Você está em
Home > Tecnologia > TABELAS DE REFERÊNCIA EM AÇOS PARA FABRICAÇÃO DE MOLDES.

TABELAS DE REFERÊNCIA EM AÇOS PARA FABRICAÇÃO DE MOLDES.

Tabelas de referência em aços para fabricação de moldes de injeção plásticos

Tabela tipos de aço para fabricação de moldes

Tabela de Escala de polimento 

Tabela apresenta relação dos Tipos de polimento mais utilizados / Campos de aplicação / Rugosidade

Tabela de Classificação AISI Aços- Ferramenta

Principais famílias de Aços Ferramenta:

Aços para trabalho a frio: utilizados em ferramentas de corte e conformação a frio, moldes cerâmicos, punções, etc. => AISI S1, O1, D2, D6.

Aços para trabalho a quente: utilizados em matrizes de forjamento, extrusão de metais não ferrosos, moldes de injeção de polímeros, etc. => AISI H11, H12, H13, H20, DIN 1.2714.

Aços para Moldes: utilizados em cavidades de moldes para injeção de polímeros, com propriedades de polimento e texturização. => AISI P20, AISI 420 (Inoxidável).

Aços Rápido: utilizados em ferramentas de corte por remoção de cavaco. => AISI M2, M7, M35, M42

As composições químicas são normatizadas  entretanto, os fornecedores  utilizam variações em torno da norma com  objetivo de melhorar  as propriedades do Aço em alguma direção. É necessário observar corretamente a sua aplicação desejada, para fazer a melhor escolha.

Tabela de Composição dos principais Aços ferramentas (% em massa)

Tabela com Efeito dos elementos de liga nas características do Aço

 Tabela de Composições químicas e carbonos equivalentes dos metais base e de adição

MB — Metais base Aço P20 e VP 50IM

A soldagem de uma superfície a ser texturizada deve ser feita usando metal de adição similar ou com conteúdo de carbono (C) levemente menor que o do MB, e a região soldada deve ficar com dureza similar à do MB. O pré-aquecimento ao redor da área ajuda a minimizar as diferenças de dureza entre o MB e o MS .

Na Tabela  são mostradas as composições químicas dos materiais de base e de adição mencionados acima, e os correspondentes valores de carbono equivalente, que é um indicador da temperabilidade do material.

Principais características do AISI P20

Fornecido já beneficiado na Dureza de utilização – com Dureza razoavelmente uniforme – Boa usinabilidade  – Muito boa polibilidade – Indicado para textura ou cromagem – Ótima resposta a nitretação, sem perda da dureza original – Razoável facilidade de reparo ou solda.

Tabela com parâmetros utilizados para soldar Aço H13

Tabela orientativa para seleção de Aços, Tratamentos térmicos e Tratamentos de superfícies

TERMOS USADOS NA TABELA OBSERVAÇÕES

A tabela indica, em alguns quadros, números que têm a explicação como segue:

(1) Trata-se do padrão convencional, em que a seleção de aço, tratamento térmico e de superfície seguem o senso comum, sem considerações quanto a requisitos especiais;

(2) Por “produção desejada”, entenda-se a produção necessária e suficiente para cumprir o contrato com o cliente final, nem mais, nem menos. Como regra geral, define-se “baixa produção” como algo menor do que 100.000 peças, “média produção” entre 100.000 e 1.000.000 de peças e “alta produção”, acima de 1.000.000 de peças;

(3) A noção de abrasividade alta ou baixa de um polímero é conhecimento comum para o profissional que atua com polímeros. De um modo geral, quanto maior a quantidade de “carga” no polímero, maior a abrasividade;

(4) A tabela foi construída para indicar o AÇO a ser utilizado, o tratamento térmico recomendado (T.T.), e o tratamento de superfície mais indicado para a situação em questão (T.Sup.).

(5) A indicação (op) indica “opcional”, ficando a critério do usuário decidir pela aplicação, em função das condições de produção;

(6) A sigla “PH” refere-se a “Precipitation Hardening” , classe de aços que sofrem endurecimento por processo de precipitação. Bastante vantajoso em relação à têmpera, por reduzir, muito, as deformações;

(7) Dados mais detalhados quanto à têmpera em vácuo podem ser encontrados nesse trabalho;

(8) Quando o tratamento de superfície indica duas opções, significa que ambos podem ser utilizados, ficando a cargo do projetista a escolha em função das características do projeto em questão;

(9) Para que o aço inoxidável martensítico AISI 420 seja resistente à corrosão, o tratamento de têmpera é MANDATÓRIO;

(10) A siga ESR refere-se à “Eletro Slag Remelting”, processo de fabricação de aço que confere grande sanidade interna, favorecendo a polibilidade;

(11) Estes aços são fornecidos no estado pré- beneficiado. Fonte: www.itarai.com.br

Tabela com valores de temperatura utilizadas na têmpera dos principais Aços ferramentas

acesse:

TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS UTILIZADOS EM FERRAMENTARIA.

 

Tabela com aplicações típicas de rugosidade Ra:

Origens das distorções relativas ao tratamento térmico de aços

Esquema sobre as origens das distorções dimensionais constatadas em peças e ferramentas. O problema não pode ser debitado exclusivamente à qualidade do aço, à geometria das peças ou à execução dos tratamentos térmicos. A questão é sistêmica e cada passo merece ser estudado criteriosamente.

Tabela de composição química de dois materiais base e dos respectivos materiais de adição.

Relação de fornecedores de aço

Uddeholm é um grupo de origem sueca, com tradição de mais de 300 anos na fabricação de aços para ferramentas. Hoje, está presente em mais de 100 países. Tem como objetivo principal oferecer produtos de qualidade, combinados com “know-how” técnico. 

https://www.uddeholm.com/brazil/pt-br/product-category/aco-ferramenta-para-moldes-plasticos/#

 

A AÇOESPECIAL é especialista na distribuição e corte de aços especiais, tornando-se um centro de excelência especializado em distribuição de aços com instalações modernas para atender o mercado de pequenas, médias e grandes peças na linha de aços para moldes.

Foi uma das empresas responsável pela introdução do aço P20 no país e trabalha com este material até hoje. Além de distribuir aços de usinas nacionais, são distribuidores dos aços da família Superplast. A empresa destaca que o departamento de Engenharia orienta na melhor escolha do aço para sua aplicação. Confira seus produtos:

https://www.acoespecial.com.br/acos-moldes-plasticos.php

 

A Hitachi High Technologies Corporation oferece as últimas ferramentas que possibilitam usinagem de alta precisão, alta eficiência e alta velocidade.

https://www.hitachi-hightech.com/br/pt/products/advanced-industrial-products/manufacturer.html

 

Swiss Steel Group

https://www.swisssteel-international.com.br/home

 

A Metalli trabalha com aços ferramenta sendo parceira oficial da usina alemã Schmiedewerke Gröditz. Com uma excelente infraestrutura entrega peças já cortadas no tamanho correto e desbastadas no formato do molde, otimizando todo o processo. Presta serviços de corte de blocos de aço de até 4.000 mm e recorte de blocos personalizados. Faz pré-desbaste, entregando as peças desbastadas no formato do molde, ou ainda serviço de usinagem de esquadro de peças, conforme projeto do cliente.

https://www.metalliacos.com.br/acos-especiais

Algumas opções:

XPM 32 – aço premiun da Metalli  para aplicações em Moldes de grandes dimensões como moldes de para-choques e moldes com necessidade de ótimo acabamento.Oferece Dureza de 30 – 34 HRC; Dureza uniforme em toda a secção transversal. Excelente condutividade térmica (20% maior do que o aço P20 2738); Ótima polibilidade; Usinabilidade melhorada em relação ao aço P20 2738; Excelente soldabilidade; Ideal para textura ou cromagem; Ótima resposta à nitretação e  Nível de segregação reduzido.

 XPM 42: aço premiun aplicado em moldes que necessitam maior resistência. Moldes para sistemas de iluminação e outros com necessidade de maior vida útil. Oferece Dureza de 38 – 42 HRC; Dureza uniforme em toda a secção transversal, que facilita furação e rosqueamento; Excelente condutividade térmica (20% maior do que o aço P20 2738); Ótima polibilidade; Usinabilidade melhorada em relação ao aço P20 2711 (38 – 42 HRC); Excelente soldabilidade; Ideal para textura ou cromagem; Ótima resposta à nitretação e Nível de segregação reduzido.

SWG 738HH: indicado para moldes com necessidade de maior resistência ao desgaste, de grandes dimensões e moldes de para-choques. Oferece Dureza de 34 – 38 HRC; Seguro para texturização; Boa soldabilidade; Dureza uniforme em toda a secção transversal; Ótima relação entre dureza e usinabilidade.

P20 2738: para moldes plásticos de pequenas ou grandes dimensões. Apresenta Dureza uniforme; Boa polibilidade ; indicado para textura ou cromagem; Ótima resposta à  nitretação.

 

Villares Metals desenvolveu uma série completa de aços-ferramenta para moldes plásticos, destinados às mais diversas aplicações. O mercado de produtos plásticos muda continuamente e a empresa faz parte desse negócio, fornecendo peças para a fabricação de moldes de pequeno porte até grandes blocos para a fabricação de moldes para painéis e para-choques de carros. 

http://www.villaresmetals.com.br/villares/pt/Produtos/Acos-Ferramenta/Moldes-Plasticos

Algumas opções:

VP Atlas – Moldes para injeção de plásticos não clorados, em especial para aplicações que necessitem de maior resistência mecânica e ao desgaste que os aços AISI P20 ou DIN 1.2738;  Matrizes para extrusão de termoplásticos não clorados; Aplicações diversas em moldes para plásticos. 

VIMCOR METALS  – é um aço inoxidável martensítico de baixo teor de carbono, desenvolvido para aplicações como câmaras quentes, porta moldes e moldes de injeção de termoplásticos que requeiram elevada usinabilidade em sua confecção, baixa demanda em polibilidade e resistência a corrosão. 

N2711M – Moldes para injeção de plásticos não clorados, em especial para aplicações de maior solicitação mecânica e de desgaste que as dos aços da linha VP20. Matrizes para extrusão de termoplásticos não clorados e moldes para sopro. 

VP20ISO – Aplicado em moldes para injeção e extrusão de termoplásticos não clorados e pouco abrasivos. Moldes de grandes dimensões. 

VP20TSé um aço para moldes plásticos, ligado ao Cr-Mn-Mo-Ni + microadições, que tem foco principal de aplicação em moldes para a transformação de plásticos, tais como: Moldes para injeção de plásticos não clorados, em especial para aplicações que necessitem de maior dimensão e/ou melhor resposta à texturização em relação ao aço DIN 1.2738 padrão. Matrizes para extrusão de termoplásticos não clorados. Moldes para sopro.

VP420IM – Moldes para injeção de termoplásticos clorados.  Indústria de vidros. Produzido mediante refino por ESR, processo ISOMAX, para melhoria da polibilidade e das propriedades mecânicas. 

V 630 – Aço inoxidável endurecível por precipitação. Possui excelentes propriedades de: estabilidade dimencional e de forma; soldabilidade; resistência a corrosão; polibilidade e resposta à texturização. Ferramentas para conformação de termoplasticos inclusive em processo corrosivo (conformação de polímeros clorados). Pode trabalhar e ser estocado em locais úmidos.

VH 13IM para moldes plásticos Aço ferramenta utilizado para aplicações em moldes quando se desejar durezas superiores as dos aços VP20 e VP50. Possui excelente capacidade de polimento. Moldes para injeção de termoplásticos não-clorados em que se requer maior resistência ao desgaste, aliada a boa polibilidade. Moldes para vidros.

 

PROIBIDO A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO
Hamilton Nunes da Costa – Editor Independente
VW CFP SENAI / Matrizeiro especializado em molde
Escola ART-MEC / Projeto de moldes plásticos
VW CFP SENAI / Técnico mecânico – CREA 126.785

Top