Você está em
Home > Notícias > TESTE DE REFRIGERAÇÃO FORA DA MÁQUINA INJETORA

TESTE DE REFRIGERAÇÃO FORA DA MÁQUINA INJETORA

Teste de refrigeração e vazão fora da máquina injetora.

O resfriamento otimizado de um molde é importante e essencial para o alcance de melhores tempos de ciclo em peças moldadas e diversos fatores vão influenciar na busca por um resfriamento adequado.

De modo geral tem que se avaliar o tipo de ferramenta e quanto de qualidade se espera, devendo começar pela escolha do aço utilizado na sua fabricação, em dados físicos de fluxo do molde e condições que se tem para a fabricação e finalmente máquina injetora.

A meta de tempos de ciclo cada vez mais curtos, com produtos perfeitos e de boa qualidade impulsionam também a melhoria de condições para a manutenção ou reparo de moldes, para que sejam restaurados com eficiência máxima aplicando-se o teste de refrigeração dos circuitos, antes de sua liberação.

Máquina parada por causa de molde acaba com o lucro, por isso, a correção de problemas tem que ser de forma rápida e eficiente para que a ferramenta possa ser colocada de volta em produção. Ter um equipamento de teste de refrigeração no setor, sendo um sistema fixo ou de preferência móvel, facilita o trabalho da manutenção para um processo satisfatório de averiguação economizando tempo na identificação de problemas no sistema ou circuitos de água da ferramenta.

Alertamos para alguns equipamentos fixos que são sistemas “caseiros” e não correspondem à real necessidade. A água passa, mas apenas se verifica a existência ou não de vazamentos aparentes e ainda se utilizando de jampers. Na máquina injetora se terá a condição real e o quanto mais o teste for parecido melhor.

A diferença mensurável em relação a um molde com resfriamento ruim pode ser de poucos segundos no tempo de ciclo e parece pouco, mas no total produzido anualmente ou no tempo de produção em vida do molde, pode resultar em grande prejuízo e mais ainda, um aumento de gasto com manutenção e redução da vida útil da ferramenta.

Equipamento de teste para circuito de refrigeração

O equipamento de teste de água tem como finalidade avaliar os circuitos de refrigeração do molde fora da máquina injetora, identificando a queda de pressão ou vazamentos que possam haver nos moldes e permitir identificar divergências como via entupida, falta de vedações, falta de algum anel, cavidades trincadas, conexões com vazamento, ou qualquer outro problema que possa ser encontrado no molde antes que o ferramental entre na máquina, não atrapalhando assim no tempo de setup da máquina.

As máquinas para teste de vazamento além de ajudar a colher informações essenciais para a melhoria de ferramentas de produção como o molde, auxiliam também na determinação da vida útil.

Há modelos de máquina para teste de vazamento que permitem utilização em diversas faixas de pressão e unidades de medição, sistema de autolimpeza e autocheck dinâmicos, sensores diferenciados e um rápido índice de acerto na detecção de vazamentos. Uma forma de otimizar o tempo despendido com este tipo de serviço.

As paradas prolongadas em um setup de máquina são preocupantes e a utilização do teste de água pode trazer a segurança necessária para o trabalho e nesse sentido, o equipamento se aplica na montagem e manutenção dos moldes.

Na imagem modelo com suporte de mangueira

O carro teste de água da MC Components / Muck Maq é um equipamento de estação móvel de pressurização, que visa o fluxo e a distribuição. Perfeito para testes do circuito de refrigeração do molde fora da máquina.

Uma bomba de múltiplo estágio se encarrega de pressurizar o sistema até 10bar quando solicitado, ficando fácil identificar qualquer vazamento, obstrução ou erro de montagem do molde. Um manifold de até 10 vias, todas com visor de fluxo, torna esse processo visual e objetivo e o reservatório de 50 litros dá grande autonomia para os testes. Veja mais em http://www.mccomponents.com.br/

O System Cooling Test Rig está equipado com tudo o que é necessário para realizar a análise do circuito de refrigeração. Usando o controlador de tela sensível ao toque, o operador pode definir e controlar o volume de fluxo e a pressão da bomba para simular a configuração de produção real de um molde.

Os dados de configuração podem ser armazenados no banco de dados do equipamento de teste como uma conveniência adicional. Um tanque de água integrado fornece água suficiente para testes de fluxo e pressão em praticamente qualquer tamanho de ferramenta, enquanto um manifold fornece oito válvulas de fluxo monitoradas digitalmente capazes de emitir entre 0,53 e 10,56 galões de água por minuto do tanque, através do molde e vice-versa.

As válvulas nas portas controlam o fluxo. À medida que a água é bombeada através do molde, telas em cada circuito e um filtro adicional na bomba ajudam a filtrar a incrustação e a ferrugem, facilitando as condições da água limpa. A unidade de calibração do equipamento de teste, que possui um sensor de fluxo certificado, garante que a unidade seja devidamente calibrada antes do início do teste.

Quando o teste estiver concluído, o operador pode eliminar a água de todos os circuitos com o pressionar de um botão. É um sistema é útil para moldes novos e antigos, pois os testes que estão sendo executados simulam o desempenho do molde com precisão, fornecendo uma medição de linha de base ou uma série de métricas que podem ser salvas no banco de dados do sistema para comparação futura caso o molde seja devolvido com algum problema.

O equipamento gera uma confiança orientada por dados, pois permite criar um histórico de execução de todos os moldes e testes realizados. Com o tempo é possível a formação de um banco de dados abrangente a partir do qual os resultados e relatórios dos testes podem ser referenciados e impressos para cada molde fabricado. Se um molde estiver funcionando há um ano e de repente apresentar um ponto quente, pode se averiguar no histórico, sobre a última vez em que esteve na oficina para saber onde estava o problema, ajudando na identificação da situação atual. Veja mais em http://www.mouldflo.com/

A nossa intenção com essa nota é passar informações da importância de se possuir um equipamento de teste e aliviar a situação do setor de manutenção.

Fontes: Moldes Injeção Plásticos

http://www.mccomponents.com.br/

http://www.mouldflo.com/

Top