A imprescindível automação para a Indústria de Saúde.
Segundo o diretor da SCHUNK Brasil, um dos setores mais rigorosos requer equipamentos precisos e altamente versáteis.
A automação industrial vem sendo, a cada ano, um dos principais elementos em diversos segmentos industriais. Entre eles, está a área da Saúde, com uma necessidade de precisão extrema, já que boa parte de seus componentes produzidos entram em contato direto com pessoas, que podem ser facilmente obtidos por meio da automação dos processos e uso de ferramentas de alta tecnologia e solidez, objetivando um futuro com mais saúde e segurança.
A indústria está confiante de que é à prova de futuro e à prova de crises. A automação industrial está se tornando cada vez mais importante nesta área. Isso ocorre porque as empresas de ciências da vida precisam dominar as mais altas demandas de qualidade do produto, sem mencionar a alta eficiência e as restrições de custo. Em outras palavras, a necessidade de impulsionar a produtividade e a lucratividade está aumentando.
E o eixo central desta discussão é a promoção de melhor saúde e segurança, uma vez que produtos e componentes de automação fornecem aplicações precisas, seja no desenvolvimento de medicamentos, ou na atuação direta com as pessoas.
Mairon Anthero, diretor geral da SCHUNK Intec BR., subsidiária brasileira de multinacional alemão SCHUNK, empresa familiar alemã, líder na fabricação de sistemas de garras e tecnologias de fixação, vê que a atenção dos segmentos de saúde aos processos automatizados segue, ainda, em constante crescimento, visando mais assertividade.
“Sem dúvida que, mais do que em outros tempos, os cuidados com a segurança da saúde mundial tomaram outras proporções, especialmente, nos últimos três anos. Por isso, as empresas que atuam com os nichos industriais de Saúde seguem em busca das mais novas e altas tecnologias, seja nos procedimentos médicos, como cirurgias ou seja na produção de medicamentos e componentes utilizados na indústria médica. Desta forma, as empresas garantem mais confiabilidade.”
Neste caminho, mais que possuir recursos tecnológicos, é fundamental contar com parceiros que disponham de experiência e equipamentos desenvolvidos de forma dedicada para o nicho específico.
A SCHUNK, por exemplo, atua há mais de 30 anos com tecnologia médica e automação laboratorial, desenvolvendo componentes de alta tecnologia, produtos padrão e soluções personalizadas, que fornecem tudo o que é necessário para atender os rigorosos requisitos implementados pelo setor de Saúde.
Parceiro com know-how em aplicações
Como um experiente especialista em automação e fornecedor de tecnologia de robôs e máquinas de produção com uma rede de vendas mundial, a SCHUNK é um parceiro confiável para fabricantes, especialmente, para o mercado de Saúde, já que os componentes mecatrônicos da SCHUNK podem ser aplicados, praticamente, com qualquer equipamento de laboratório padrão e podem ser adaptados de forma flexível aos respectivos requisitos do cliente.
“No portfólio da SCHUNK possuímos garras, módulos de giro, módulos lineares, bem como componentes de sensores e acessórios para robôs, que atendem a certificação ISO para cleanroom (em português: sala limpa), além de componentes configurados com graxas H1 (certificado FDA), produtos ATEX e capas protetoras. Também, temos equipamentos otimizados para uso médico, como a garra paralela de alto desempenho PGN-plus-P e a garra MGP-plus; além de variantes modificadas e soluções de clientes adaptadas para requisitos específicos”, ressalta Mairon.
E todos estes elementos são de fundamental importância, já que são destinados à saúde das pessoas e precisam ser cada vez mais seguros, atendendo e cumprindo requisitos e normas específicas do mercado.
Com processos automatizados, a Indústria de Saúde pode conferir a confiança que, não somente empresas do setor, mas os próprios consumidores precisam ter, uma vez que a automação industrial é capaz de oferecer produtos que suportam alterações de temperatura, altas tensões mecânicas e, até mesmo, substâncias tóxicas, em alguns casos.
Um exemplo prático, são máquinas-ferramentas para a produção de implantes e instrumentos cirúrgicos, que precisam trabalhar de forma precisa e confiável mesmo sob condições extremas, sem espaço para falhas.
“Existem regulamentos rígidos de higiene e padrões de severos neste mercado, como o padrão ISO 14644-1 e a diretriz VDI 2083, especificando aspectos práticos e peculiaridades desta indústria. Por isso, é essencial que as empresas promovam a melhoria de seus processos com equipamentos que visam automatizar o dia a dia. Além de produzir com mais segurança, as empresas produzem em maior escala e ganhar mais lucratividade”, finaliza Mairon Anthero.
Fonte: Agência VitalCom / SCHUNK Brasil