Você está em
Home > Moldes > TESTE COMPARATIVO DE CONDUTIBILIDADE TÉRMICA ENTRE H13 E AMPCOLOY

TESTE COMPARATIVO DE CONDUTIBILIDADE TÉRMICA ENTRE H13 E AMPCOLOY

EXPERIMENTO PRÁTICO DE ENSAIO JOMINY

O equipamento executa um ensaio padronizado no qual o resfriamento rápido da amostra é feito em uma de suas extremidades para determinar a temperabilidade. Neste caso específico somente utilizaremos a parte que determina o tempo de resfriamento.

Realizamos esse experimento em dois testes práticos para entendermos melhor a diferença e para a  visualização de comparativo entre os materiais H13 e o Ampcoloy 944 quanto a sua condutibilidade térmica.

Foram utilizados no teste prático:

01 corpo de prova de material H13 – 01 corpo de prova com material Ampcoloy 944

01 Forno elétrico – 01 Termopar

01 Medidor de temperatura 01 Equipamento de Ensaio Jominy

Equipamento de ensaio jominy e dimensionamento do corpo de prova.

 PROCEDIMENTOS

— Fazer o aquecimento dos corpos de provas H13 e ampcoloy 944 até a temperatura 92,6 º C;

– Com a utilização de equipamento de ensaio Jominy realizar o resfriamento entre os dois materiais até a temperatura ambiente de 25,3ºC  com o auxilio de um termopar;

Demonstração do ensaio.

Atividades: Fazer comparação de condutibilidade térmica

– Anotar valores e tabelar

– Obs: 92,6ºC é a temperatura para inicio da comparação:

Tabela com anotação de resfriamento dos materiais –

tempo por temperatura.

Conclusão:

Após inicio do resfriamento em condições idênticas, a liga de Ampcoloy chegou a temperatura de 25,3ºC aos 03 minutos 50 seg e o material H13 chegou na mesma temperatura aos 13 minutos e 05 segundos. Uma diferença de 9 minutos e 15 seg, que comprova a eficácia no uso da liga para auxiliar no resfriamento e diminuição do tempo de ciclo.

Ampco® – é um material com excelente condutibilidade térmica, muito utilizado em pinos longos e não exige grande fluxo de água para a sua refrigeração e pode ser encontrado com 11 tipos de liga para aplicações específicas.

AMPCO METAL BRASIL de Joinville – SC, é distribuidora de ligas especiais de Bronze AMPCO® e Cobre de alta condutibilidade AMPCOLOY®, varetas e arames de solda AMPCO-TRODE®, AMPCO-CORE®, COPR-TRODE® e SIL-TRODE®. Atende a indústria de conformação mecânica, aeroespacial, automotiva, offshore, fabricantes de moldes para plástico e vidro. São fabricados pelo processo de fundição contínua, extrusão, laminação, trefilação, forjaria e centrifugação com tecnologia e vanguarda.

Publicação Autorizada ao Portal Moldes Injeção Plásticos.

Luis Solovijovas /Unimep – Hamilton Nunes da Costa/ Técnico mecânico CREA 126.785

Acompanhe nossas divulgações pelo Facebook

Deixe uma resposta


Top