Você está em
Home > Notícias > TRUMPH LEVA À FEIMAFE NOVA GERAÇÃO DE DOBRADEIRAS TruBend 5000 COM NOVOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ÂNGULO

TRUMPH LEVA À FEIMAFE NOVA GERAÇÃO DE DOBRADEIRAS TruBend 5000 COM NOVOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ÂNGULO

TRUMPF leva à FEIMAFE nova geração de dobradeiras TruBend 5000 com novos sistemas de medição de ângulo

A última palavra em tecnologia para processamento de peças com a mais alta produtividade. A partir de um novo conceito de controle, as máquinas ficaram incrivelmente fáceis de operar.

Alta produtividade com consistência, desde a programação até os processos de dobra: assim é a TruBend 5130 que a TRUMPF irá expor na FEIMAFE 2017. Uma máquina versátil e flexível, para a qual não faltam adjetivos. Acima de tudo, é um equipamento com alto grau de precisão e surpreendente na gama de peças que é capaz de processar. Uma grande variedade de peças pode ser dobrada devido à estrutura em C da máquina, que garante um ótimo espaço para dobra e boa estabilidade. É uma máquina que atende todos os requisitos de ergonomia e segurança do operador.

As máquinas TruBend série 5000 destacam-se pela excelente precisão e produtividade. Todas as etapas da operação, desde a programação, o set-up das ferramentas até a dobra da chapa, são feitas com a maior rapidez e eficiência. A elevada precisão da série se deve à estrutura da máquina, que é submetida ao tratamento térmico. A tecnologia do sistema drive de 4 cilindros,junto com o sistema CNC de cunhas, acionado por um servo-motor, minimizam a flecha de peças grandes. Possui 4 eixos (R, X, Z1/Z2. Além do quinto eixo “I” com deslocamento da mesa para amassamento). A versão standard da série 5000 vem com 2 eixos, com opção até 6 eixos, dependendo das diferentes geometrias de peças de diversos níveis de complexidade.
Interação homem-máquina

O novo controle Touchpoint TruBend é revolucionário em sua simplicidade e é muito fácil de usar. Os operadores de máquinas saberão rapidamente como usar as diferentes interfaces, focando no essencial, enquanto fornece todas as opções familiares. Uma visualização 3D extremamente realista que incorpora o monitoramento de colisão e também auxilia o operador. A interface do usuário é projetada com as exigências da produção diária A máquina pode ser operada, usando um monitor de 21,5 polegadas que, como um tablet, está equipado com a função multi-touch, sem a necessidade de retirar as luvas durante o processo. Os operadores podem girar o monitor em qualquer posição para terem acesso rápido à ajuda direta sempre que precisarem.
Dois sistemas de medição para garantir ângulos precisos

Os ângulos precisos são cruciais na qualidade de dobra, razão pela qual a TRUMPF oferece uma variedade de recursos inteligentes projetados para alcançar máxima precisão. O TCB (Thickness Controlled Bending) diminui os erros de ângulo causados pelas variações de espessura ou ondulações da chapa ao realizar a medição. Aqui os desvios da espessura da chapa podem ser administrados sem dificuldade. Através de sensores, a espessura real pode ser localizada e a profundidade de imersão da ferramenta superior automaticamente corrigida. Desta forma, a máquina atinge uma qualidade de ângulo independente da espessura da chapa e sem perda de produtividade ou necessidade de calibração e esforço de programação extra.

O ACB Laser (Automatically Controlled Bending) é compatível com todas as ferramentas. Ele controla o ângulo da peça a ser dobrada de forma automática. O laser projeta uma linha na superfície da área de trabalho e o sistema da câmera detecta essa linha. O ângulo de dobra é exato graças às unidades de medição localizadas na parte dianteira e traseira da peça. Na FEIMAFE, a TRUMPF apresentará a versão ACB Wireless, que faz todo o trabalho de medição sem a necessidade de um cabo. Ele possui dois discos de sensor integrados na ferramenta superior.

Programação em segundos

Um novo software acelera o processo de programação nas máquinas da TruBend Series 5000. Com o TecZone Bend, a geração do programa NC e a simulação 3D, incluindo a monitoração de colisão, são realizadas automaticamente em segundos com base em dados 2D e 3D. Se necessário, o operador pode fazer ajustes no programa no próprio controlador.

Características técnicas – Como as demais máquinas da série 5000, a TruBend 5130 é perfeita para dobrar peças de tamanhos variados. Com força de dobra de 130 toneladas, a máquina tem 3230 mm de comprimento de dobra, 2690 mm de largura entre colunas, abertura de instalação de 615 mm e garganta de 420 mm. Opera com velocidade de 220 mm/s no eixo Y (rápido e no retorno transversal), 1000 mm/s no eixo X, 330 mm/s no eixo R e 1000 mm/s no eixo Z. A precisão do trabalho alcança, respectivamente, 0,005 mm (eixo Y), 0,04 mm (eixo X) e 0,08 mm (eixo R).
BendGuideApp – o aplicativo TRUMPF para celular
Para facilitar a operação das máquinas TruBend, a TRUMPF desenvolveu o BendGuideApp, um aplicativo para celular que ajuda a calcular parâmetros de dobra de forma rápida e muito precisa, entre eles largura, comprimento do lado mínimo, altura da caixa, o raio de curvatura, cálculo do peso da ferramenta, mudar as unidades de medida, entre outras especificações.
Além disso, os usuários podem acessar os catálogos atuais e às notícias da TRUMPF relacionadas à dobra. O BendGuideApp está disponível gratuitamente para iPhone, smartphone, iPod, iPad, RequiresiOS 4.3, Android e PC, em lojas de aplicativos respectivos nas seguintes línguas: inglês, alemão, francês, italiano, tcheco e espanhol.
O BendGuideApp é uma ferramenta exclusiva da TRUMPF e estará em demonstração na FEIMAFE. Mais informações sobre o aplicativo podem ser acessadas em: http://www.br.trumpf.com/produtos/maquinas-ferramenta/produtos/dobra/bendguide-aplicativo-para-celular-trumpf.html

ACB Wireless
Com o ACB Wireless não é necessária a utilização de um cabo e é fácil de usar. As medições são realizadas através de dois discos de sensor integrados na ferramenta superior.


Touchpoint TruBend
O novo controle Touchpoint TruBend é simples e intuitivo de usar e foi otimizado para processos de trabalho cotidianos. A máquina pode ser operada sem mouse, usando um monitor de 21,5 polegadas que, como um tablet, está equipado com a função multi-touch, sem a necessidade de o operador retirar as luvas.

Deixe uma resposta


Top