Você está em
Home > Notícias > SOLUÇÃO INTELIGENTE: PARCERIA DE FABRICAÇÃO PERMANENTE

SOLUÇÃO INTELIGENTE: PARCERIA DE FABRICAÇÃO PERMANENTE

 

OFERECEMOS POLIMENTO E TEXTURIZAÇÃO DE ÓTIMA QUALIDADE

– RJF Texturas e Gravações Químicas – Faça parceria de fabricação permanente

Estamos no aguardo, envie tel ou email de sua empresa para   – contato@moldesinjecaoplasticos.com.br

 

Solução Inteligente: parceria de fabricação permanente

É notório o constante aumento do custo de fabricação e por tal temos que fazer plantão de olho nas situações e discutir ações permanentemente a fim de promover uma redução que se estenda a todos os tipos de fabricação relativa a moldes.

Quando pensamos em preço lembramos da relação com a qualidade exigida, da produção desejada que implica no número de ciclos definindo a estrutura necessária ao ferramental e ainda os tipos de serviços utilizados na fabricação, envolvendo todas as fases da compra inicial até entrega do molde, com o perseguido prazo final liberado para produção.  Fatores externos como custo trabalhista, taxas diversas, transporte, preço de matéria-prima e consumo de energia tem que ser somado e “diluído” ao longo de todo o processo da fabricação, pois fazem parte do custo final.

A margem de lucro dos fabricantes tem se achatado e o nível da qualidade exigida também, mesmo com a melhoria da tecnologia. Com a exigência de menor custo por parte do cliente, tem se utilizado materiais de baixo custo, peças padronizadas de má qualidade e redução de qualidade em serviços terceirizados.

Há condições de se fabricar ferramentas de excelente qualidade, mas empresas se rendem em alguns pontos para cumprir compromisso e garantir giro. Com esse tipo de realização deve se avaliar o futuro do negócio. A redução do custo de fabricação de moldes deve ser realizada sem reduzir a qualidade do molde e atender aos requisitos dos usuários.

 

Serviços terceirizados

O conceito de Indústria 4.0 apresentado pela primeira vez em 2011 na feira de Hannover tem se consolidado e será realidade. No Brasil em 2018, dentre as empresas entrevistadas pela CNI, apenas 48% reconheceram a importância das tecnologias digitais e pretendiam investir em recursos da Indústria 4.0. Esse aparente desconhecimento ou desprezo pelas inovações também é medido no baixíssimo grau de utilização de robôs industriais no país. Outro grande desafio é a capacitação de pessoas com perfis competentes, adequados para esse novo patamar tecnológico.

A Indústria 4.0 tem possibilitado a associação de sistemas de automação aos sistemas cyber-físicos, o que permite um maior controle remoto das linhas de produção e montagem, da manutenção de máquinas e equipamentos, além de criar alertas de falhas nos processos e adaptações de processos de acordo com as necessidades de cada empresa. Nessa caminhada de inovação a prestação de serviços continua, não deixa de existir e tem que se adequar.

O Moldes Injeção Plásticos tem a muito um compromisso com o setor de ferramentaria e um interesse no seu crescimento como indústria e principalmente como porta de oportunidades a todo profissional que se identifica com o tipo de desafio que oferece o plástico, que para muitos, por não se identificar e desconhecimento, é um “vilão”.

A Indústria 4.0 vai dar oportunidade também de interação entre as empresas em um mesmo processo de fabricação. Texturização e Polimento são fundamentais para o setor de fabricação de ferramentas, sendo que o polimento serve de base para aplicação de um acabamento com textura perfeita. Pelo nosso compromisso, iniciamos agora uma parceria com a RJF Texturas e Gravações Químicas pelo seu potencial e compromisso na execução de acabamentos com ótima qualidade.

Sua AGENDA está aberta de imediato para que toda e qualquer empresa, fabricante de molde ou não, possa reservar suas datas sem prévia consulta. Isto significa ter uma solução inteligente iniciando uma parceria de fabricação permanente com uma empresa que já tem experiência no polimento e texturização, a ponto de oferecer por meio de cursos a formação de iniciantes.

A cada novo serviço buscar preço e qualidade em terceiros é jogar com a sorte e colocar a confiança depositada pelo cliente na balança. Pequenas empresas prestadoras de serviços em etapas de economia sufocante, por força de se manter operando acabam alternando a seus profissionais, provocando também um recomeço em busca de um nível de qualidade aceitável no mercado. Até para profissionais experientes cada serviço trás um aprendizado, em decorrência do tipo de material e detalhes na fabricação.

Entre em contato com a RJF Texturas e Gravações Químicas, ( Ricardo watsApp 11 98371 0036 ) e conheça mais sobre uma parceria de fabricação permanente. É importante para toda empresa poder contar com parceiro confiável, sabendo que ele vai lhe dar o suporte quando chegada a hora de polimento e textura perfeita. Com a interação de AGENDA, existe a possibilidade de se trabalhar com a previsão de datas, consultando se previamente sobre as dúvidas e atalhos possíveis para a melhor execução de serviços, mas isso claro, desde que seja um parceiro permanente para que haja essa oportunidade. O custo é sempre justo pelo padrão oferecido.

 

A RJF Texturas e Gravações Químicas atende a todo território NACIONAL e em alguns casos fora do país, com atuação em diversos setores com destaque em calçadistas, domésticos e automobilístico. Conheça um pouco mais de seus serviços.

A empresa tem a disposição arquivos com mais de 12.000 padrões de texturas

 

Cursos  presencial de Texturas e Gravações Químicas  (in company)
Consulte-nos…11-9 8371-0036 (WhatsApp)

 

 

 

Polimento

Dependendo do tipo de aplicação alguns produtos exigem ou requerem acabamentos especiais que para serem conseguidos envolvem técnicas também especiais, que podem envolver processos elétricos, processos químicos e manual para os diversos tipos de superfícies, sendo que a técnica manual exige bastante da prática, principalmente no caso de superfícies planas polidas e espelhadas.

Alguns tipos de produtos plásticos necessitam ter um aspecto visual final agradável, brilhante e para que se atinja este objetivo faz se necessário o perfeito polimento das cavidades produtoras, com a importante operação de polimento. Os tipos de acabamentos em detalhes de alguns produtos, já denunciam a sua utilidade ou função no caso do tipo conjunto montado.

Com o polimento espelhado a superfície torna-se extremamente sensível, o que requer cuidados especiais para mantê-la sempre com um aspecto desejável. Um dos cuidados fundamentais é a utilização de óleo protetor no molde que atua de forma preventiva contra oxidação.

Outro cuidado importante está ligado à limpeza da cavidade, na qual é altamente recomendável o uso apenas de algodão e álcool, evitando assim a utilização de materiais que produzem maior atrito, tais como estopas, panos e outros.

A capacitação profissional e experiência na área são de grande importância para execução de um serviço de excelente qualidade, e consideramos importante que toda ferramentaria, principalmente de manutenção tenha um profissional que possa fazer este tipo de trabalho, mesmo que não seja especialista.

A escolha da empresa certa para a execução do processo de polimento é fator decisivo para que o resultado seja de ótima qualidade, pois a falta de domínio das técnicas de polimento ocasiona diversos problemas tais como: deformação do produto final, ausência da transparência desejada e distorção na fotometria de peças ópticas entre outros.

 

 

PROCESSO DE TEXTURIZAÇÃO EM TERCEIROS

Geralmente a falta de clareza no fornecimento de informações básicas para o processo de texturização de moldes leva a problemas de acabamento superficial, ou ainda prejudica o prazo de realização e, consequentemente, seu custo. Em casos mais graves, pode até causar a perda total do componente por isto, é recomendado o uso de uma planilha que contenha as informações mais importantes fornecidas pela ferramentaria para a empresa de texturização.

Para o uso adequado de planilhas existem dois aspectos importantes:

Documento comercial: O primeiro aponta para uma formalização das tratativas entre as partes (ferramentaria e empresa de texturização), documentando de maneira escrita, os fatores técnicos envolvidos na operação comercial. Assim sendo, será possível resgatar os parâmetros acordados em caso de futuras distorções técnicas.

Detalhamento do serviço: O segundo aspecto é a clareza com que o texturizador, passa a receber as informações técnicas para viabilizar a execução do serviço com a melhor qualidade possível. Isso minimiza a busca de informações complementares que, muitas vezes, ocorrem via telefone e podem gerar entendimentos dúbios.

Por isso salienta-se a importância de identificar de maneira clara e detalhada, as regiões de textura e áreas com solda. É recomendado enviar para o profissional texturizador o desenho ou modelo eletrônico da peça com as áreas de textura e solda.

Nesta planilha devem constar diversos itens como:

1 – A identificação do produto, descrevendo o nome, versão e data do desenho que caracterizam com precisão a peça que está sendo processada, permitindo analisar detalhes críticos para a texturização e verificando as distorções em relação a peça física.

2 – Outros detalhes são a identificação dos materiais aplicados na fabricação, separando se em material de base para as formas e material de postiços (ou insertos). Em muitos casos, os insertos são confeccionados com um material diferente do material de base, resultando em dureza diferenciada na superfície.

3 – As operações realizadas com estes materiais devem ser claramente informadas ao texturizador. Assim sendo detalhes construtivos do componente, como os tratamentos térmicos, químicos e superficiais, bem como os parâmetros de soldagem e de operações de eletroerosão terão que ser informados.

4 – Adoção do uso de corpos de prova com o material de base, que servem tanto para acompanhamento dos processos de tratamentos térmicos, químicos e superficiais como para o padrão de textura adotado, facilitando futuras auditorias no processo. Na grande maioria dos casos o cliente tem seu próprio padrão sendo conveniente que as ferramentarias solicitem os catálogos de padrão de textura aos fornecedores. Para cada padrão do catálogo existe um código, que define com precisão o tipo da textura a ser processada, podendo ainda definir se o processo desejado é mecânico, químico ou a laser.

5 – Definição sobre os detalhes da textura desejada, como padrão de textura e informado inclusive o código padrão da textura.

6 – Os dados sobre as dimensões e peso do componente

7 – A condição de entrega do molde (se desmontado ou não), que auxilia a empresa de texturização a planejar o processo.

8 – É altamente recomendado informar sobre as áreas de fechamento do molde, a fim de evitar danos aos cantos vivos da ferramenta.

9 – Informação sobre os ângulos de desmoldagem da peça pois, também têm influência significativa na definição do tipo e gramatura da textura, tanto em cavidades como em machos.

10 – Informar ao texturizador as operações as quais o componente será submetido após o processo de textura. Em alguns casos, essa informação auxilia a prever cuidados durante o processo e a considerar etapas subsequentes à texturização (por exemplo, limpeza após nitretação).

11 – Para encerrar planilha fazer registro do atendimento completo, parcial, ou o não atendimento às especificações iniciais.

12 – Incluir espaço para avaliação do responsável pelo recebimento do serviço, assinalando a aprovação, aprovação com restrição ou reprovação do serviço.

 

Mas o que é textura?
Textura é a arte de dar formas e relevos a vários tipos de superfícies, deixando-as agradáveis aos olhos e ao toque.
A textura em produtos é utilizada para provocar sensações, melhorar aspecto visual, tato, inovar, diferenciar, destacar a marca ou ainda auxiliar tecnicamente em outros processos.

O processo de texturização inicia-se com o recebimento da peça componente do molde e a verificação de seu estado atual com relação a quaisquer problemas como por exemplo, oxidação e amassados. Feita essa inspeção a cavidade recebe uma limpeza para a retirada de todas as impurezas que possam comprometer a qualidade final.

A superfície a ser texturizada deve estar livre de imperfeições como riscos, ondulações, batidas, marcas de usinagem, porosidades, erros de concordâncias de raios e perfis, rugosidade de usinagem por eletroerosão por penetração ou corte a fio e resíduos de outros metais como cromo, níquel, e nitreto entre outros, que devem ser removidos para que a superfície receba a corrosão química.

Após limpeza a cavidade receberá proteção nas partes que não sofrerão corrosão química, evitando assim o comprometimento da sua eficiência mecânica. O isolamento na peça é feito para proteger as regiões que não serão texturizadas, fazendo com que não haja corrosão química em lugares indesejáveis que comprometam a mecânica dos mesmos.

A etapa de transferência de imagem às vezes deixa algumas lacunas. Assim, antes da corrosão química, é preciso retocar eventuais falhas causadas pelo enrugamento do filme, corrigindo qualquer tipo de imperfeições.

O Filme é um revestimento utilizado para transferir a imagem do padrão escolhido pelo cliente para o molde. Os filmes utilizamos podem ser:
Blue Filme (TH-sheet) importado do Japão
AKA – sheet importado do Japão
TL/S – sheet importado do Japão
MX – sheet importado da Coréia
Filme de Papel ou Filme adesivo que podem ser produzidos.

Em alguns casos é necessário que a peça receba um jateamento para um completo acabamento. Após o jateamento a peça passa pela etapa de transferência de imagem do padrão escolhido e depois a gravação, onde recebe um banho de componentes químicos para que possam adquirir a profundidade desejada.

O Jateamento é realizado com diversos tipos de abrasivos dependendo do processo e sua função é fazer a limpeza do molde, acabamento final do molde, variação de brilho do produto final, texturização.

É possível texturizar moldes que já apresentam alguns tratamentos como têmpera, teniferização e recozimento, mas recomenda-se quando for possível texturizar antes. Outros tratamentos como cementação e nitretação, assim como deposição de metais como cromo duro, níquel químico ou outros revestimentos devem ser aplicados sempre após a texturização.

Fonte: Moldes Injeção Plásticos

 

Deixe uma resposta


Top