeção na maioria dos casos é sempre necessário em função de detalhes com dificuldades de extração. As características do produto ira direcionar na maioria das vezes para o uso dos mais variados tipos de elementos móveis e diante da escolha deve se definir ou encontrar a melhor forma de aplicação.

Este resumo pretende mostrar uma ideia simplificada sobre o assunto servindo apenas como referência visto que é imensa a quantidade e formas de aplicações e inúmeros os conceitos utilizados. O uso de elementos móveis como gavetas são comuns e no mercado encontram se de pronta entrega, os trilhos, as guias, travas, posicionadores, colunas de arraste ( ou acionadores) e gavetas em formatos diversos.

Na fabricação é recomendado que o aço da gaveta seja do mesmo material que a cavidade ou macho, no entanto independente do material, é importante observar a folga de trabalho para não ocorrer assim desgaste por fricção entre as partes.

Em caso de gavetas que se movimentam sobre trilhos guia, pode se utilizar os aços dos trilhos guia com dureza menor que o aço da gaveta. Em caso de fricção entre as partes, devido a uma falha no molde ou máquina, o trilho ficará danificado podendo ser substituído. É muito mais fácil e econômico substituir um trilho do que uma gaveta. Encontra se no mercado produtos de guias feitos com auto lubrificantes que preservam a vida dos sistemas.

No ajuste, o deslizamento é essencial entre as partes devendo se considerar a dilatação para o conjunto, principalmente quando existe sistema de aquecimento na gaveta. O excesso de folga certamente ira provocar um desalinhamento.

 

Componentes móveis (gavetas): exemplo de situações em que para a extração é necessário abertura do conjunto.

 

 

Exemplo de Conjunto montado: gaveta com a guia e outros componentes

01 – Elemento móvel (gaveta)    02 – Batente ou cunha        03 – Placa de deslize                     04 – Batente ou cunha

05 – Placa de deslize                     06 – Placa de deslize           07 – Régua ou guia lateral            08 – Régua ou guia lateral

09 – Placa guia                               10 – Suporte                           11 – Acionador ou pino de arraste

 

Fórmulas para cálculos diversos do sistema de gavetas e ângulo proposto de inclinação para colunas de arraste = 10º a 25º

 

 

Com a abertura total do molde para a extração do produto, é necessário que as gavetas permaneçam em uma posição de espera pré estabelecida, para que as colunas inclinadas encontrem os furos das mesmas quando iniciar o fechamento do molde para o inicio de um novo ciclo e para isso são utilizadas os fixadores.

 

Pesquisa para fabricação pode mostrar alternativas .

A lista de fornecedores de componentes para moldes é grande e pesquisando os componentes disponíveis pode se até encontrar novas soluções para sistemas de gavetas. Em alguns casos de gavetas móveis que necessitam ser manuseadas (exemplo, quando há necessidade da colocação de insertos), na recolocação da mesma no molde, podem ser colocados imãs para facilitar posicionamento e fixação.

É importante no projeto do molde que o sistema de extração não trabalhe forçado, que tenha até sobra de pinos porém ,deve se observar com cuidado o posicionamento dos mesmos com relação às gavetas para que não ocorra danificações em caso de avanço inoportuno da placa.

Nas gavetas com grandes áreas de fechamento e outras situações especiais, as mesmas devem ser aliviadas na área de fechamento utilizando se o sistema de pistas ou seja, fechamento apenas na faixa que acompanha perfil do produto, para diminuir o atrito e garantir um melhor ajuste. A face de fechamento da gaveta pode ser forma (parte do produto) ou porta forma (inserto fixo) dependendo da aplicação. A pressão a ser afetuada pela cunha sobre a gaveta em moldes pequenos pode ser em torno de 0,02 e para moldes maiores em uma proporção de acordo área de fechamento .

 

Acionamento da gaveta por pino acionador

Acionadores ou colunas de arraste são os pinos que fazem o avanço e retorno das gavetas. As gavetas agem diretamente ou indiretamente sobre as peças.

As Colunas de arraste servem para conduzir com movimento mecânico as gavetas para o ponto final de encosto no momento de fechamento do molde e como todo componente, tem função específica. Deve receber devido ao esforço de atuação, material e tratamento térmico adequados. No instante de abertura do molde a coluna conduz a gaveta ao seu ponto de espera. Não só a robustez é importante como também o comprimento ajustado com ponto de encaixe para levar e trazer a gaveta ao ponto de espera ( travamento ).

 

 

Acionamento da gaveta por cunha mecânica com retorno por molas.

São usados normalmente em moldes com cavidades pequenas que não exigem esforço exagerado das molas com a vantagem de poderem ser aplicadas em espaço reduzido.
Acionamento feito através de cunha trava com recuo feito através de molas. Temos a desvantagem de não podermos confiar nas molas, pois essas desgastam, cansam e podem quebrar provocando algum dano no molde.

 

 

Avanço por cunha e retorno pela própria mola

As gavetas são acionadas e recuadas por cunhas quadradas ou retangulares.Usadas em cursos de acionamento muito grande.

Acionamento por pistão: hidráulico ou pneumático.
Geralmente usado em gavetas que trabalham na parte fixa do molde. Usado em cursos muito grande onde fica difícil o sistema convencional. O pistão é acionado quando o molde se fecha e recua antes que o molde abra para a peça ficar no
macho quando esse abrir.

Gaveta para detalhes internos.
Acionamento por pinos acionadores 

Usado em peças que tem detalhes internos e não é possível usar extração por pinças ou guias inclinadas. Usada em peças relativamente grande que tenha bastante espaço para localização da gaveta.

 

Cunha trava de gaveta
A cunha tem a função de suportar a pressão de injeção do material , proporcionando um bom fechamento nas cavidades.

 

Tipos de acionamento dos elementos móveis

Acionamento com Guía Inclinada:

Acionamento com Guia única com curva de inclinação:

Detalhe da fixação da guia única com inclinação e fórmulas para cálculos do sistema.

Acionamento com Guía com guiamento:

Acionamento por molas :

Acionamento por cilindros hidráulicos :

A casos especiais a serem desenvolvidos :


Fonte:SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA TUPY – CETT

 

Publicação Autorizada ao Portal Moldes Injeção Plásticos.

Hamilton Nunes da Costa
Matrizeiro Especializado em Moldes
Técnico mecânico
CREA 126.785

 

 

Top