Você está em
Home > Notícias > Grupo TRUMPF: CRESCIMENTO E INAUGURAÇÃO DE FÁBRICA INTELIGENTE

Grupo TRUMPF: CRESCIMENTO E INAUGURAÇÃO DE FÁBRICA INTELIGENTE

 

Grupo TRUMPF cresce 11% em vendas no ano fiscal 

Encerrado em junho, o ano fiscal 2016/17 mostra forte reação nas vendas, que saltaram de 2,8 para 3,1 bilhões de euros. Alemanha, Coréia do Sul e os EUA registraram os melhores resultados. No Brasil, a entrada de pedidos dobrou e a receita ficou 50% maior

O Grupo TRUMPF registrou uma significativa recuperação de 10,8% em vendas globais no ano fiscal de 2016/17, que terminou em 30 de junho de 2017. De acordo com os dados preliminares, as vendas realizadas entre 1º/07/2016 e 30/06/2017 alcançaram 3,1 bilhões de euros (acima de 2,8 bilhões de euros em 2015/16). A entrada de pedidos chegou a 3,4 bilhões de euros (contra 2,8 bilhões de euros em 2015/16), um aumento de 21,1%.

Mais uma vez, a Alemanha foi o maior mercado (com vendas de 642 milhões de euros), seguida pelos EUA (416 milhões de euros) e pela China (398 milhões de euros). As vendas na Coréia do Sul – onde estão baseados muitos dos clientes da TRUMPF da indústria eletrônica – foram particularmente animadoras: cresceram 57%, chegando a 209 milhões de euros. Isso fez do país o quarto maior mercado TRUMPF em todo o mundo no último ano fiscal.

Na Europa, a Itália (com crescimento de 34% ante o último ano fiscal) e Holanda (55% acima) tiveram as melhores performances individuais. Na Holanda, as vendas foram impulsionadas pelo negócio da EUV com o fabricante de chips ASML. A TRUMPF fornece chips ASML com lasers que usam radiação ultravioleta extrema para processar superfícies de chips para a indústria de computadores.

A HÜTTINGER, subsidiária da TRUMPF em Freiburg, teve um bom ano, registrando vendas de 118 milhões de euros – aumento de 52% em relação ao ano fiscal anterior.

O número de funcionários do Grupo aumentou 6%, subindo para 12 mil.

A TRUMPF atribui a recuperação do Grupo nas vendas a uma economia global forte. “Em muitos mercados, superamos nossas expectativas, com uma contribuição igual de todos os nossos produtos“, diz Nicola Leibinger-Kammüller, CEO da TRUMPF. “Mas sabemos que o clima de investimento atual foi influenciado por fatores externos, como a taxa de câmbio do euro e os preços das matérias-primas“.

A presidente ressalta que a TRUMPF usou o ano fiscal passado para impulsionar seu investimento na plataforma de negócios digital AXOOM, bem como na expansão de locais na Alemanha e no exterior. Exemplos incluem a conclusão das instalações de produção e venda em Varsóvia (Polônia) e Neukirch (Alemanha), bem como o centro de logística na sede em Ditzingen, construído no valor de 35 milhões de euros, que será inaugurado em 19 de outubro de 2017. A TRUMPF também construiu uma fábrica demo da indústria 4.0 em Chicago, com investimento de 13 milhões de euros, que será aberta em 12 de setembro de 2017, com a presença do TRUMPF Group Management.

“Claramente há diferenças políticas entre a Alemanha e os EUA no momento, o que torna cada vez mais importante darmos aos nossos clientes americanos um sinal claro de que vemos os EUA como um dos principais mercados para a produção digital”, afirma Nicola Leibinger-Kammüller.

O Grupo TRUMPF também adotou uma nova estrutura organizacional, com ênfase em adaptação pessoal, que espera que ajude a avançar com futuras tecnologias como EUV, fabricação de aditivos e digitalização.

Mercado brasileiro

A mudança no comando da Presidência da República e a nova equipe econômica trouxeram ânimo ao mercado, fazendo do segundo semestre de 2016 o melhor período para a TRUMPF do Brasil no último ano fiscal. “As alterações criaram um ambiente de confiança, favorecendo a retomada dos negócios”, diz João C. Visetti, diretor-presidente da empresa.

De janeiro a junho deste ano, porém, a descoberta de novos casos de corrupção abalou novamente a confiança dos investidores, paralisando os projetos. Mesmo assim, a TRUMPF do Brasil fechou o ano fiscal com o dobro de entrada de pedidos e vendas totais 50% maiores em relação ao ano fiscal anterior.

Máquinas-ferramenta para o corte a laser continuam sendo o carro-chefe da companhia, que é líder mundial em tecnologia laser aplicada à indústria. No Brasil, fabricantes de peças e componentes para os setores automotivo e de máquinas agrícolas são os principais compradores das máquinas TRUMPF. E eles exigem, cada vez mais, equipamentos de alta tecnologia, alta produtividade e alto desempenho agregadas às soluções de conectividade. “Se a máquina não tiver soluções de automação e plataformas voltadas para a integração dos processos no chão de fábrica, não vende”, comenta Visetti.

Os dois primeiros meses do novo ano fiscal, iniciado em 1º de julho de 2017, têm revelado pequena melhora no ambiente de negócios, segundo o diretor-presidente da TRUMPF do Brasil. “Começou melhor do que o mesmo período do ano passado. Percebe-se uma reativação no nível de interesse do empresariado em retomar os projetos”, afirma. 

 

TRUMPF inaugura fábrica inteligente em Chicago

O novo centro tecnológico mostra a interação entre pessoas, máquinas, tecnologia de armazenamento, automação, software e soluções Industry 4.0 // O Grupo TRUMPF expande sua presença nos EUA em uma região estrategicamente importante // Cerca de 250 convidados prestigiaram a abertura oficial

A TRUMPF, principal fabricante de máquinas-ferramentas e pioneira da indústria 4.0, inaugurou um novo centro tecnológico em Chicago. É a primeira fábrica inteligente para as soluções da Indústria 4.0 que foi projetada para processos de produção totalmente conectados por meio digital. Os investimentos para as instalações, que cobrem mais de 15 mil metros quadrados, totalizaram 13 milhões de euros em construção e 13 milhões de euros em equipamentos, totalizando 26 milhões de euros. Esta fábrica inteligente se concentrará em prestar consultoria e treinar os clientes à medida que eles introduzirem soluções de produção conectadas digitalmente. Para tanto, a empresa criou uma fábrica que conecta inteligentemente toda a cadeia de processos de chapa metálica – desde a ordem inicial para a fabricação de uma peça de chapa metálica até sua concepção, fabricação e entrega.

Chicago está no centro do mercado norte-americano de processamento de chapa metálica. Cerca de 40% desta indústria estão baseados em estados diretamente vizinhos. “Para nós, a América é um dos mercados mais importantes que existem. E em Chicago podemos apresentar nossa visão de produção conectada aos nossos clientes no meio-oeste, praticamente à sua porta, e trabalhar com eles para impulsionar a produção conectada na era da Indústria 4.0”, disse Nicola Leibinger-Kammüller, Diretora Executiva do Grupo TRUMPF, na abertura da fábrica inteligente, diante de 250 convidados.

A fábrica inteligente da TRUMPF possui arquitetura customizada: a sala de controle e suas telas grandes fornecem aos visitantes dados de desempenho do processo de produção em tempo real. Um saguão de produção com 55 metros de extensão abriga uma linha de manufatura de chapa metálica conectada, cuja peça central é um grande compartimento de armazenamento que fornece materiais às máquinas-ferramentas conectadas a ele. Uma passarela atravessa o saguão de produção, oferecendo uma visão panorâmica da fábrica e permitindo que os clientes compreendam os sistemas de produção, bem como seus fluxos de material e informações como um todo. Faz parte desta estrutura um teto de aço que foi fabricado por um dos clientes da TRUMPF em Atlanta. O showroom foi projetado pela empresa de arquitetura Barkow Leibinger, com sede em Berlim.

A TRUMPF aumentou suas vendas no mercado norte-americano em 14% no ano fiscal passado, encerrado em 30 de junho de 2017, para 421 milhões de euros – tornando os EUA o segundo maior mercado depois da Alemanha. A empresa planeja continuar expandindo neste mercado no longo prazo. A abertura da fábrica inteligente em Chicago foi um marco fundamental nesse esforço. “Nossa indústria precisa de mercados livres, como as pessoas precisam de ar para respirar. O comércio livre e justo, bem como o intercâmbio de especialistas e indivíduos talentosos, é a única maneira de melhorar o padrão de vida de todas as pessoas – seja nos EUA, na Alemanha ou em outros lugares do mundo”, advertiu a diretora executiva do Grupo TRUMPF.

Fonte: Agência NB Comunicação

 

Deixe uma resposta


Top