Você está em
Home > Tecnologia > RETROFIT OU RETROFITTING EM MÁQUINA INJETORA

RETROFIT OU RETROFITTING EM MÁQUINA INJETORA

 

Retrofit ou Retrofitting em máquina injetora

Ambiente de trabalho estressante, perda de qualidade com horas de máquinas e operadores parados e metas não cumpridas,  são problemas que estão relacionados diretamente ao funcionamento precário de uma máquina ou linha de produção.

É preciso avaliar até onde vale a pena manter  uma máquina deficiente em ação pois, até para execução de um teste de molde, não permite  confiança nos resultados para a repetibilidade no processo.

Toda máquina tem seu tempo de vida útil e seu desgaste leva a manutenções, até que por uma necessidade ou reestruturação ela pode ser trocada por uma máquina nova ou passar por um Retrofit.

Para a resolução do problema buscam se alternativas  e no caso de injetoras com alto índice de falhas, devido utilização de componentes ultrapassados, ou ainda máquinas com normas de segurança ultrapassadas colocando em risco operadores e a confiabilidade do processo, de imediato consideremos como a melhor solução a compra de uma nova máquina.

A solução é sensata, mas pode não ser considerada a ideal pois, deixa de ser a  mais econômica. Pensando na economia, o Retrofit surge como uma alternativa a ser analisada e um caminho muito interessante para a resolução desses problemas. Quando a máquina ainda possui equipamentos que podem ser usados, o retrofit é uma opção que se configura como alternativa economicamente atraente em diversos casos.

Pela avaliação, é possível tomar decisões como uma renovação total, parcial ou até mesmo o descarte final dependendo das condições do equipamento. 

Retrofit é um termo utilizado principalmente em engenharia para designar o processo de modernização de uma máquina considerada ultrapassada ou fora de norma, e visa a melhoria nos processos e ciclos, utilizando novas tecnologias na otimização de seu desempenho. Com as soluções definidas em detalhes com o cliente, a reforma do equipamento pode ser feita por módulos.

Esta modernização consiste em recuperar uma máquina que tenha se tornado de tecnologia obsoleta ou danificada com o tempo, de forma a se obter dela a maior produtividade possível. Para que o processo seja viável economicamente é imprescindível a reutilização da maior parte possível do equipamento (máquina). As alterações fazem a recuperação tecnológica do sistema eletroeletrônico, e mecânico. O projeto inicial da máquina geralmente sofre alterações e fica sem suporte do fabricante.

Como a relação entre o custo da reforma e o preço da máquina nova é parâmetro para lá de importante, o retrofit se torna mais atraente no caso das máquinas maiores. Quanto maior a máquina, a reforma se torna mais compensadora.

O processo só tem valor se gerar benefícios por isso, é importante uma avaliação por equipe técnica para determinar diante da condição atual da injetora, quais melhorias e soluções são possíveis, e as recomendáveis. A realização deste trabalho exige uma equipe especializada de projetistas, mecânicos, rasqueteadores e técnicos eletrônicos, treinados e qualificados.

 

Características da injetora da imagem

 

As etapas de um retrofit incluem:

Avaliação do Equipamento com informação inicial definida de qual o objetivo do projeto;

Desenvolvimento do Projeto, onde com base no projeto original do equipamento, é feito um outro projeto contendo as modificações que serão feitas na revitalização da máquina;

Compra de Materiais para os itens especificados após avaliação inicial, a aprovação do orçamento e o termino do projeto, sendo uma etapa fundamental para a manutenção do prazo estipulado. Apesar de o tempo de compra ser levado em consideração no cronograma, qualquer atraso seja de elaboração de pedido ou entrega do produto, poderá influenciar na data de entrega final;

Implementação do projeto  ( inclusive Pintura; Aplicação de acessórios; Realização de testes estáticos, testes dinâmicos e de operação; Treinamento dos operadores, e orientação quanto à manutenção )

Disponibilização da documentação técnica completa.

 

Benefícios esperados

Podem ser obtidos resultados como a Melhoria da produtividade global; Expansão da capacidade de processamento; Gerenciamento do consumo de energia elétrica; Ampliação da vida útil das máquinas injetoras, usando avançadas tecnologias; Adequação NR12 trazendo garantia de máquina segura ao operador com aumento da sustentabilidade na empresa.

Entre as soluções disponíveis estão a substituição de todo o comando eletrônico e suas conexões elétricas, mantendo a estrutura mecânica e hidráulica, renovando assim todo o sistema de controle. Realizado apenas por pessoal especializado e treinado, uma vez que a mecânica e a hidráulica da máquina permanecem, sendo necessário um estudo técnico e revisado em detalhes, mais acompanhamento para que a instalação traga os benefícios esperados.

Ou seja, um retrofitting não deve ser caracterizado apenas pela modernização do comando eletrônico e sua interface, mas sim pela completa reforma de todos os seus itens, garantindo uma perfeita harmonia em seus processos. A modernização de componentes mais comum é a troca de comando eletrônico, CLP e IHM. Para se evitar desgaste, o comando eletrônico (CLP) para instalação deve ser próprio para injetoras, pois são específicos para as necessidades e requisitos dos processos e ciclos envolvidos.

Para Adequação a NR12, entre as diversas atividades realizadas no processo de atualização de equipamentos para atendimento à norma, são destaques a produção de dispositivos de proteção (grades) para impedir o acesso às partes perigosas dos equipamentos, atendendo as NBRs, a análise dos esquemas elétricos existentes, a decisão pela melhor forma de inter travamentos elétricos dos novos dispositivos de segurança com os componentes elétricos dos equipamentos sob atualização e finalmente a geração da documentação atualizada, os esquemas elétricos.

Objetivo do retrofit é de se obter uma máquina injetora em estado de nova com gasto final bem inferior em comparação com máquinas novas.

 

Resultados 

Aumento da produtividade; Redução de riscos; Recursos de programação mais simples; Garantia de eventuais peças de reposição por um longo período; Possibilidade de integração em rede alternativa para novos investimentos e maior retorno; Redução de ciclo através da conversão de comando; Sistema hidráulico modernizado; Reforma dos acionamentos elétricos; Melhor padrão de rendimento e qualidade da máquina injetora; Aumento na robustez da máquina; Diminuição nos tempos de máquina parada por manutenção; Melhor confiabilidade no equipamento; Redução de Custos Operacionais.

Mas, há também algumas desvantagens:

A falta de uma boa análise pode criar mais problemas do que resolvê-los; Alto custo de aquisição; Realização de poucas melhorias na máquina; Comandos eletrônicos não compatíveis; Alteração da originalidade da máquina.

 

Abaixo algumas das empresas que efetuam o Retrofit em equipamentos:

Vilaça Corp Power and ControlsFatech ManutençãoCNC Service – K2 Projetos – Menphis – SOLVETRONIC – PacolPolus AutomaçãoCalendeStarmach – Automata – EFE Service e Soluções Ltda – Noox Brasil – Union Industrial –

 

Fonte:  Moldes Injeção Plásticos

( Publicação autorizada – última atualização 12/02/2018)

 

Deixe uma resposta


Top