Você está em
Home > Notícias > A BOLA DA VEZ: INTERPLAST E EUROMOLD DE 14 A 17 DE AGOSTO

A BOLA DA VEZ: INTERPLAST E EUROMOLD DE 14 A 17 DE AGOSTO

 

A bola da vez: Interplast e Euromold de 14 a 17 de agosto

Pavan Zanetti, Golden Maq, GTF, Wittmann Battenfeld, Cristal Master, APTA Resinas, Chemson, SI Group, Digitrol, Vedois, Branqs e Solgim em destaque:

Santa Catarina reúne um importante polo industrial com cerca de mil indústrias de transformação do plástico, somando mais de 32 mil empregos diretos nas unidades fabris. Aproximadamente 1 milhão de toneladas de plástico são processados no estado anualmente, com grandes empresas de atuação nacional e internacional com destaque para peças técnicas, embalagens e descartáveis. No embalo da força industrial e no perfil qualificado dos profissionais que visitam feiras, está a Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, realizada entre 14 e 17 de agosto, em Joinville (SC) e está consolidado como principal evento do setor no Brasil, realizado em anos pares.

No ambiente também ocorre a EuroMold Brasil – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos, para a América Latina. Os principais players do segmento já confirmaram a participação nas duas feiras e boa parte das empresas com espaço maior, se comparado à edição de 2016. A organização ampliou a área útil do evento para o hall de acesso do pavilhão, para mais 30 estandes, totalizando uma área de 20 mil m².

Independente do cenário econômico, a feira se mantém consolidada por ser uma referência em tecnologia e reunir diversos lançamentos. Agora em 2018, com os sinais visíveis da retomada da indústria, o cenário é ainda mais favorável para investimentos na renovação tecnológica do parque fabril, possibilitados a partir da feira.

A Interplast 2018 com a EuroMold Brasil em conjunto  é realizada pelo Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC) e tem o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). Este ano pretende reunir em 500 marcas, em 400 estandes, expositores de máquinas, equipamentos, transformação, ferramentarias, embalagens, matérias-primas, periféricos, design e serviços.

As estrelas do evento são as empresas expositoras que darão brilho com novidade  e inovações em tecnologias, com lançamentos de produtos e soluções que facilitam os meios de produção. O Moldes  Injeção Plásticos destaca algumas delas e suas novidades.

 

Pavan Zanetti lança sopradora para garrafa PET

Especializada na fabricação de máquinas sopradoras automáticas e injetoras para resinas termoplásticas, a Pavan Zanetti  lança sopradora de garrafa PET. A máquina dispõe de conjunto de moldagem plástica por estiramento e sopro, para pré-formas de PET, com eficiência e tecnologia para produzir frascos de até 6 litros. A opção de estiramento por servo motor atribui a capacidade de produção de até 7 mil frascos de 500ml por hora. Possibilita a produção de garrafas de água mineral, embalagem para óleo, álcool, bebidas carbonatadas, cosméticos, produtos farmacêuticos, higiene e limpeza, e alguns frascos de boca larga.

Com 52 anos de presença no mercado, a Pavan Zanetti fornece equipamentos focados em alta qualidade, produtividade e eficiência energética para a indústria termoplástica. Fabrica e comercializa ampla gama de máquinas para atender os mais variados segmentos de embalagem, além de desenvolver projetos especiais de acordo com as necessidades específicas dos clientes. A linha de produtos inclui sopradoras de resinas termoplásticas por acumulação e extrusão contínua que produzem frascos de 10 ml a 200l, máquinas sopradoras de pré-formas PET, máquinas de injeção e sopro (ISI) e injetoras de 58 a 2100 toneladas.

Localizada em Americana, SP, a Pavan Zanetti inaugurou recentemente a nova sede com 13.000m² com estrutura adequada para o desenvolvimento e montagem, testes de aprovação e entrega dos produtos. A empresa conta com estrutura de engenharia totalmente informatizada e focada na confiabilidade dos equipamentos, e investe continuamente na capacitação técnica dos colaboradores e clientes.

 

 

Golden Maq expõe injetoras com servo motor que proporcionam até 75% de economia de energia

Especializada em injetoras plásticas, a Golden Maq expõe máquinas robustas equipadas com servo motor que possibilitam economia de até 75% de energia, com baixo custo operacional, maior produtividade e geração mínima de ruído. O motor só é acionado quando o movimento se faz necessário, garantindo estabilidade ao processo, aumento da vida útil do óleo hidráulico e menor desgaste das peças hidráulicas (servo delta, desenvolvido especialmente para injetoras).

A Golden Maq dispõe de linha avançada para robôs e esteiras. Os robôs com servo motor japonês,  diferenciados pela credibilidade e partida estável, cilindro pneumático taiwanês com alta eficiência, precisão e baixa fricção, e amortecedor hidráulico taiwanês de estrutura compacta, baixo ruído e alta segurança. Todos os robôs dispõem  de guia de movimento linear, apresentam baixo ruído, alta rigidez e longa durabilidade. Possuem braços telescópicos, conferindo uma estrutura compacta e movimentos ágeis.

Além de fornecer as máquinas, a Golden Maq realiza treinamento aos operadores e presta serviços de manutenção preventiva e corretiva. A empresa dispõe ainda de amplo estoque de peças de reposição e equipe técnica capacitada, que acompanham constantemente a evolução tecnológica junto à fábrica, na China. As máquinas são todas fornecidas de acordo com as normas NR12, proporcionando segurança ao operador.

As máquinas Golden Maq são compostas por unidade de fechamento com sistema de lubrificação automática, placas com rasgo T, regulagem automática de altura de molde por sistema planetário, comando de macho hidráulico na placa móvel, furação da placa fixa conforme EUROMAP e abertura e fechamento em cinco etapas, com controle de velocidade e pressão. O sistema de injeção possui conjunto de plastificação  nitretado com opções de rosca (A, B, C), motor hidráulico de pistão radial Intermot, plastificação em cinco etapas com controle de velocidade e pressão, injeção em seis etapas com controle de velocidade e pressão, recalque em cinco etapas com controle de velocidade e pressão e tempo. O sistema de comando das máquinas possui painel de controle Techmation interativo e em português, memória de armazenamento para 200 moldes, entrada USB, diagnóstico de falhas com alarme visual e sonoro e mensagem no painel, programação de aquecimento semanal automático, monitoramento do processo e produção, predisposição para instalação de norma EUROMAP, programação de intrusão no painel de controle, autopurga programável. O sistema hidráulico conta com bomba acionada por servomotor (economia de energia e aumento de vida útil do óleo), bloco hidráulico de segurança, modo de alta velocidade de abertura e fechamento.

As máquinas podem ser classificadas como linha de série W/S, mas podem conter adicionais como comando de macho hidráulico na placa fixa, conjunto de plastificação bimetálico, conjunto de plastificação especial para PVC, PET e outros e motor hidráulico de pistão radial Calzoni (maior RPM).

A Golden Maq é representante exclusiva da marca Golden Eagle na América Latina, com mais de 40 anos de presença no mercado. O grupo está entre os dez maiores da China em faturamento comercial. A Golden Maq atua há mais de 12 anos e já vendeu mais de duas mil máquinas, conquistando a confiança de marcas que estão entre as mais importantes do mercado internacional de plástico. Os clientes estão distribuídos em Portugal, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Equador, Argentina e Brasil. As máquinas e equipamentos para termoplástico contam com a melhor tecnologia disponível no mercado e componentes reconhecidos mundialmente, de países como Alemanha, Japão, Itália e Taiwan. As máquinas favorecem o processo produtivo, deixando-os mais práticos e exigindo menor dependência do operador.

 

GTF divulga soluções para desenvolvimento e fabricação de moldes

As soluções para o desenvolvimento e fabricação de moldes de injeção de plástico e ferramentas de termoformagem de materiais têxteis são o destaque da GTF na EuroMold Brasil. A empresa prima pelo elevado padrão de qualidade para atender aos requisitos dos principais fabricantes globais de veículos e linha branca, aliado a cultura organizacional com foco no cliente e no comprometimentos com o atendimento de prazos e custos.

Com a participação na feira a empresa busca ampliar o relacionamento com os atuais clientes e com o mercado, prospectando novos negócios. “A competição do mercado externo e a redução das margens operacionais observadas nos últimos anos, vem sendo nossos principais desafios”, comenta Thiago Hobus de Freitas, diretor da GTF. “Ficamos satisfeitos com nosso retorno ao participar da edição de 2016 e apostamos em resultados ainda melhores em 2018, considerando o ciclo econômico mais favorável”, destaca.

A GTF é especializada no desenvolvimento e fabricação de moldes de injeção de plástico e ferramentas de termoformagem, com atendimento focado nas necessidades específicas de cada cliente. A atuação está voltada principalmente para o mercado automotivo e linha branca, atendendo clientes como FCA, Honda, Faurecia, Flexngate, SMP, Whirpool, entre outros. A empresa conta com profissionais qualificados e experientes no setor, além de um parque fabril com máquinas modernas e completas.

 

 

Wittmann Battenfeld lança sistema Insider integrado a indústria 4.0

A novidade da Wittmann Battenfeld do Brasil na Interplast é o sistema Insider, considerado uma nova proposta de configuração, que amplia a integração a indústria 4.0. Todos os controles são integrados ao comando da máquina, com aplicações e funcionalidades ainda mais evoluídas. A máquina já vem pronta com a esteira e grades de proteção integradas para enclausurar o robô, garantindo o atendimento as condicionantes da NR12. “Considero Wittmann 4.0, com os sistemas que monitoram a manutenção, uma vantagem superior para a supervisão e monitoramento de todos os processos”, destaca Cássio Luis Saltori, diretor geral da Wittmann Battenfeld do Brasil.

A máquina com essa tecnologia robusta pode ser aplicada em todas as áreas da indústria de transformação por injeção, em especial nos segmentos automotivo, eletroeletrônico, construção civil e embalagens. Todos os equipamentos da linha Smartpower vem equipados com a tecnologia do servo motor para acionamento da bomba e otimização do uso de recursos energéticos.

Com sede na Áustria, a filial Wittmann Battenfeld do Brasil comercializa a linha completa para a indústria de transformação por injeção. Segundo Saltori a empresa é a única do Brasil com capacidade de entregar uma planta completa, desde a central de alimentação até a injetora, incluindo o processo de automação. “Esse modelo facilita todo o processo, do desenvolvimento do projeto, a instalação e start up da fábrica, tudo com um único fornecedor”, explica.

 

 

Cristal Master apresenta novidades na linha de aditivos

A Cristal Master possui uma linha bastante completa de aditivos para termoplásticos, que contemplam desde produtos já conhecidos no mercado como absorvedor de umidade, expansor, fosqueante, alvejante, amaciante, anti UV, antibloqueio, antiderrapante, antiestático, antioxidante, auxiliar de fluxo, bloqueador UV, branqueador optico, deslizante, desmoldante, essências, fosforescente, modificador de impacto, retardante de chamas, como produtos diferenciados como o agente de purga, agente interfacial, anticorrosivo, antifog, drylink e melhorador de ciclo.

Para essa edição da Interplast, contempla algumas novidades na linha de aditivos como anticolapso (evita o colapso das células formadas durante a expansão), antitrilhamento (evita a formação de trilhas na superfície do material dielétrico, ou seja, previne a erosão do material polimérico utilizado como isolante), cross linking (atua promovendo a reticulação do polietileno, resultando na redução do índice de fluidez da resina, garantindo benefícios para o processo de rotomoldagem) e o adesivo (aditivo indicado para extrusão de filmes multicamadas, com o objetivo de promover a adesão de diferentes tipos de polímeros).

Para a linha de coloridos, apresenta todas as opções disponíveis em estoque (cerca de 280 itens), o catálogo virtual de cores – disponível em http://www.cristalmaster.com.br/catalogo, cores de efeito como fluorescente, perolado, madeira, metalizado, com glitter, marmorizado, fotocromático, termocrômicos, entre outros.

 

 

APTA Resinas expõe as marcas mundialmente consagradas em plásticos de engenharia, e sua mais nova parceira na linha de TPU, a LUBRIZOL

A APTA Resinas é especializada no desenvolvimento de aplicações e na distribuição de resinas termoplásticas. Com um portfólio completo em plásticos de engenharia, a multinacional traz a seus clientes materiais consagrados mundialmente, aliado a uma equipe técnica bem preparada para apoiar todas as fases do projeto e aplicação. Distribuidor oficial no Brasil das seguintes petroquímicas: Exxon Mobil, LOTTE Advanced Materials, Radici Group, INEOS Styrolution, e com exclusividade, sua mais nova parceira, LUBRIZOL. Em 16 anos de história, a APTA Resinas vem participando ativamente da Interplast desde 2002.

Falando na nova parceria exclusiva, a americana LUBRIZOL traz uma linha completa em TPU (Poliuretano Termoplásticos), para as mais diversas e específicas aplicações e segmentos do mercado. A APTA Resinas mantém assim a tradição em oferecer ao mercado somente materiais de ponta e mundialmente consagrados.

Hoje a APTA Resinas atua em todo o território nacional, com estrutura logística e estoques nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Presente em praticamente todos os segmentos, desde automotivo, medicinal, passando por construção civil, eletroeletrônico, linha branca, moveleira, agro e de embalagens. No segmento de maior atuação, o automotivo,  as aplicações vão desde peças que compõem o interior e o exterior de veículos, com funções de acabamento e design, iluminação, refrigeração, até peças com funções extremamente técnicas, aerodinâmicas, e de segurança. Já abrangendo os outros segmentos, a APTA está muito presente nas aplicações de carcaças e peças de função e acabamento de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, tomadas e interruptores, duchas e torneiras, além de filmes técnicos e alimentícios de alta performance, e muito mais. Visite a APTA no stand 256.

 

 

 Chemson expõe soluções em aditivos para compostos de PVC produzidos sob medida para clientes

Personalizar o atendimento ao cliente oferecendo soluções sob medida em aditivos para compostos de PVC é o diferencial que a Chemson destaca em seu estande na Interplast. As soluções abrangem linhas de estabilizantes, lubrificantes, auxiliares de fluxo, modificadores de impacto, entre outros aditivos, focados na elevada estabilidade dos processos com a supervisão da equipe de assistência técnica. A empresa dispõe ainda de laboratório próprio para assegurar a confiabilidade e especificações dos produtos fornecidos.

Pertencente ao grupo  OYAK, a Chemson atende o mercado mundial de aditivos para compostos de PVC por meio da matriz na Áustria e filiais na Europa, Ásia, Australia, EUA e Brasil, unidade que atende a América Latina. A política da empresa foca o desenvolvimento de soluções com o menor custo-benefício, atribuindo confiabilidade aos processos e elevada produtividade.

 

 

SI Group lança Dicumene o sinergista para antichamas

Fornecedor de mundial de matéria-prima para a indústria de plásticos, a SI Group lança na Interplast o Dicumene, um sinergista para antichamas e, em alguns casos funciona como antichamas livre de halogênios. O produto é uma inovação para o segmento plástico por reduzir o uso de produtos halogenados nos masterbaches e compostos plásticos, reduzindo o uso de soluções tóxicas o que beneficia o meio ambiente e minimiza os riscos aos profissionais responsáveis pelos processos produtivos.

A linha de produtos da SI Group abrange antioxidantes de alta performance, produto sinergista para antichamas e antichamas livre de halogênios, modificadores de cadeias para a produção de plásticos, modificadores de plásticos para o segmento de masterbaches, aditivo para sopro, aditivos como nucleantes para composto de masterbaches, modificadores de polímeros, resinas para compostos de borrachas, resinas de cura para o segmento de TPV ou similares, plastificantes e outros produtos.

A SI Group é produtora de produtos para as indústrias de plásticos e masterbaches, borracha, adesivos, entre outros mercados.A SI Group Brasil pertence ao SI Group Inc. com sede em Schenectady, EUA, e conta com apoio das afiliadas da Suíça, Coreia do Sul, Índia, Inglaterra, França, África do Sul, China e Singapura.

 

Digitrol expõe tecnologia para correlacionar índice de fluidez com viscosidade de resinas PET

O plastômetro de extrusão LMI5000 da Dynisco que tem a função de correlacionar o índice de fluidez com a viscosidade intrínseca de resinas PET é o destaque da Digitrol na Interplast. O equipamento garante rapidez e precisão nos testes, atendendo e excedendo as exigências das normas ASTMD1238 e ISO1133 que regulamentam esse processo.

O equipamento conta com display touch screen que facilita a programação e a visualização do status dos testes e resultados. Está equipado com um novo encoder digital que proporciona medição precisa do deslocamento do pistão durante os testes. Dispõe de conectividade USB que permite a conexão de outros dispositivos como sistemas de rede, impressoras, conexão direta com balanças e armazenamento de dados. O software LaVA Suite opcional fornece ampla gama de dados digital, incluindo valores de fluidez, tensão e taxa de cisalhamento, viscosidade e densidade aparentes da massa e as condições de teste, disponibilizando os resultados em diferentes relatórios. O sistema é protegido por senhas multinível.

Entre as diferentes definições de viscosidade de solução, a viscosidade intrínseca (VI) é a mais útil por ser diretamente proporcional ao peso molecular. Quanto maior a viscosidade intrínseca (VI) maior será o tamanho das cadeias moleculares e maior a chance de trabalhar o polímero mecanicamente durante a fase de injeção e sopro das embalagens. O valor da viscosidade intrínseca pode ser correlacionado ao índice de fluidez.

A Digitrol atua no mercado de instrumentação industrial e conta com 70 funcionários e representantes em todo o país. Comercializa transdutores e transmissores de pressão para extrusoras, controladores de pressão e temperatura, registradores gráficos, termopares, medidor de índice de fluidez (plastômetro de extrusão), reômetro capilar, medidor de vazão, nível e temperatura, válvulas e filtros reguladores de ar, com destaque para o plastômetro de extrusão.

 

Vedois apresenta soluções para automação de processos e conectividade

Em sua estreia na Interplast, a Vedois Tecnologia apresenta as soluções que oferece para a melhoria da gestão do chão de fábrica das empresas com foco na manufatura avançada. As soluções voltadas para controle de produção são voltadas à indústria 4.0, com foco em aumento de produtividade e redução de custos. Os softwares abrangem a gestão do controle do apontamento de produção, qualidade, planejamento de produção, controle e gerenciamento da manutenção e logística. As soluções em software e hardware são completas, com capacidade de adaptação e flexibilização às necessidades do cliente.

As soluções Vedois permitem ao cliente ter acesso às informações da fábrica em tempo real, possibilitando a rápida tomada de decisão em caso de problemas no processo, o que reduz refugos, custos com matéria-prima e retrabalho. “As soluções foram desenvolvidas alinhadas ao cenário global e a velocidade dos avanços tecnológicos, onde a busca por informação em tempo real se tornou o maior diferencial de competitividade”, comenta Fabiana Vieira, gerente comercial da Vedois.

A empresa conta com profissionais experientes e atentos as tecnologias de ponta, desenvolvendo software e hardware para as reais necessidades do mercado, oferecendo soluções completas que possibilitam às empresas ampliarem o seu potencial competitivo. Além de projetar e desenvolver as soluções, investe na qualificação da equipe de suporte técnico para solução rápida das necessidades operacionais dos clientes.

A Vedois está localizada em importantes polos industriais da região sul e sudeste, nas cidades de Timbó (SC) e Paulínia (SP), ambas preparadas para o atendimento de diversificados segmentos. Além do Brasil, as soluções Vedois estão presentes nos mercados da Argentina, México e Espanha.

 

 

Branqs expõe soluções em equipamentos eletrônicos e software para automação

Há 11 anos no mercado, a Branqs Automação apresenta na EuroMold Brasil a expertise de fabricar equipamentos eletrônicos e software para as áreas de automação de processos e máquinas industriais de médio e grande porte. Todo o projeto e manufatura dos equipamentos é realizado no Brasil, contando com a homologação de fornecedor do Portal Cartão BNDES, permitindo seus clientes usufruíam dessa linha de financiamento e adquiram seus produtos em até 48 vezes.

Os equipamentos da Branqs possuem eletrônica robusta, são feitos para serem mais duráveis e construídos para suportar intervenções de manutenção, diferentemente de vários equipamentos atuais, que mediante qualquer dano devem ser inteiramente substituídos. Toda a fabricação de novos itens são 100% compatíveis com as gerações anteriores do produto, garantindo que seu CLP não se torne obsoleto no mercado. Todos os itens fabricados pela Branqs são testados individualmente de forma automatizada em estações de aplicação em condições rigorosas de temperatura e interferência eletromagnética.

A Branqs mantém uma ampla programação de treinamentos que capacitam seus parceiros a usufruir ao máximo os recursos dos equipamentos. São disponibilizados treinamentos que abordam conceitos de utilização, instalação, configuração, manutenção eletrônica e desenvolvimento de software.

No site da empresa estão disponíveis os detalhes de cada produto, software e vídeos demonstrando a integração das soluções Branqs com máquinas e equipamentos robustos utilizados pelas empresas do segmento, para garantir a automação e eficiências dos processos produtivos.

 

Solgim expõe soluções em cobre, berílio e suas ligas

Os metais para aplicação de moldes plásticos e para sopro, desenvolvidos para melhoria de performance das ferramentas da indústria de molde plástico são o destaque da Solgim na EuroMold Brasil. Todas essas soluções em cobre berílio e suas ligas são de fabricação nacional e agora a empresa divulga a nova unidade do grupo, a SC Berílio Metal, focada no atendimento dos clientes locais e expansão no sul do Brasil.

O Grupo Solgim é especializado na fundição de metais não ferrosos e ligas de auto condutividade voltadas para a indústria plástica, metalomecânica, siderúrgica, automotiva e de fundição de alumínio sob pressão. Conta com estrutura de dois fornos à indução, com capacidade de fundição de 30 toneladas/mês, uma centrífuga e um laboratório de qualidade equipado com espectrômetro, para maior garantia de nossos produtos.

 

Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico

EuroMold – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos

Data: de 14 a 17 agosto de 2018

Horário: 14h às 21h

Local: Expoville – Joinville (SC) – Brasil

Organização: Messe Brasil

Credenciamento de visitantes: www.interplast.com.br

 

Fonte de texto imagens: http://www.interplast.com.br

Fonte notícias: Assessoria de Imprensa – Messe Brasil

Resumo: Moldes Injeção Plásticos

 

 

Deixe uma resposta


Top