Você está em
Home > Moldes > USO DE LIGAS DE COBRE-BERÍLIO E AMPCOLOY EM MOLDES: AUXÍLIO IMPORTANTE NA REDUÇÃO DO TEMPO DE CICL

USO DE LIGAS DE COBRE-BERÍLIO E AMPCOLOY EM MOLDES: AUXÍLIO IMPORTANTE NA REDUÇÃO DO TEMPO DE CICL

 

Uso de ligas de cobre-berílio e ampcoloy em moldes: auxílio importante na redução do tempo de ciclo

A evolução das novas tecnologias abrangem os mais diversos setores e“especificamente com relação a moldes de injeção” para plásticos, não poderia ser diferente, tanto que as opções para novos tipos de produtos e matérias-primas para produção ou mesmo para a fabricação dos moldes são inúmeras e dependem muito da aplicação ou finalidade das peças produzidas

Resinas ou compostos são desenvolvidos conforme necessidade e aplicação, e devido ao sucesso alcançado dão margem para novas pesquisas. Na fabricação dos moldes, a busca por qualidade, redução de custo e a diminuição do ciclo de moldagem sugere a troca da matéria-prima de fabricação, com inclusão de metais não ferrosos que contribuem com uma melhora já comprovada na refrigeração, acelerando o processo de resfriamento do produto.

Ligas de Cobre – Berílio : O berílio é empregado para aumentar a resistência de ligas metálicas ( especialmente a de cobre ). Por sua rigidez, leveza e estabilidade dimensional, é empregado na construção de diversos dispositivos como giroscópios, equipamentos de informática, molas de relógio e instrumentais diversos. Também são usados para a produção de mancais e buchas de trem de pouso de aeronaves a jato, e instrumentos cirúrgicos em odontologia. Algumas vezes, é utilizado como o elemento para se fazer uma das ligas mais resistentes que se conhece, de valor inestimável na produção de molas . Além disso, é bom condutor da corrente elétrica e, como tal, as ligas de cobre-berílio são usadas para a fabricação de molas de contato e porta-escovas para motores elétricos . Têm alta resistência a tração, a mais elevadas entre as ligas de cobre. São usadas em ferramentas pela indústria química pois além de terem alta dureza são resistentes a descargas elétricas. As ligas constituídas de teores de berílio acima de 1,7% apresentam melhoria nas propriedades mecânicas e redução nas propriedades térmicas.

Inicialmente as ligas de cobre foram utilizadas como postiços mas com o desenvolvimento, a dupla Cobre Berílio, conseguiu se destacar com características e propriedades que superam o aço para a utilização em ferramentas ,dando mais alternativas aos fabricantes de moldes de injeção e outros. Um desempenho ainda melhor consegue se com o Ampcoloy , uma liga desenvolvida sem o componente Berílio que possui excelentes propriedades e ainda permite usinagem sem comprometer a saúde .

De acordo com a complexidade de alguns produtos, na projeção da ferramenta surgem pontos com impossibilidades da chegada do fluido refrigerante, meio utilizado para auxiliar no controle da temperatura do molde e justamente, nestes pontos essas ligas, devido à excelente condutividade térmica que possuem, são utilizadas para favorecer a troca de calor e melhorar no resfriamento do produto.

Hamilton Nunes da Costa
Ferramenteiro Especializado em moldes
Técnico mecânico
CREA 126.785

 

 

Veja mais em

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/loja/

Top