Você está em
Home > Moldes > USO DE AMPCO E TESTE COMPARATIVO DE CONDUTIBILIDADE TÉRMICA COM H13

USO DE AMPCO E TESTE COMPARATIVO DE CONDUTIBILIDADE TÉRMICA COM H13

Uso de Ampco e teste de comparativo de condutibilidade térmica com H13

Uso de Ligas de cobre-berílio e AMPCO em molde: auxílio importante na redução do tempo de ciclo

A evolução das novas tecnologias, abrangem os mais diversos setores e “especificamente com relação a molde de injeção para plásticos” não poderia ser diferente, tanto que as opções para novos tipos de produtos e matérias-primas para produção ou mesmo para a fabricação dos moldes são inúmeras e dependem muito da aplicação ou finalidade das peças produzidas

Resinas ou compostos são desenvolvidos conforme necessidade e aplicação, e pelo sucesso alcançado dão margem para novas pesquisas. Na fabricação dos moldes, a busca por qualidade, redução de custo e a diminuição do ciclo de moldagem sugere a troca da matéria-prima de fabricação, com inclusão de metais não ferrosos que contribuem com uma melhora já comprovada na refrigeração, acelerando o processo de resfriamento do produto.

Ligas de Cobre – Berílio: O berílio é empregado para aumentar a resistência de ligas metálicas (especialmente a de cobre). Por sua rigidez, leveza e estabilidade dimensional, é empregado na construção de diversos dispositivos como giroscópios, equipamentos de informática, molas de relógio e instrumentais diversos. Também são usados para a produção de mancais e buchas de trem de pouso de aeronaves a jato, e instrumentos cirúrgicos em odontologia. Algumas vezes, é utilizado como o elemento para se fazer uma das ligas mais resistentes que se conhece, de valor inestimável na produção de molas. Além disso, é bom condutor da corrente elétrica e, como tal, as ligas de cobre-berílio são usadas para a fabricação de molas de contato e porta-escovas para motores elétricos. Têm alta resistência a tração, a mais elevadas entre as ligas de cobre. São usadas em ferramentas pela indústria química pois além de terem alta dureza são resistentes a descargas elétricas. As ligas constituídas de teores de berílio acima de 1,7% apresentam melhoria nas propriedades mecânicas e redução nas propriedades térmicas.

Inicialmente as ligas de cobre foram utilizadas como postiços, mas com o desenvolvimento, a dupla Cobre Berílio, conseguiu se destacar com características e propriedades que superam o aço para a utilização em ferramentas, dando mais alternativas aos fabricantes de moldes de injeção e outros. Um desempenho ainda melhor consegue se com o AMPCO, uma liga desenvolvida sem o componente Berílio que possui excelentes propriedades e ainda permite usinagem sem comprometer a saúde.

De acordo com a complexidade de alguns produtos, na projeção da ferramenta surgem pontos com impossibilidades da chegada do fluido refrigerante, meio utilizado para auxiliar no controle da temperatura do molde e justamente, nestes pontos essas ligas, devido à excelente condutividade térmica que possuem, são utilizadas para favorecer a troca de calor e melhorar no resfriamento do produto.

EXPERIMENTO PRÁTICO de Ensaio jominy

O equipamento executa um ensaio padronizado no qual o resfriamento rápido da amostra é feito em uma de suas extremidades para determinar a temperabilidade. Neste caso específico somente utilizaremos a parte que determina o tempo de resfriamento.

Realizamos esse experimento em dois testes práticos para entendermos melhor a diferença e para a  visualização de comparativo entre os materiais H13 e o Ampcoloy 944 quanto a sua condutibilidade térmica.

Foram utilizados no teste prático:

01 corpo de prova de material H13

01 corpo de prova com material Ampcoloy 944

01 Forno elétrico

01 Termopar

01 Medidor de temperatura

01 Equipamento de Ensaio Jominy

Equipamento de ensaio jominy e dimensionamento do corpo de prova.

  PROCEDIMENTOS

— Executar o aquecimento dos corpos de provas H13 e ampcoloy 944 até a temperatura 92,6 º C;

– Com a utilização de equipamento de ensaio Jominy realizar o resfriamento entre os dois materiais até a temperatura ambiente de 25,3ºC  com o auxilio de um termopar;

Demonstração do ensaio. 

Atividades: Fazer comparação de condutibilidade térmica

– Anotar valores e tabelar

– Obs: 92,6ºC é a tempertura para inicio da comparação:

Tabela com anotação de resfriamento dos materiais – tempo por temperatura.

 

 

  Gráfico de resfriamento para os dois materiais.

Conclusão:

Após inicio do resfriamento em condições idênticas, a liga de Ampcoloy chegou a temperatura de 25,3ºC aos 03 minutos 50 seg e o material H13 chegou na mesma temperatura aos 13 minutos e 05 segundos. Uma diferença de 9 minutos e 15 seg, que comprova a eficácia no uso da liga para auxiliar no resfriamento e diminuição do tempo de ciclo.

Ampco® – é um material com excelente condutibilidade térmica, muito utilizado em pinos longos e não exige grande fluxo de água para a sua refrigeração e pode ser encontrado com 11 tipos de liga para aplicações específicas.

AMPCO METAL BRASIL de Joinville – SC, é distribuidora de ligas especiais de Bronze AMPCO® e Cobre de alta condutibilidade AMPCOLOY®, varetas e arames de solda AMPCO-TRODE®, AMPCO-CORE®, COPR-TRODE® e SIL-TRODE®. Atende a indústria de conformação mecânica, aeroespacial, automotiva, offshore, fabricantes de moldes para plástico e vidro. São fabricados pelo processo de fundição contínua, extrusão, laminação, trefilação, forjaria e centrifugação com tecnologia e vanguarda.

AGRADECEMOS SE RECEBERMOS ATUALIZAÇÕES 

REPRODUÇÃO PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO

Hamilton Nunes da Costa – Editor de Revistas Independente

CFP VW SENAI / Matrizeiro especializado em molde

Escola ART-MEC / Projeto de molde

CFP VW SENAI / Técnico mecânico – CREA 126.785

Luis Solovijovas /Unimep 

Acompanhe nossas divulgações pelo Facebook

Top