Você está em
Home > Tecnologia > ERGONOMIA NA CONCEPÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO DE MANUFATURA

ERGONOMIA NA CONCEPÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO DE MANUFATURA

A ergonomia é indicada para tratar de problemas em sistemas produtivos e administrativos.

As empresas têm empregado a ergonomia com muitas vantagens para intervir sobre diversos tipos de problemas com que o trabalho se defronta.

Estes problemas podem ser referentes ao histórico da empresa, à disposição para mudança ou mesmo desconhecido até então.

A fabricação de produtos, máquinas, equipamentos, etc. sem uma avaliação ergonômica na fase de projeto, leva as empresas à problemas como:
• Alto Custo com doenças relacionadas ao trabalho;
• Postos de trabalho e ambientes inadequados;
• Qualidade insastifatória dos produtos e dos processos de produção;
• Defeitos dos produtos, com consequentes perdas de mercado;
• Alto índice de absenteísmo e afastamento

Durante o projeto, há condições de se verificar várias alternativas de padrões ergonômicos para concepção de postos de manufatura, onde o engenheiro de projeto e projetistas podem se orientar sobre as situações e posturas de trabalho de acordo com a tarefa a ser executada, buscando a melhor opção de forma que traga ao trabalhador conforto e bem estar no seu trabalho, e evitando também altos custos de intervenções após implantação do equipamento.

O ideal durante o projeto é a participação de um Ergonomista, este profissional dará todas as alternativas possíveis para evitar desconforto/lesões nos trabalhadores.


A utilização de um check list orientativo para os profissionais de projeto, para que tenham uma abordagem sob a ótica dos aspectos biomecânicos, lay out, organização do trabalho, etc, o check list tem com intuito de não haver o esquecimento dos pontos relacionados a ergonomia (dimensões de posto, espaço para as pernas, distância e dimensões dos recipientes, apoio para pés etc.)

A Ergonomia na Concepção é o nível mais elevado dentre as soluções ergonômicas, onde antes de projetar uma máquina ou posto de trabalho, uma nova fábrica ou escritório, procura-se avaliar quais os impactos ergonômicos sobre as pessoas, a fim de fazer as devidas adequações, bem diferentes do que vem acontecendo nas empresas.

Postos de trabalhos projetados dentro dos padrões ergonômicos, além de proporcionar ao trabalhador conforto e segurança, proporcionam também à empresa maior produtividade e qualidade.

A ergonomia de concepção é de fundamental importância tanto para a saúde do trabalhador, bem como para a empresa, na relação do custo x beneficio no investimento de novos postos de trabalho.

Concluímos que durante o projeto, há condições de se verificar várias alternativas através de simulações de situações de trabalho de acordo com a tarefa a ser executada e buscando a melhor opção de forma que traga ao trabalhador conforto e bem estar no seu trabalho.

 

Autor : Luis Faria
Especialista em ergonomia
Ergonomista certificado pela ABERGO

Top