Você está em
Home > Notícias > EVENTO EM JOINVILLE É PODEROSO PARA INDÚSTRIA E SETOR PLÁSTICO

EVENTO EM JOINVILLE É PODEROSO PARA INDÚSTRIA E SETOR PLÁSTICO

INTERPLAST reúne em Joinville -SC toda a cadeia da indústria de transformação de plástico

De 13 a 16 de agosto, a maior feira industrial de Santa Catarina e uma das principais do segmento plástico do Brasil chega a 12ª edição, com 25 mil m² de área de exposição

A 12ª edição da Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, será realizada de 13 a 16 de agosto de 2024, em Joinville, um dos principais polos da indústria de transformação do plástico do Brasil. Somado a isso, Joinville sedia o segundo maior polo de ferramentarias do país, especialmente as voltadas à produção de moldes de plástico para injeção e extrusão, muitas delas detentoras de alta tecnologia.

Com a realização do SIMPESC – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de SC e organização da Messe Brasil, a Interplast ocupa 100% da área útil dos três pavilhões da Expoville, abrangendo 25 mil m² de de exposição, e está consolidada como a maior feira industrial realizada do estado de Santa Catarina e uma das principais do Brasil. Recebeu um incremento de 60% em número de expositores, em relação a edição anterior, chegando a mil marcas vindas de oito países: Alemanha, Áustria, Brasil, China, Dubai, Itália, Taiwan e Uruguai.

A força econômica da indústria de transformação do plástico da região norte de Santa Catarina favorece a realização da Interplast neste ambiente, sendo o único evento do Brasil a reunir a cadeia completa do plástico, abrangendo de fornecedores de moldes a matéria-prima, máquinas e equipamentos, softwares e serviços, além de contar com atividades simultâneas de conhecimento técnico e Rodada de Negócios. A expectativa da organizadora Messe Brasil é atingir os 30 mil visitantes da edição anterior e a marca de R$ 300 milhões em negócios, em até 12 meses posteriores ao evento.

A Interplast é a única feira que reúne toda a cadeia do plástico e mostra a força do nosso estado, que apresenta altas taxas de crescimento da indústria e concentra algumas das principais empresas de transformação de plástico no Brasil, reconhecidas pela qualidade dos seus produtos em âmbito mundial”, afirma Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

As mais de mil indústrias do plástico empregam acima de 44 mil pessoas diretamente em Santa Catarina e estima-se o dobro de empregos indiretos. O setor no Estado inclui grandes empresas de atuação nacional e internacional, com destaque para a fabricação de peças técnicas, embalagens para conservação de alimentos e medicamentos, artigos de transporte, produtos para construção civil, autopeças, peças de eletroetrônicos, eletrodomésticos, utilidades domésticas e produtos descartáveis.

Para Fernando Pedro de Oliveira, presidente do SIMPESC, a Interplast tem um impacto direto e significativo na competitividade das indústrias de transformação do plástico de Santa Catarina. “Por ser uma vitrine para as mais recentes tecnologias e inovações globais, as empresas locais têm a oportunidade de conhecer e adotar essas tecnologias, melhorando a eficiência de produção, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos produtos”, argumenta.


Entre os diferenciais da indústria do plástico catarinense destacam-se a mão de obra altamente qualificada, assim como instituições de ensino públicas e privadas, que disponibilizam oportunidades de formação aos profissionais. Outra característica marcante são os focos de atuação bem definidos por regiões do estado: o Sul em descartáveis, o Norte em produtos para construção civil e peças técnicas e o Oeste em embalagens. Somado a isso, a acesso a variadas fontes energéticas, incluindo as renováveis, serviços de portos, qualidade de vida e investimentos em tecnologia e inovação são fatores determinantes para destacar Santa Catarina no cenário da indústria nacional.

CONHECIMENTO E NEGÓCIOS

Além da feira, a Interplast tem uma série de atividades paralelas voltadas ao conhecimento e negócios, com acesso gratuito ao público.

BIOECONOMIA, ECONOMIA CIRCULAR E DESCARBONIZAÇÃO NA INDÚSTRIA ENTRE OS TEMAS DO CINTEC

O CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Interplast, será promovido pelo Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina. No primeiro dia a programação é para convidados. No dia 15 haverá palestrantes de empresas como Braskem, BASF e Plaszom e de professores do UniSENAI. Entre os temas a serem abordados no congresso técnico estão bioeconomia, descarbonização, economia circular, eficiência operacional e produtos sustentáveis.

Programação 15 de agosto – quinta-feira
14h30 – 15h Palestras:
ecoflex® e ecovio®: Alternativas sustentáveis e voltadas à economia circular, com Thiago Bazaglia Spedo, BASF
CirculAí – Reciclagem de poliamidas PIR e o desafio do PCR automotivo, com Pedro Henrique Zandonadi Correa, BASF

15h10 – 15h40 Palestra: Hidrogênio verde
Com Edenilson Bueno da Rocha, UniSENAI

15h50 – 16h20 Palestra: Jornada da sustentabilidade para embalagens monomaterial
Com Francisco Ruiz, BRASKEM

16h30 – 17h Palestra: Economia circular
Com Daniel Vinícius Mistura, UniSENAI

17h10 – 17h40 Palestra: Elevando a produtividade na indústria do plástico: Segredos da eficiência operacional com a mudança cultural.
Com Carlos Araujo, Plaszom Embalagens

17h50 – 19h Coquetel de encerramento

SEMINÁRIO DE METROLOGIA PLÁSTICOS DETALHA INOVAÇÃO E QUALIDADE PARA A INDÚSTRIA

A Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição (CSQI) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) promove o Seminário de Metrologia Plásticos, que será realizado durante a Interplast, dia 15 de agosto. Com a temática “Ganhos de produtividade e melhoria nos desperdícios com instrumentação e qualidade para a indústria do plástico”, os participantes terão acesso a casos práticos de aplicação das tecnologias, além de explorar as últimas novidades e tendências do setor. “O Seminário de Metrologia Plásticos é uma oportunidade para os profissionais da indústria conhecerem as mais recentes inovações e melhores práticas em qualidade e instrumentação”, afirma Murilo Peixoto, presidente da CSQI.

Programação 15 de agosto – quinta-feira
14h – Abertura – Câmara Setorial para Máquinas e Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição.
Palestrante: Murilo Peixoto – Presidente da CSQI
14h10 – Soluções em Medições Bi e Tridimensional e Ensaios Mecânicos.
Palestrante: Sergio Eduardo Cristofoletti – Starret Indústria e Comércio Ltda.
14h30 – Alternativas para Bloco de Sopro com Controle Proporcional e Controle de Refrigeração.
Palestrante: Murilo Peixoto – JHP – Eletropneumática, Hidráulica e Automação Ltda.
14h50 – Ganho de Qualidade em Inspeção Prévia de Matéria Prima e Controle de Qualidade em Polímeros Reciclados
Palestrante: Peter Wolff Hohberg – Varpe Brasil – Tecnologia em Inspeção e Pesagem Ltda.
15h20 – Quanto Tempo seu Produto vai Durar as Intempéries Climáticas? Como Avaliar? Os ensaios de intemperismo acelerado em laboratório para avaliar a degradação dos materiais plásticos expostos ao Sol e condições ambientais.
Palestrante: Carlos A Maciel – Bass Equipamentos Ltda – EPP.
15h40 Medição de Índice de Fluidez e Viscosidade em Linha, como Ferramentas de Qualidade
Palestrante: Denise da Costa – Digitrol Indústria e Comércio Ltda.
16h Controle da Qualidade na Medição de Espessura – Práticas recomendadas para o bom uso e conservação dos instrumentos.
Palestrante: Amilton Mainard – MAINARD COMÉRCIO DE MEDIDORES DE ESPESSURA LTDA.-EPP.

SERVIÇO
Data: 15/08/2024 – quinta-feira
Horário: 14h às 16h20 
Local: Sala Tulipa N.5 – Rua XV de Novembro, 4315 Expoville Joinville – SC
Realização: ABIMAQ / CSQI – Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição da ABIMAQ

RODADA DE NEGÓCIOS POSSIBILITA NEGOCIAÇÕES ENTRE FORNECEDOR E COMPRADOR

Realizada no segundo dia do evento (14/08), durante todo o dia, a Rodada de Negócios é um espaço consolidado na Interplast e reúne compradores e fornecedores em mesas de negociação, com dezenas de reuniões individuais em um único dia, focadas em demandas e ofertas de soluções. Entre os confirmados estão empresas de segmentos como Automotivo, Embalagens e Construção Civil. Na edição anterior, foram realizadas 586 reuniões de negócios.

A Pewag, com sede na Áustria e filial brasileira instalada em Porto Alegre (RS), participou da Rodada de Negócios na edição de 2022 como fornecedora de olhais giratórios para moldes de injeção. O engenheiro de vendas da empresa, Nilvo Krauze Júnior, a ação foi positiva por apresentar novos possíveis parceiros e favorecer o contato direto com eles. “Das oito empresas com quem conversamos, apenas uma já era cliente e todas as demais apresentam potencial de venda”, comentou.

Entre os compradores da Rodada Negócios, estava a WEG Motores que já esteve presente em outras duas edições. “Fizemos contato com 20 empresas, entre fornecedores de manutenção, pigmentos, caldeiraria, além de instituições que oferecem cursos de capacitação”, contou o analista de materiais da WEG Motores, Manolo Floriano.

WORKSHOPS DE EXPOSITORES

Expositores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologias por meio de Workshops direcionados aos profissionais das indústrias. Os workshops serão realizados de 13 a 16 de agosto e programação completa está disponível no site da Interplast, onde podem ser feitas as inscrições. Serão 29 palestras em mais de 30 horas de apresentações feitas por especialistas em soluções para a indústria de transformação do plástico.

13/08 – terça-feira
– Sala Margarida n° 12
16:00 – IMERYS DO BRASIL – Supermicro 1S – Carbonato de Cálcio para Ráfia
17:00 – APTA – GREEN MATERIALS: Negócios e Produtos Conscientes para Melhorar a Vida Humana Através da Sustentabilidade
18:00 – ENGECOLOR – Como a Colorimetria Ajuda a Indústria de Plásticos?
19:00 – IMERYS DO BRASIL – Carbonato de Cálcio Natural para PVC Rígido –

14/08 – quarta-feira
14:00 – KARINA INDÚSTRIA – Flexibilidade Somada a Tendências, Inovação, Cores e Sustentabilidade – Sala Margarida n° 12
14:00 – ACTIVAS – actcycle: Soluções Sustentáveis para a Cadeia do Plástico – Sala Acácia n° 13
15:00 – EIXO SNETOR – O segredo da PA66 de alta performance: Estratégia da parceria Ascend e Eixo Snetor Brasil para o Mercado Automotivo – Sala Acácia n° 13
15:00 – DOSICOLOR – Tecnologia e Inovação em Dispersões Líquidas de Cores e Aditivos – Sala Margarida n° 12
16:00 – DRAG’EAU – Tratamento de Água Industrial, sem uso de Produtos Químicos – Sala Margarida n° 12
16:00 – TALKPLAST – Como o Digital e a IA está Revolucionando o Mundo do Plástico – Sala Acácia n° 13
17:00 – DASP PACK – Tecnologias para Detecção e Separação de Metais nas Indústrias de Plásticos – Sala Margarida n° 12
17:00 – PETROPOL – Produção de Compostos de Alto Desempenho Baseados em Resíduos Têxteis de Poliamida Através da Tecnologia de UPCycling – Sala Acácia n° 13
18:00 – RAPOSO – Plásticos Reciclados PCR de Alto Desempenho e seu Papel Sócio-Ambiental – Sala Margarida n° 12
18:00 – ENGEL – Soluções Digitais e suas Ferramentas Tecnológicas que Ajudam a Melhorar os Processos de Negócios e Aprimorar a Eficiência Operacional de uma Empresa – Sala Acácia n° 13
19:00 – ECO VENTURES – Soluções de Bioassimilação: Mitigando os Efeitos Nocivos dos Plásticos na Natureza – Sala Margarida n° 12
19:00 – ROSCAN – Geometria de Roscas: Estratégias de Engenharia Aplicadas em Extrusão e Injeção – Sala Acácia n° 13

15/08 – quinta-feira
14:00 – GNEUSS – Novas Linhas OMNI para Produção de Embalagens de Alimentos com Plástico Reciclado – Sala Margarida n° 12
14:00 – TSONG – Therpol e a Economia Circular – Sala Acácia n° 13
15:00 – CROMEX – Grafeno na Indústria do Plástico: Aplicações, Ganhos e Avanços – Sala Margarida n° 12
15:00 – DAKHIA – Compostos de Polipropileno e suas Utilizações na Indústria – Sala Acácia n° 13
16:00 – BY ENGENHARIA – Peletização Imersa em Água(Corte na Cabeça) – Sala Margarida n° 12
16:00 – ADVANCED POLYMERS – Estirênicos Especiais e suas Aplicações – Sala Acácia n° 13
17:00 – PLÁSTICO VIRTUAL – Marketing e Vendas: Como Atrair a Atenção dos Tomadores de Decisão na Indústria do Plástico – Sala Margarida n° 12
18:00 – TERMOCOLOR – Economia Circular em Cores: Inovações em Tingimento de Plásticos PCR – Sala Margarida n° 12
18:00 – THINK PLASTIC – Em que Momento do Processo da Internacionalização as Empresas do Setor Plástico Investem mais em Inovação – Sala Acácia n° 13
19:00 – VIZURI – A Extrusão de Plásticos na Industria 4.0 – Sala Margarida n° 12
19:00 – CHEN HSONG – Precisão e Eficiência: Injeção de Lentes com Máquinas Elétricas e Indústria 4.0 – Sala Acácia n° 13

16/08 – sexta-feira
14:00 – CROMEX – Soluções Sustentáveis para os Desafios no Programa ESG – Sala Margarida n° 12
15:00 – KIEFEL – Kiefel Termoformagem – Sala Margarida n° 12
16:00 – DAKHIA – Bio-Poliamidas com Alta Resistência a Temperaturas – Sala Margarida n° 12

SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Em mais uma edição da Interplast, a Termotécnica organiza o Espaço Recicla Plástico apresentando como a economia circular acontece na prática com o envolvimento de diversos elos da cadeia do plástico. Em uma parceria com entidades do setor, o Espaço Recicla Plástico tem patrocínio da CNRPLAS – Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da ABIPLAST- Associação Brasileira da Indústria do Plástico -, e Movimento Plástico Transforma. Conta ainda com o apoio do Projeto Isopor Amigo, da Messe Brasil, promotora da Interplast, e do SIMPESC.

O objetivo do Espaço Recicla Plástico é demonstrar como ocorre todo o processo desde a coleta das embalagens e outros tipos de produtos fabricados em plásticos no pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada até a consolidação em novos produtos. O público da Interplast 2024 também receberá informações de conscientização sobre como contribuir fazendo a separação e descarte correto destes materiais.

Todos nós, como sociedade, temos que ser conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação. Para isso é preciso também que os agentes públicos e privados ofereçam condições de fácil acesso ao descarte destes materiais recicláveis à população, condomínios e empreendimentos, com um amplo e conectado sistema de gestão de resíduos nas cidades. A Interplast é uma grande vitrine para conscientizar e ampliar essa cadeia positiva da reciclagem e economia circular”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário do setor plástico, que há mais de duas décadas vem sendo um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.

FÓRUM DE ECONOMIA CIRCULAR

O rum de Economia Circular, reconhecido nacionalmente por sua contribuição para o avanço de práticas sustentáveis, será realizado nos dias 14 e 15 de agosto. O encontro é voltado a profissionais, acadêmicos e líderes de pensamento comprometidos com o futuro sustentável da região Sul e do país. As temáticas são voltaadas ao ciclo de vida do plástico, economia circular, reciclagem, sustentabilidade e ESG, créditos de carbono, entre outros aspectos. A programação completa está disponível na página do Fórum.

Solidária com as empresas gaúchas atingidas pelas fortes chuvas ocorrida no mês de maio, a organização da Interplast abriu espaço para as empresas gaúchas apresentarem o seu potencial e se conectarem com os demais expositores e visitantes da feira no RSday. O encontro será promovido pela Revista Plástico Sul em parceria com as entidades gaúchas Simplás, Sinplast-RS e Simplavi, no dia 13 de agosto, integrado à programação do Fórum de Economia Circular.

FIESC PROMOVE COMPETIÇÃO PARA PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DE POLÍMEROS

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) levará uma novidade à Interplast. Em conjunto com os organizadores da feira e empresas parceiras, a FIESC está promovendo o concurso Mestres do CNC e Mestres da Injetora. A competição segue o modelo WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional que envolve estudantes de profissões técnicas de todo o planeta.

A iniciativa deve reunir trabalhadores da indústria, estudantes de cursos de qualificação, técnicos e superiores, assim como entusiastas e profissionais independentes que desejarem demonstrar suas habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem e injetoras de polímeros. As provas serão realizadas durante os quatro dias da Interplast que será de 13 a 16 de agosto, na Expoville, em Joinville.

O concurso pretende estimular o interesse e o desenvolvimento de habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem e operadores de máquinas injetoras de polímeros; reconhecer e premiar os operadores com habilidades excepcionais e conhecimento avançado nesta área; promover a troca de conhecimentos e melhores práticas entre profissionais experientes e novatos e atrair novos profissionais para o mercado de trabalho que se encontra em ascensão.

Os candidatos selecionados serão avaliados por meio de provas práticas, onde demonstrarão suas habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem ou operadores de injetoras de polímeros. As provas podem incluir tarefas como configuração da máquina, programação, execução de operações de controle de qualidade das peças produzidas. Uma banca de avaliadores especializados analisará o desempenho de cada participante durante as provas práticas, levando em consideração critérios como precisão, eficiência e conhecimento técnico.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificado de reconhecimento e valores que poderão ser usados como descontos em cursos do SENAI. Serão R$ 5mil, R$ 3 mil e R$ 1,5 mil, para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, em cada categoria. Além disso, oportunidades de estágio ou emprego poderão ser oferecidas por empresas parceiras do concurso.

SERVIÇO

Concurso Mestres do CNC e Mestres da Injetora

Provas: 13 a 16/08

Local: Interplast – Expoville

TOURS TÉCNICOS BRASKEM

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, participa da Interplast deste ano com lançamentos de resinas vindas de materiais reciclados, palestra exclusiva e uma novidade: a realização de tours técnicos guiados por engenheiros de aplicação da companhia. As visitas acontecem duas vezes ao dia, durante todo o evento, e oferecem conversas sobre processos, inovações, tendências do setor e estratégias que minimizam a geração de resíduos plásticos e promovem a reutilização de materiais.

Os tours técnicos levarão os visitantes aos estandes dos parceiros e distribuidores da Braskem para mostrar aplicabilidade das resinas nos produtos. Os participantes receberão informações detalhadas dos materiais, processos sustentáveis e terão insights sobre a evolução da indústria e o que esperar para 2025. A ação integra a estratégia da Braskem de contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da economia circular. Por essa razão, os tours abordam o tema e oferecem uma oportunidade única dos visitantes interagirem com os profissionais do setor, trocarem experiências e estabelecerem conexões.

PERFIL DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO PLÁSTICO NO BRASIL

A pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico – Abiplast, em 2022, mostra que o faturamento do setor de transformados plásticos no Brasil foi de R$ 117,5 bilhões. O levantamento aponta cerca de US$ 3,8 bilhões gerados pelas importações e US$ 1,4 bilhões referentes a exportações de transformados plásticos.

Somente o mercado da indústria de transformação do plástico concentra 11.339 empresas e gera 343.861 empregos. O ranking de Estados com maior concentração de indústrias aponta São Paulo na liderança com 4.777 empresas e 146.775 empregos, seguido do Rio Grande do Sul com 1.218 empresas e 28.550 empregos e, em terceiro lugar, o Estado de Santa Catarina com 1.061 indústrias e 44.067 postos de trabalho.

Juntas, as indústrias de transformação e reciclagem fomentaram quase 360 mil empregos, com um pouco mais de 12 mil empresas. O setor é o quarto maior empregador da indústria de transformação brasileira e, para cada R$ 1 milhão adicionado em sua produção, 29 empregos indiretos são gerados, há aumento de R$ 1,3 milhão no PIB brasileiro e de R$ 3,35 milhões na produção total da economia.

No ranking dos principais setores que mais consomem plástico, em valor, a construção civil lidera com 25,4%, seguida pelo alimentício, com 21,9%, artigos de comércio e varejo, com 7,8%, automóveis e autopeças, com 6,2% e, por fim, bebidas, com 6%. A lista mensura mais 12 segmentos, entre eles móveis, agricultura, químicos, papel e celulose, eletrônicos e descartáveis. Entre as resinas mais consumidas, estão: PP, 20,3%, PEBDL, 16,1%, PEAD, 13,8%, PVC, 12,9%, plásticos reciclados, 13,2%, PET, 5,8%, PEBD, 9,7% e PS, 6,2%.

SERVIÇO INTERPLAST
Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: 13 a 16 de agosto de 2024
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Realização: Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC)
Organização: Messe Brasil

Patrocínio: APTA, ALTAX7, ECO VENTURES, IMERYS, FIESC / SESI / SENAI

Credenciamento visitantes

Planta da feira e expositores

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / Simone Hülse Feuser em 08/08/2024





Top